Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rita Vieira de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Salustiano, Dorivaldo Alves, Fernandes, Anna Costa
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são desenvolvidas por alunos com deficiência mental em atividades de leitura e escrita e ao tentar compreender as regras de funcionamento da escrita alfabética. O estudo, de caráter longitudinal, fundamenta-se numa abordagem sociohistórica de educação e desenvolvimento humano. A investigação foi desenvolvida por intermédio de sessões de intervenção e avaliação pedagógicas realizadas com alunos com deficiência mental, visando proporcionar-lhes experiências que contribuam para a aquisição da linguagem escrita, assim como criar condições que possibilitem examinar seus processos de aquisição dessa linguagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de leitura e produção escrita. [...]
id UFC-7_9676fc388300d94d8a694c01e7489d02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52431
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mentalDeficiência mentalLeituraEscritaMediação de aprendizagemEste trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são desenvolvidas por alunos com deficiência mental em atividades de leitura e escrita e ao tentar compreender as regras de funcionamento da escrita alfabética. O estudo, de caráter longitudinal, fundamenta-se numa abordagem sociohistórica de educação e desenvolvimento humano. A investigação foi desenvolvida por intermédio de sessões de intervenção e avaliação pedagógicas realizadas com alunos com deficiência mental, visando proporcionar-lhes experiências que contribuam para a aquisição da linguagem escrita, assim como criar condições que possibilitem examinar seus processos de aquisição dessa linguagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de leitura e produção escrita. [...]Gráfica e Editora Cromos2020-06-17T21:37:13Z2020-06-17T21:37:13Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. In: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. Brasília, DF: Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 71-81.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431Figueiredo, Rita Vieira deSalustiano, Dorivaldo AlvesFernandes, Anna Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-22T16:10:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52431Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-06-22T16:10:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
title Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
spellingShingle Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
Figueiredo, Rita Vieira de
Deficiência mental
Leitura
Escrita
Mediação de aprendizagem
title_short Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
title_full Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
title_fullStr Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
title_full_unstemmed Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
title_sort Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental
author Figueiredo, Rita Vieira de
author_facet Figueiredo, Rita Vieira de
Salustiano, Dorivaldo Alves
Fernandes, Anna Costa
author_role author
author2 Salustiano, Dorivaldo Alves
Fernandes, Anna Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rita Vieira de
Salustiano, Dorivaldo Alves
Fernandes, Anna Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência mental
Leitura
Escrita
Mediação de aprendizagem
topic Deficiência mental
Leitura
Escrita
Mediação de aprendizagem
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar quais estratégias de leitura são desenvolvidas por alunos com deficiência mental em atividades de leitura e escrita e ao tentar compreender as regras de funcionamento da escrita alfabética. O estudo, de caráter longitudinal, fundamenta-se numa abordagem sociohistórica de educação e desenvolvimento humano. A investigação foi desenvolvida por intermédio de sessões de intervenção e avaliação pedagógicas realizadas com alunos com deficiência mental, visando proporcionar-lhes experiências que contribuam para a aquisição da linguagem escrita, assim como criar condições que possibilitem examinar seus processos de aquisição dessa linguagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de leitura e produção escrita. [...]
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-06-17T21:37:13Z
2020-06-17T21:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. In: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. Brasília, DF: Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 71-81.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; FERNANDES, Anna Costa. Mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental. In: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. Brasília, DF: Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 71-81.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gráfica e Editora Cromos
publisher.none.fl_str_mv Gráfica e Editora Cromos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806757192859648