Patativa do Assaré: poesia, profecia e performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10077 |
Resumo: | O texto tenta dar conta das relações entre vida e obra a partir da poética de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. As preocupações são no sentido de verificar em que medida o cotidiano pode servir de matéria poética e qual a medida em que as tradições se atualizam e permanecem, reescritas e apropriadas pela figura de um autor. Também fazem parte das discussões a gênese do processo criativo, em que fazer poesia está sincronizado com o trabalho na agricultura, as questões relativas à memória, como forma de apreensão e de sedimentação do poema e o processo singular de Patativa de acumulação de versos que se petrificam no conjunto final. O artigo reflete sobre as relações do poeta com a mídia, das tensões de sua apropriação pela Indústria Cultural e pela política partidária e de sua consciência crítica que levariam à formulação de uma "poesia cidadã", que não abre mão de sua contundência e de sua inserção no contexto social, sem recorrer a clichês nem se transformar em um manifesto. Uma poesia que tem suas raízes na oralidade e se perfaz na performance, baseando-se no passado, enunciando o presente e apontando para o futuro, poesia e profecia, como diria Paul Zumthor, porta-voz dos excluídos, intérprete de uma dicção popular que tem raízes eruditas e que se amplifica no contexto das culturas de massas. |
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Patativa do Assaré: poesia, profecia e performanceVida e obra de Patativa do AssaréPoesiaContexto socialPoesia, profecia e performanceO texto tenta dar conta das relações entre vida e obra a partir da poética de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. As preocupações são no sentido de verificar em que medida o cotidiano pode servir de matéria poética e qual a medida em que as tradições se atualizam e permanecem, reescritas e apropriadas pela figura de um autor. Também fazem parte das discussões a gênese do processo criativo, em que fazer poesia está sincronizado com o trabalho na agricultura, as questões relativas à memória, como forma de apreensão e de sedimentação do poema e o processo singular de Patativa de acumulação de versos que se petrificam no conjunto final. O artigo reflete sobre as relações do poeta com a mídia, das tensões de sua apropriação pela Indústria Cultural e pela política partidária e de sua consciência crítica que levariam à formulação de uma "poesia cidadã", que não abre mão de sua contundência e de sua inserção no contexto social, sem recorrer a clichês nem se transformar em um manifesto. Uma poesia que tem suas raízes na oralidade e se perfaz na performance, baseando-se no passado, enunciando o presente e apontando para o futuro, poesia e profecia, como diria Paul Zumthor, porta-voz dos excluídos, intérprete de uma dicção popular que tem raízes eruditas e que se amplifica no contexto das culturas de massas.http://www.rcs.ufc.br/edicoes2014-12-02T13:41:00Z2014-12-02T13:41:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Patativa do Assaré: poesia, profecia e performance. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 30, n.1/2, 1999, p. 28-36.0041-8862 (impresso)2318-4620 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10077Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T18:49:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10077Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-14T18:49:58Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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