A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Felipe Amorim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36023
Resumo: Essa pesquisa é um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física no instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo teve como justificativa nossa inquietação que surgiu durante a realização do estágio no ensino fundamental I, quando observamos que poucas escolas desse nível de ensino tinha profissional qualificado de Educação Física intervindo na disciplina. A investigação aqui apresentada teve como objetivo analisar o olhar dos gestores de escolas públicas sobre a educação física no ensino fundamental I. Para sua realização foi utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi construído um questionário com sete perguntas abertas relacionadas ao tema desse trabalho, as respostas obtidas nele foram submetidas a uma análise de conteúdo. Participaram do estudo dez gestores, oito diretores e dois coordenadores de nove escolas da regional III de Fortaleza. Com a análise dos dados coletados, foi constatado indícios de uma situação problemática quanto à atuação dos professores formados em educação física nos primeiros anos do ensino fundamental, pois apesar dessa disciplina ser obrigatória para esse nível de ensino, dificilmente é utilizada de forma sistematizada e ministrada por profissionais com formação específica na área. Apesar do fato anterior, os gestores das escolas participantes do estudo mostraram conhecimento sobre a importância da área para o ensino fundamental I, oferecendo respostas que se enquadram na literatura e reconheceram a necessidade de se ter profissionais específicos da educação física por conta de diversos fatores, estando entre estes o conhecimento específico. Neste estudo os gestores apontaram: a necessidade de melhorias na estrutura das escolas, a qualificação profissional, o planejamento e a criatividade, interdisciplinaridade, valorização profissional e maior interesse dos professores, para proporcionar uma educação física de qualidade na escola. Este trabalho foi altamente relevante, pois possibilitou entender o olhar do gestor sobre a educação física, neste sentido, construindo conteúdos significativos que possam servir como parâmetro para os profissionais da área, assim como para estudiosos que queiram aprofundar a pesquisa e analisar outras variáveis relacionadas
id UFC-7_98c08ecca1ae9d2d151f08ced252eb8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36023
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básicaEscola.Educação FísicaEnsino Fundamental IGestorEssa pesquisa é um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física no instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo teve como justificativa nossa inquietação que surgiu durante a realização do estágio no ensino fundamental I, quando observamos que poucas escolas desse nível de ensino tinha profissional qualificado de Educação Física intervindo na disciplina. A investigação aqui apresentada teve como objetivo analisar o olhar dos gestores de escolas públicas sobre a educação física no ensino fundamental I. Para sua realização foi utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi construído um questionário com sete perguntas abertas relacionadas ao tema desse trabalho, as respostas obtidas nele foram submetidas a uma análise de conteúdo. Participaram do estudo dez gestores, oito diretores e dois coordenadores de nove escolas da regional III de Fortaleza. Com a análise dos dados coletados, foi constatado indícios de uma situação problemática quanto à atuação dos professores formados em educação física nos primeiros anos do ensino fundamental, pois apesar dessa disciplina ser obrigatória para esse nível de ensino, dificilmente é utilizada de forma sistematizada e ministrada por profissionais com formação específica na área. Apesar do fato anterior, os gestores das escolas participantes do estudo mostraram conhecimento sobre a importância da área para o ensino fundamental I, oferecendo respostas que se enquadram na literatura e reconheceram a necessidade de se ter profissionais específicos da educação física por conta de diversos fatores, estando entre estes o conhecimento específico. Neste estudo os gestores apontaram: a necessidade de melhorias na estrutura das escolas, a qualificação profissional, o planejamento e a criatividade, interdisciplinaridade, valorização profissional e maior interesse dos professores, para proporcionar uma educação física de qualidade na escola. Este trabalho foi altamente relevante, pois possibilitou entender o olhar do gestor sobre a educação física, neste sentido, construindo conteúdos significativos que possam servir como parâmetro para os profissionais da área, assim como para estudiosos que queiram aprofundar a pesquisa e analisar outras variáveis relacionadasAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro deForte, Felipe Amorim2018-09-27T23:38:26Z2018-09-27T23:38:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFORTE, Felipe Amorim. A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica. 2016. 71 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36023porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-23T20:19:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36023Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:09.828969Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
title A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
spellingShingle A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
Forte, Felipe Amorim
Escola.
Educação Física
Ensino Fundamental I
Gestor
title_short A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
title_full A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
title_fullStr A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
title_full_unstemmed A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
title_sort A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica
author Forte, Felipe Amorim
author_facet Forte, Felipe Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Forte, Felipe Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Escola.
Educação Física
Ensino Fundamental I
Gestor
topic Escola.
Educação Física
Ensino Fundamental I
Gestor
description Essa pesquisa é um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física no instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo teve como justificativa nossa inquietação que surgiu durante a realização do estágio no ensino fundamental I, quando observamos que poucas escolas desse nível de ensino tinha profissional qualificado de Educação Física intervindo na disciplina. A investigação aqui apresentada teve como objetivo analisar o olhar dos gestores de escolas públicas sobre a educação física no ensino fundamental I. Para sua realização foi utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi construído um questionário com sete perguntas abertas relacionadas ao tema desse trabalho, as respostas obtidas nele foram submetidas a uma análise de conteúdo. Participaram do estudo dez gestores, oito diretores e dois coordenadores de nove escolas da regional III de Fortaleza. Com a análise dos dados coletados, foi constatado indícios de uma situação problemática quanto à atuação dos professores formados em educação física nos primeiros anos do ensino fundamental, pois apesar dessa disciplina ser obrigatória para esse nível de ensino, dificilmente é utilizada de forma sistematizada e ministrada por profissionais com formação específica na área. Apesar do fato anterior, os gestores das escolas participantes do estudo mostraram conhecimento sobre a importância da área para o ensino fundamental I, oferecendo respostas que se enquadram na literatura e reconheceram a necessidade de se ter profissionais específicos da educação física por conta de diversos fatores, estando entre estes o conhecimento específico. Neste estudo os gestores apontaram: a necessidade de melhorias na estrutura das escolas, a qualificação profissional, o planejamento e a criatividade, interdisciplinaridade, valorização profissional e maior interesse dos professores, para proporcionar uma educação física de qualidade na escola. Este trabalho foi altamente relevante, pois possibilitou entender o olhar do gestor sobre a educação física, neste sentido, construindo conteúdos significativos que possam servir como parâmetro para os profissionais da área, assim como para estudiosos que queiram aprofundar a pesquisa e analisar outras variáveis relacionadas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-27T23:38:26Z
2018-09-27T23:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FORTE, Felipe Amorim. A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica. 2016. 71 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36023
identifier_str_mv FORTE, Felipe Amorim. A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica. 2016. 71 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028745350479872