Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Francisco Clécio Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31358
Resumo: In order to make the learning of electric-electronic circuits less abstract and offer a tangible and contextualized alternative is presented in this paper a hydraulic experiment that compares effectively through analogies, hydraulic quantities and the basic variables of an electrical circuit. Easy visualization of hydraulic variables is allowed using an experiment that print the electricity learning process a better understanding of electrical phenomena and may also be used in the classroom. Produced with low cost and easy to purchase materials, construction of the experiment was motivated by the difficulty that students have to understand some definitions in the field of physics that deals with electrical circuits. Electricity also has a complicating factor, which is that we can not see, it in this way, the many advantages aggregated to the project, justify participation and more effective interaction of students, producing an end result quite satisfactory.
id UFC-7_94c830f5e3da0835bb31957f5b6b5687
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31358
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidadeEnsino experimentalCircuitos elétricosEnsino de FísicaCircuitos hidráulicosIn order to make the learning of electric-electronic circuits less abstract and offer a tangible and contextualized alternative is presented in this paper a hydraulic experiment that compares effectively through analogies, hydraulic quantities and the basic variables of an electrical circuit. Easy visualization of hydraulic variables is allowed using an experiment that print the electricity learning process a better understanding of electrical phenomena and may also be used in the classroom. Produced with low cost and easy to purchase materials, construction of the experiment was motivated by the difficulty that students have to understand some definitions in the field of physics that deals with electrical circuits. Electricity also has a complicating factor, which is that we can not see, it in this way, the many advantages aggregated to the project, justify participation and more effective interaction of students, producing an end result quite satisfactory.Com o objetivo de tornar o aprendizado de circuitos elétrico-eletrônicos menos abstrato e oferecer uma alternativa palpável e contextualizada, é apresentado neste trabalho um experimento hidráulico que compara com eficácia através de analogias, as grandezas hidráulicas e as variáveis básicas de um circuito elétrico. A fácil visualização das variáveis hidráulicas é permitida utilizando um experimento que imprime no processo de aprendizagem de eletricidade um melhor entendimento dos fenômenos elétricos, podendo ainda ser usado em sala de aula. Produzido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição, a construção do experimento foi motivada pela dificuldade que os alunos têm de entender algumas definições na área da Física que trata dos circuitos elétricos. A eletricidade ainda conta com um fator complicador, que é o fato de não podermos enxergá-la, dessa forma, as inúmeras vantagens agregadas ao projeto, justificam uma participação e interação mais efetiva dos alunos, produzindo um resultado final bastante satisfatório.Silva, Carla Maria Salgado VidalSantiago, Francisco Clécio Sousa2018-04-23T14:32:43Z2018-04-23T14:32:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTIAGO, F. C. S. Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31358porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-13T14:22:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:36.511716Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
title Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
spellingShingle Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
Santiago, Francisco Clécio Sousa
Ensino experimental
Circuitos elétricos
Ensino de Física
Circuitos hidráulicos
title_short Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
title_full Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
title_fullStr Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
title_full_unstemmed Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
title_sort Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
author Santiago, Francisco Clécio Sousa
author_facet Santiago, Francisco Clécio Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carla Maria Salgado Vidal
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Francisco Clécio Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino experimental
Circuitos elétricos
Ensino de Física
Circuitos hidráulicos
topic Ensino experimental
Circuitos elétricos
Ensino de Física
Circuitos hidráulicos
description In order to make the learning of electric-electronic circuits less abstract and offer a tangible and contextualized alternative is presented in this paper a hydraulic experiment that compares effectively through analogies, hydraulic quantities and the basic variables of an electrical circuit. Easy visualization of hydraulic variables is allowed using an experiment that print the electricity learning process a better understanding of electrical phenomena and may also be used in the classroom. Produced with low cost and easy to purchase materials, construction of the experiment was motivated by the difficulty that students have to understand some definitions in the field of physics that deals with electrical circuits. Electricity also has a complicating factor, which is that we can not see, it in this way, the many advantages aggregated to the project, justify participation and more effective interaction of students, producing an end result quite satisfactory.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-23T14:32:43Z
2018-04-23T14:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTIAGO, F. C. S. Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31358
identifier_str_mv SANTIAGO, F. C. S. Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028726371254272