Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Luciana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanches Neto, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529
Resumo: This paper addresses the concept of “error” in the assessment process in school Physical Education. The aim of this study is to differentiate evaluation instruments and criteria used by four Physical Education teachersresearchers. Our analysis is methodologically based on interpretative strategies of meta-analysis, and we assume that the error is a source of learning. However, in order to learn from the error it is necessary to qualify it and, in this endeavor, we can overcome the mistakes of educational evaluators and public policy-makers to quantify school learning.
id UFC-7_9695850e7b0dcae89bc8e3005b56c8e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62529
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagemInstruments and criteria in school physical education assessment process: “Error is human”, but it is a source of learningCurrículoAvaliaçãoMeta-análiseCurriculumAssessmentMeta-analysisThis paper addresses the concept of “error” in the assessment process in school Physical Education. The aim of this study is to differentiate evaluation instruments and criteria used by four Physical Education teachersresearchers. Our analysis is methodologically based on interpretative strategies of meta-analysis, and we assume that the error is a source of learning. However, in order to learn from the error it is necessary to qualify it and, in this endeavor, we can overcome the mistakes of educational evaluators and public policy-makers to quantify school learning.Neste artigo, tratamos da noção de “erro” no processo avaliativo em Educação Física no âmbito da escolarização. O objetivo é diferenciar instrumentos e critérios de avaliação utilizados por três professoras-pesquisadoras e um professor-pesquisador de Educação Física. Para balizar nossa análise, metodologicamente fundamentada em estratégias interpretativas de meta-análise, partimos do pressuposto de que o erro é fonte de aprendizagem Porém, para que se aprenda com o erro, é necessário qualificá-lo e, nesse empreendimento, pode-se superar os enganos dos(as) próprios(as) avaliadores(as) educacionais e propositores(as) de políticas públicas ao quantificarem a aprendizagem escolarInstrumento: revista de estudo e pesquisa em educação2021-11-26T17:30:04Z2021-11-26T17:30:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529Venâncio, LucianaSanches Neto, Luizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T17:30:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62529Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:50.595050Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
Instruments and criteria in school physical education assessment process: “Error is human”, but it is a source of learning
title Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
spellingShingle Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
Venâncio, Luciana
Currículo
Avaliação
Meta-análise
Curriculum
Assessment
Meta-analysis
title_short Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
title_full Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
title_fullStr Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
title_full_unstemmed Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
title_sort Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
author Venâncio, Luciana
author_facet Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
author_role author
author2 Sanches Neto, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Avaliação
Meta-análise
Curriculum
Assessment
Meta-analysis
topic Currículo
Avaliação
Meta-análise
Curriculum
Assessment
Meta-analysis
description This paper addresses the concept of “error” in the assessment process in school Physical Education. The aim of this study is to differentiate evaluation instruments and criteria used by four Physical Education teachersresearchers. Our analysis is methodologically based on interpretative strategies of meta-analysis, and we assume that the error is a source of learning. However, in order to learn from the error it is necessary to qualify it and, in this endeavor, we can overcome the mistakes of educational evaluators and public policy-makers to quantify school learning.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-11-26T17:30:04Z
2021-11-26T17:30:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529
identifier_str_mv VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação
publisher.none.fl_str_mv Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028969282273280