Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Lucas Willamy Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Eric Vinicius Arraes de, Morais, Anderson de Sousa, Aragão, Lucelia Maria Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899
Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar a aprendizagem cooperativa para um determinado público, utilizando jogos cooperativos, que são atividades aplicadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante os processos de interação do programa, analisando a relação dos entrevistados com tal metodologia de aprendizagem. Decidiu-se que esse estudo seria realizado no ambiente universitário, tendo em vista que há bastante competição e o contato com as ideologias cooperativas é, muitas vezes, mínima. Com isso, decidiu-se aplicar uma metodologia que consiste em elaborar atividades que proporcionassem um contato dos entrevistados com a aprendizagem cooperativa a fim de analisar esse contato. Foram realizados cinco encontros, com duração de uma hora para cada um deles, nos quais uma amostra de vinte alunos foi abordada para responder ao questionário. Antes da execução do cronograma de cada encontro, foram realizadas discussões sobre a base do PACCE, que consiste em cinco pilares, e, ao final, foram realizados questionários que pediam aos entrevistados que avaliassem como foi o contato com a aprendizagem cooperativa e como os jogos cooperativos podem retratar isso. Os resultados desse estudo foram o nível de aceitação, os impactos realizados pela aprendizagem cooperativa e os contrastes com o individualismo, a partir dos dados obtidos através dos questionários. Com isso, pretendeu-se avançar no estudo dessa metodologia ao analisar a percepção dos estudantes quanto à aprendizagem cooperativa como uma ferramenta útil aos alunos na convivência acadêmica.
id UFC-7_9373c5949f4024591df625ca2e023a93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44899
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitárioMetodologiaJogos cooperativosAprendizagemO presente artigo tem como objetivo abordar a aprendizagem cooperativa para um determinado público, utilizando jogos cooperativos, que são atividades aplicadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante os processos de interação do programa, analisando a relação dos entrevistados com tal metodologia de aprendizagem. Decidiu-se que esse estudo seria realizado no ambiente universitário, tendo em vista que há bastante competição e o contato com as ideologias cooperativas é, muitas vezes, mínima. Com isso, decidiu-se aplicar uma metodologia que consiste em elaborar atividades que proporcionassem um contato dos entrevistados com a aprendizagem cooperativa a fim de analisar esse contato. Foram realizados cinco encontros, com duração de uma hora para cada um deles, nos quais uma amostra de vinte alunos foi abordada para responder ao questionário. Antes da execução do cronograma de cada encontro, foram realizadas discussões sobre a base do PACCE, que consiste em cinco pilares, e, ao final, foram realizados questionários que pediam aos entrevistados que avaliassem como foi o contato com a aprendizagem cooperativa e como os jogos cooperativos podem retratar isso. Os resultados desse estudo foram o nível de aceitação, os impactos realizados pela aprendizagem cooperativa e os contrastes com o individualismo, a partir dos dados obtidos através dos questionários. Com isso, pretendeu-se avançar no estudo dessa metodologia ao analisar a percepção dos estudantes quanto à aprendizagem cooperativa como uma ferramenta útil aos alunos na convivência acadêmica.2019-08-20T17:55:57Z2019-08-20T17:55:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLESSA, Lucas Willamy Soares et al. Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899Lessa, Lucas Willamy SoaresLima, Eric Vinicius Arraes deMorais, Anderson de SousaAragão, Lucelia Maria Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44899Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:58.442569Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
title Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
spellingShingle Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
Lessa, Lucas Willamy Soares
Metodologia
Jogos cooperativos
Aprendizagem
title_short Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
title_full Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
title_fullStr Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
title_sort Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário
author Lessa, Lucas Willamy Soares
author_facet Lessa, Lucas Willamy Soares
Lima, Eric Vinicius Arraes de
Morais, Anderson de Sousa
Aragão, Lucelia Maria Santos
author_role author
author2 Lima, Eric Vinicius Arraes de
Morais, Anderson de Sousa
Aragão, Lucelia Maria Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Lucas Willamy Soares
Lima, Eric Vinicius Arraes de
Morais, Anderson de Sousa
Aragão, Lucelia Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Jogos cooperativos
Aprendizagem
topic Metodologia
Jogos cooperativos
Aprendizagem
description O presente artigo tem como objetivo abordar a aprendizagem cooperativa para um determinado público, utilizando jogos cooperativos, que são atividades aplicadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante os processos de interação do programa, analisando a relação dos entrevistados com tal metodologia de aprendizagem. Decidiu-se que esse estudo seria realizado no ambiente universitário, tendo em vista que há bastante competição e o contato com as ideologias cooperativas é, muitas vezes, mínima. Com isso, decidiu-se aplicar uma metodologia que consiste em elaborar atividades que proporcionassem um contato dos entrevistados com a aprendizagem cooperativa a fim de analisar esse contato. Foram realizados cinco encontros, com duração de uma hora para cada um deles, nos quais uma amostra de vinte alunos foi abordada para responder ao questionário. Antes da execução do cronograma de cada encontro, foram realizadas discussões sobre a base do PACCE, que consiste em cinco pilares, e, ao final, foram realizados questionários que pediam aos entrevistados que avaliassem como foi o contato com a aprendizagem cooperativa e como os jogos cooperativos podem retratar isso. Os resultados desse estudo foram o nível de aceitação, os impactos realizados pela aprendizagem cooperativa e os contrastes com o individualismo, a partir dos dados obtidos através dos questionários. Com isso, pretendeu-se avançar no estudo dessa metodologia ao analisar a percepção dos estudantes quanto à aprendizagem cooperativa como uma ferramenta útil aos alunos na convivência acadêmica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T17:55:57Z
2019-08-20T17:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LESSA, Lucas Willamy Soares et al. Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899
identifier_str_mv LESSA, Lucas Willamy Soares et al. Aprendizagem cooperativa aplicada a jogos no âmbito universitário. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028969766715392