A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417 |
Resumo: | THERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017. |
id |
UFC-7_917a8625d5979b7faf53ff7bd56dbfb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/32417 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberesPedagogical rationaleIntersubjectivityLearningAprendizagemRacionalidade pedagógicaIntersubjetividadeMediação pedagógicaTHERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017.The study is focused on teaching knowledge as a skill that becomes the specific training goal at university institutions: it involves the praxis of a mediator learning subject whose performance affects both his/her own identity as well as that of the learners who participate in the process. It places the learning phenomenon in a context of dialogic and intersubjective communication interactions under the prism of a mediation moved by a meaning and sense producing rationale, achieved through the pedagogical transformation of teaching contents. Emphasis is given to the dynamics rationality that typifies the intersubjective relation in the teaching performance, conceiving it as a pedagogical rationale that requires communicative and dialogic competence as a source of a critical and transforming reflexivity. The subjacent praxis epistemology applied to this study generates integral and permanent training processes with the perspective of a professional and citizen-wise empowerment.O estudo focaliza o saber ensinar como uma competência objeto de formação específica na instituição universitária: envolve a práxis de um sujeito mediador de aprendizagem cujo desempenho afeta tanto a sua própria identidade como a dos sujeitos aprendizes que dela participam. Situa o fenômeno da aprendizagem em contexto de relações intersubjetivas de comunicação dialógica sob o prisma da mediação movida por uma racionalidade produtora de sentidos e significados pela transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Dá-se ênfase à racionalidade da dinâmica que configura a relação intersubjetiva no trabalho docente, concebendo esta como racionalidade pedagógica que requer competência comunicativa e dialógica, fonte de reflexividade crítica e transformadora. A epistemologia da práxis subjacente à abordagem do estudo é geradora de processos de formação integral e permanente em perspectiva de emancipação profissional e cidadã.Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)2018-05-30T13:40:18Z2018-05-30T13:40:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTherrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017)2448-3583http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417Therrien, JacquesAzevedo, Maria Raquel de CarvalhoLacerda, Cecília Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:15:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32417Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:02.785516Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
title |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
spellingShingle |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes Therrien, Jacques Pedagogical rationale Intersubjectivity Learning Aprendizagem Racionalidade pedagógica Intersubjetividade Mediação pedagógica |
title_short |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
title_full |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
title_fullStr |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
title_full_unstemmed |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
title_sort |
A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
author |
Therrien, Jacques |
author_facet |
Therrien, Jacques Azevedo, Maria Raquel de Carvalho Lacerda, Cecília Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Maria Raquel de Carvalho Lacerda, Cecília Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Therrien, Jacques Azevedo, Maria Raquel de Carvalho Lacerda, Cecília Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogical rationale Intersubjectivity Learning Aprendizagem Racionalidade pedagógica Intersubjetividade Mediação pedagógica |
topic |
Pedagogical rationale Intersubjectivity Learning Aprendizagem Racionalidade pedagógica Intersubjetividade Mediação pedagógica |
description |
THERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-30T13:40:18Z 2018-05-30T13:40:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Therrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017) 2448-3583 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417 |
identifier_str_mv |
Therrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017) 2448-3583 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028822610608128 |