Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529 |
Resumo: | This paper addresses the concept of “error” in the assessment process in school Physical Education. The aim of this study is to differentiate evaluation instruments and criteria used by four Physical Education teachersresearchers. Our analysis is methodologically based on interpretative strategies of meta-analysis, and we assume that the error is a source of learning. However, in order to learn from the error it is necessary to qualify it and, in this endeavor, we can overcome the mistakes of educational evaluators and public policy-makers to quantify school learning. |
id |
UFC-7_9695850e7b0dcae89bc8e3005b56c8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/62529 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagemInstruments and criteria in school physical education assessment process: “Error is human”, but it is a source of learningCurrículoAvaliaçãoMeta-análiseCurriculumAssessmentMeta-analysisThis paper addresses the concept of “error” in the assessment process in school Physical Education. The aim of this study is to differentiate evaluation instruments and criteria used by four Physical Education teachersresearchers. Our analysis is methodologically based on interpretative strategies of meta-analysis, and we assume that the error is a source of learning. However, in order to learn from the error it is necessary to qualify it and, in this endeavor, we can overcome the mistakes of educational evaluators and public policy-makers to quantify school learning.Neste artigo, tratamos da noção de “erro” no processo avaliativo em Educação Física no âmbito da escolarização. O objetivo é diferenciar instrumentos e critérios de avaliação utilizados por três professoras-pesquisadoras e um professor-pesquisador de Educação Física. Para balizar nossa análise, metodologicamente fundamentada em estratégias interpretativas de meta-análise, partimos do pressuposto de que o erro é fonte de aprendizagem Porém, para que se aprenda com o erro, é necessário qualificá-lo e, nesse empreendimento, pode-se superar os enganos dos(as) próprios(as) avaliadores(as) educacionais e propositores(as) de políticas públicas ao quantificarem a aprendizagem escolarInstrumento: revista de estudo e pesquisa em educação2021-11-26T17:30:04Z2021-11-26T17:30:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529Venâncio, LucianaSanches Neto, Luizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T17:30:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62529Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:50.595050Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem Instruments and criteria in school physical education assessment process: “Error is human”, but it is a source of learning |
title |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem |
spellingShingle |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem Venâncio, Luciana Currículo Avaliação Meta-análise Curriculum Assessment Meta-analysis |
title_short |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem |
title_full |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem |
title_fullStr |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem |
title_sort |
Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem |
author |
Venâncio, Luciana |
author_facet |
Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Sanches Neto, Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Avaliação Meta-análise Curriculum Assessment Meta-analysis |
topic |
Currículo Avaliação Meta-análise Curriculum Assessment Meta-analysis |
description |
This paper addresses the concept of “error” in the assessment process in school Physical Education. The aim of this study is to differentiate evaluation instruments and criteria used by four Physical Education teachersresearchers. Our analysis is methodologically based on interpretative strategies of meta-analysis, and we assume that the error is a source of learning. However, in order to learn from the error it is necessary to qualify it and, in this endeavor, we can overcome the mistakes of educational evaluators and public policy-makers to quantify school learning. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-11-26T17:30:04Z 2021-11-26T17:30:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529 |
identifier_str_mv |
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028969282273280 |