Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70147 |
Resumo: | A partir de memórias, pessoas, marcos políticos e conceituais, este artigo apresenta algumas ideias e reflexões acerca das relações entre museus e educação em tempos de incerteza e distopia, conforme compreendemos e definimos o contexto contemporâneo, marcado pela intersecção de inúmeras crises e por um quadro pandêmico. São abordados os processos de reconhecimento da função educacional dos/nos museus, demonstrando o caráter precário e provisório de tais processos, portanto, que demandam permanente mobilização, reflexão e ação do campo museal. Além disso, apresenta a importância de uma integração transversal, multidimensional e intersetorial da educação nos museus e processos museais, especialmente nas esferas de planejamento e gestão, para os movimentos de reimaginar os museus e suas potências. Por fim, apresenta considerações sobre a importância dos sonhos e dos afetos para permanecer de portas abertas à inovação e às urgentes necessidades de transformação, interna e externamente aos museus. |
id |
UFC-7_90d584ba63160cd1758cf74b3b4bc1fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/70147 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertasMuseuEducaçãoMuseologiaEducação MusealPatrimônioA partir de memórias, pessoas, marcos políticos e conceituais, este artigo apresenta algumas ideias e reflexões acerca das relações entre museus e educação em tempos de incerteza e distopia, conforme compreendemos e definimos o contexto contemporâneo, marcado pela intersecção de inúmeras crises e por um quadro pandêmico. São abordados os processos de reconhecimento da função educacional dos/nos museus, demonstrando o caráter precário e provisório de tais processos, portanto, que demandam permanente mobilização, reflexão e ação do campo museal. Além disso, apresenta a importância de uma integração transversal, multidimensional e intersetorial da educação nos museus e processos museais, especialmente nas esferas de planejamento e gestão, para os movimentos de reimaginar os museus e suas potências. Por fim, apresenta considerações sobre a importância dos sonhos e dos afetos para permanecer de portas abertas à inovação e às urgentes necessidades de transformação, interna e externamente aos museus.2023-01-18T14:11:18Z2023-01-18T14:11:18Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMORENO ROCHA, Saulo. Museus e Educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas. In: SEMANA NACIONAL DE MUSEUS NA UNIFAL - MG, 13., 2021, Alfenas. Anais [...]. Alfenas: Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas, 2021. p. 13-28.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70147Moreno Rocha, Sauloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-18T14:11:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70147Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:26.904323Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
title |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
spellingShingle |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas Moreno Rocha, Saulo Museu Educação Museologia Educação Museal Patrimônio |
title_short |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
title_full |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
title_fullStr |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
title_full_unstemmed |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
title_sort |
Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas |
author |
Moreno Rocha, Saulo |
author_facet |
Moreno Rocha, Saulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno Rocha, Saulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Educação Museologia Educação Museal Patrimônio |
topic |
Museu Educação Museologia Educação Museal Patrimônio |
description |
A partir de memórias, pessoas, marcos políticos e conceituais, este artigo apresenta algumas ideias e reflexões acerca das relações entre museus e educação em tempos de incerteza e distopia, conforme compreendemos e definimos o contexto contemporâneo, marcado pela intersecção de inúmeras crises e por um quadro pandêmico. São abordados os processos de reconhecimento da função educacional dos/nos museus, demonstrando o caráter precário e provisório de tais processos, portanto, que demandam permanente mobilização, reflexão e ação do campo museal. Além disso, apresenta a importância de uma integração transversal, multidimensional e intersetorial da educação nos museus e processos museais, especialmente nas esferas de planejamento e gestão, para os movimentos de reimaginar os museus e suas potências. Por fim, apresenta considerações sobre a importância dos sonhos e dos afetos para permanecer de portas abertas à inovação e às urgentes necessidades de transformação, interna e externamente aos museus. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-01-18T14:11:18Z 2023-01-18T14:11:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORENO ROCHA, Saulo. Museus e Educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas. In: SEMANA NACIONAL DE MUSEUS NA UNIFAL - MG, 13., 2021, Alfenas. Anais [...]. Alfenas: Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas, 2021. p. 13-28. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70147 |
identifier_str_mv |
MORENO ROCHA, Saulo. Museus e Educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas. In: SEMANA NACIONAL DE MUSEUS NA UNIFAL - MG, 13., 2021, Alfenas. Anais [...]. Alfenas: Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas, 2021. p. 13-28. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028740278517760 |