Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014 |
Resumo: | O presente estudo propôs-se investigar e avaliar o papel do gestor escolar inserido no contexto da gestão democrática participativa. Assim, a pergunta que norteou todo o processo de pesquisa foi como o gestor democrático pode se constituir no como agente da cultura de paz e fortalecer o um ambiente escolar no sentido de cultivar nos alunos e demais segmentos escolares a prática de cultura de paz? Os objetivos específicos foram: 1) discutir a cultura de paz teoricamente; 2) relacionar conceitualmente o papel da educação, da gestão democrática e da cultura de paz na escola contemporânea; possibilitar um dialogo sobre a importância de o gestor escolar e sua equipe promoverem a cultura de paz no ambiente escolar e analisar o projeto político pedagógico da escola como mecanismo importante na elaboração de uma proposta de cultura de paz educando os alunos para a vida. [...] |
id |
UFC-7_922f68f27856b13b6d2b2c4a86d79d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38014 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de pazAvaliaçãoGestor escolarGestor democráticoCultura de pazO presente estudo propôs-se investigar e avaliar o papel do gestor escolar inserido no contexto da gestão democrática participativa. Assim, a pergunta que norteou todo o processo de pesquisa foi como o gestor democrático pode se constituir no como agente da cultura de paz e fortalecer o um ambiente escolar no sentido de cultivar nos alunos e demais segmentos escolares a prática de cultura de paz? Os objetivos específicos foram: 1) discutir a cultura de paz teoricamente; 2) relacionar conceitualmente o papel da educação, da gestão democrática e da cultura de paz na escola contemporânea; possibilitar um dialogo sobre a importância de o gestor escolar e sua equipe promoverem a cultura de paz no ambiente escolar e analisar o projeto político pedagógico da escola como mecanismo importante na elaboração de uma proposta de cultura de paz educando os alunos para a vida. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-12T16:03:08Z2018-12-12T16:03:08Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1744-1756.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014Carneiro, Maria Joyce Maia CostaDiógenes, Elione Maria Nogueiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38014Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:59.774708Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
title |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
spellingShingle |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz Carneiro, Maria Joyce Maia Costa Avaliação Gestor escolar Gestor democrático Cultura de paz |
title_short |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
title_full |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
title_fullStr |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
title_full_unstemmed |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
title_sort |
Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz |
author |
Carneiro, Maria Joyce Maia Costa |
author_facet |
Carneiro, Maria Joyce Maia Costa Diógenes, Elione Maria Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Diógenes, Elione Maria Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Joyce Maia Costa Diógenes, Elione Maria Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Gestor escolar Gestor democrático Cultura de paz |
topic |
Avaliação Gestor escolar Gestor democrático Cultura de paz |
description |
O presente estudo propôs-se investigar e avaliar o papel do gestor escolar inserido no contexto da gestão democrática participativa. Assim, a pergunta que norteou todo o processo de pesquisa foi como o gestor democrático pode se constituir no como agente da cultura de paz e fortalecer o um ambiente escolar no sentido de cultivar nos alunos e demais segmentos escolares a prática de cultura de paz? Os objetivos específicos foram: 1) discutir a cultura de paz teoricamente; 2) relacionar conceitualmente o papel da educação, da gestão democrática e da cultura de paz na escola contemporânea; possibilitar um dialogo sobre a importância de o gestor escolar e sua equipe promoverem a cultura de paz no ambiente escolar e analisar o projeto político pedagógico da escola como mecanismo importante na elaboração de uma proposta de cultura de paz educando os alunos para a vida. [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-12-12T16:03:08Z 2018-12-12T16:03:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1744-1756. 85 7485 099 3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1744-1756. 85 7485 099 3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028737207238656 |