Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são desenvolvidas por alunos com deficiência mental em atividades de leitura e escrita e ao tentar compreender as regras de funcionamento da escrita alfabética. O estudo, de caráter longitudinal, fundamenta-se numa abordagem sociohistórica de educação e desenvolvimento humano. A investigação foi desenvolvida por intermédio de sessões de intervenção e avaliação pedagógicas realizadas com alunos com deficiência mental, visando proporcionar-lhes experiências que contribuam para a aquisição da linguagem escrita, assim como criar condições que possibilitem examinar seus processos de aquisição dessa linguagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de leitura e produção escrita. [...] |
id |
UFC-7_9676fc388300d94d8a694c01e7489d02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52431 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mentalDeficiência mentalLeituraEscritaMediação de aprendizagemEste trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são desenvolvidas por alunos com deficiência mental em atividades de leitura e escrita e ao tentar compreender as regras de funcionamento da escrita alfabética. O estudo, de caráter longitudinal, fundamenta-se numa abordagem sociohistórica de educação e desenvolvimento humano. A investigação foi desenvolvida por intermédio de sessões de intervenção e avaliação pedagógicas realizadas com alunos com deficiência mental, visando proporcionar-lhes experiências que contribuam para a aquisição da linguagem escrita, assim como criar condições que possibilitem examinar seus processos de aquisição dessa linguagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de leitura e produção escrita. [...]Gráfica e Editora Cromos2020-06-17T21:37:13Z2020-06-17T21:37:13Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. In: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. Brasília, DF: Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 71-81.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431Figueiredo, Rita Vieira deSalustiano, Dorivaldo AlvesFernandes, Anna Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-22T16:10:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52431Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-06-22T16:10:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
title |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
spellingShingle |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental Figueiredo, Rita Vieira de Deficiência mental Leitura Escrita Mediação de aprendizagem |
title_short |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
title_full |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
title_fullStr |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
title_full_unstemmed |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
title_sort |
Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental |
author |
Figueiredo, Rita Vieira de |
author_facet |
Figueiredo, Rita Vieira de Salustiano, Dorivaldo Alves Fernandes, Anna Costa |
author_role |
author |
author2 |
Salustiano, Dorivaldo Alves Fernandes, Anna Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rita Vieira de Salustiano, Dorivaldo Alves Fernandes, Anna Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência mental Leitura Escrita Mediação de aprendizagem |
topic |
Deficiência mental Leitura Escrita Mediação de aprendizagem |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são desenvolvidas por alunos com deficiência mental em atividades de leitura e escrita e ao tentar compreender as regras de funcionamento da escrita alfabética. O estudo, de caráter longitudinal, fundamenta-se numa abordagem sociohistórica de educação e desenvolvimento humano. A investigação foi desenvolvida por intermédio de sessões de intervenção e avaliação pedagógicas realizadas com alunos com deficiência mental, visando proporcionar-lhes experiências que contribuam para a aquisição da linguagem escrita, assim como criar condições que possibilitem examinar seus processos de aquisição dessa linguagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de leitura e produção escrita. [...] |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-06-17T21:37:13Z 2020-06-17T21:37:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. In: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. Brasília, DF: Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 71-81. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. In: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. Brasília, DF: Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 71-81. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gráfica e Editora Cromos |
publisher.none.fl_str_mv |
Gráfica e Editora Cromos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806757192859648 |