A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Therrien, Jacques
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Maria Raquel de Carvalho, Lacerda, Cecília Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417
Resumo: THERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017.
id UFC-7_917a8625d5979b7faf53ff7bd56dbfb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32417
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberesPedagogical rationaleIntersubjectivityLearningAprendizagemRacionalidade pedagógicaIntersubjetividadeMediação pedagógicaTHERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017.The study is focused on teaching knowledge as a skill that becomes the specific training goal at university institutions: it involves the praxis of a mediator learning subject whose performance affects both his/her own identity as well as that of the learners who participate in the process. It places the learning phenomenon in a context of dialogic and intersubjective communication interactions under the prism of a mediation moved by a meaning and sense producing rationale, achieved through the pedagogical transformation of teaching contents. Emphasis is given to the dynamics rationality that typifies the intersubjective relation in the teaching performance, conceiving it as a pedagogical rationale that requires communicative and dialogic competence as a source of a critical and transforming reflexivity. The subjacent praxis epistemology applied to this study generates integral and permanent training processes with the perspective of a professional and citizen-wise empowerment.O estudo focaliza o saber ensinar como uma competência objeto de formação específica na instituição universitária: envolve a práxis de um sujeito mediador de aprendizagem cujo desempenho afeta tanto a sua própria identidade como a dos sujeitos aprendizes que dela participam. Situa o fenômeno da aprendizagem em contexto de relações intersubjetivas de comunicação dialógica sob o prisma da mediação movida por uma racionalidade produtora de sentidos e significados pela transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Dá-se ênfase à racionalidade da dinâmica que configura a relação intersubjetiva no trabalho docente, concebendo esta como racionalidade pedagógica que requer competência comunicativa e dialógica, fonte de reflexividade crítica e transformadora. A epistemologia da práxis subjacente à abordagem do estudo é geradora de processos de formação integral e permanente em perspectiva de emancipação profissional e cidadã.Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)2018-05-30T13:40:18Z2018-05-30T13:40:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTherrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017)2448-3583http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417Therrien, JacquesAzevedo, Maria Raquel de CarvalhoLacerda, Cecília Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:15:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32417Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:02.785516Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
title A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
spellingShingle A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
Therrien, Jacques
Pedagogical rationale
Intersubjectivity
Learning
Aprendizagem
Racionalidade pedagógica
Intersubjetividade
Mediação pedagógica
title_short A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
title_full A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
title_fullStr A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
title_full_unstemmed A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
title_sort A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
author Therrien, Jacques
author_facet Therrien, Jacques
Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Lacerda, Cecília Rosa
author_role author
author2 Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Lacerda, Cecília Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Therrien, Jacques
Azevedo, Maria Raquel de Carvalho
Lacerda, Cecília Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical rationale
Intersubjectivity
Learning
Aprendizagem
Racionalidade pedagógica
Intersubjetividade
Mediação pedagógica
topic Pedagogical rationale
Intersubjectivity
Learning
Aprendizagem
Racionalidade pedagógica
Intersubjetividade
Mediação pedagógica
description THERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-30T13:40:18Z
2018-05-30T13:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Therrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017)
2448-3583
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417
identifier_str_mv Therrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017)
2448-3583
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
publisher.none.fl_str_mv Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028822610608128