Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Diógenes, Elione Maria Nogueira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014
Resumo: O presente estudo propôs-se investigar e avaliar o papel do gestor escolar inserido no contexto da gestão democrática participativa. Assim, a pergunta que norteou todo o processo de pesquisa foi como o gestor democrático pode se constituir no como agente da cultura de paz e fortalecer o um ambiente escolar no sentido de cultivar nos alunos e demais segmentos escolares a prática de cultura de paz? Os objetivos específicos foram: 1) discutir a cultura de paz teoricamente; 2) relacionar conceitualmente o papel da educação, da gestão democrática e da cultura de paz na escola contemporânea; possibilitar um dialogo sobre a importância de o gestor escolar e sua equipe promoverem a cultura de paz no ambiente escolar e analisar o projeto político pedagógico da escola como mecanismo importante na elaboração de uma proposta de cultura de paz educando os alunos para a vida. [...]
id UFC-7_922f68f27856b13b6d2b2c4a86d79d41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38014
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de pazAvaliaçãoGestor escolarGestor democráticoCultura de pazO presente estudo propôs-se investigar e avaliar o papel do gestor escolar inserido no contexto da gestão democrática participativa. Assim, a pergunta que norteou todo o processo de pesquisa foi como o gestor democrático pode se constituir no como agente da cultura de paz e fortalecer o um ambiente escolar no sentido de cultivar nos alunos e demais segmentos escolares a prática de cultura de paz? Os objetivos específicos foram: 1) discutir a cultura de paz teoricamente; 2) relacionar conceitualmente o papel da educação, da gestão democrática e da cultura de paz na escola contemporânea; possibilitar um dialogo sobre a importância de o gestor escolar e sua equipe promoverem a cultura de paz no ambiente escolar e analisar o projeto político pedagógico da escola como mecanismo importante na elaboração de uma proposta de cultura de paz educando os alunos para a vida. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-12T16:03:08Z2018-12-12T16:03:08Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1744-1756.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014Carneiro, Maria Joyce Maia CostaDiógenes, Elione Maria Nogueiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38014Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:59.774708Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
title Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
spellingShingle Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Avaliação
Gestor escolar
Gestor democrático
Cultura de paz
title_short Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
title_full Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
title_fullStr Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
title_full_unstemmed Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
title_sort Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz
author Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
author_facet Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Diógenes, Elione Maria Nogueira
author_role author
author2 Diógenes, Elione Maria Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Diógenes, Elione Maria Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Gestor escolar
Gestor democrático
Cultura de paz
topic Avaliação
Gestor escolar
Gestor democrático
Cultura de paz
description O presente estudo propôs-se investigar e avaliar o papel do gestor escolar inserido no contexto da gestão democrática participativa. Assim, a pergunta que norteou todo o processo de pesquisa foi como o gestor democrático pode se constituir no como agente da cultura de paz e fortalecer o um ambiente escolar no sentido de cultivar nos alunos e demais segmentos escolares a prática de cultura de paz? Os objetivos específicos foram: 1) discutir a cultura de paz teoricamente; 2) relacionar conceitualmente o papel da educação, da gestão democrática e da cultura de paz na escola contemporânea; possibilitar um dialogo sobre a importância de o gestor escolar e sua equipe promoverem a cultura de paz no ambiente escolar e analisar o projeto político pedagógico da escola como mecanismo importante na elaboração de uma proposta de cultura de paz educando os alunos para a vida. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-12T16:03:08Z
2018-12-12T16:03:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1744-1756.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014
identifier_str_mv CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1744-1756.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028737207238656