As características da auditoria nas empresas familiares listadas na BM&FBovespa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fatima Cristina dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31621
Resumo: A atividade de auditoria pode ser vista como um dos mecanismos da governança corporativa resultante de um processo baseado na verificação das boas práticas de governança ao transmitir confiabilidade no que concerne a veracidade e qualidade das informações e práticas empresariais divulgadas nos relatórios emitidos pela empresa (BARBOSA et al, 2009). Assim, é por meio dos agentes comitê de auditoria, auditoria interna e auditoria independente, que as informações financeiras e contábeis para tomadas de decisões podem ser consideradas confiáveis, além de obter a transparência exigida pelos stakeholders. O estudo tem como objetivo geral identificar as características da auditoria (comitê de auditoria, auditoria externa e auditora interna) nas empresas familiares listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa 1 e 2 e no Novo Mercado da BM&FBovespa. Trata-se de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa com base nos dados de 55 empresas familiares referentes ao exercício de 2011. Os resultados, comparativamente a estudos empíricos anteriores sobre o tema, indicam que as empresas estão dando mais relevância à transparência das atividades relacionadas à auditoria, facilitando o acesso às informações básicas sobre os órgãos analisados (comitê de auditoria, auditoria interna e auditoria independente), principalmente aos investidores do mercado.
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