Esboço de uma reflexão do tempo e do espaço no pensamento antropológico clássico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14262 |
Resumo: | REESINK, Mísia Lins. Esboço de uma reflexão do tempo e do espaço no pensamento antropológico clássico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 35, p. 29-36, 1998. |
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Esboço de uma reflexão do tempo e do espaço no pensamento antropológico clássicoPensamento antropológicoTempo e espaçoPeríodo clássicoEscola FrancesaREESINK, Mísia Lins. Esboço de uma reflexão do tempo e do espaço no pensamento antropológico clássico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 35, p. 29-36, 1998.Cet article, enforme d'esquisse, prétend nous emmener à la reflexion sur les categories du temps et de l'espace dans la pensée antthropologique,concernée dans la période classique de cette science. Dès les evolucionistes jusqu'a à l'école françaisc, en passant par le particularisme de Boas et le structural-functionalisme de Radcliffe-Brown, ces categories (comprises surtout a partir d'eune conception kantienne) ont eu une inportance fundamentale dans la construction epistemologique de l'anthropologie, au même temps qué influencé les perpectives méthodologiques. Voici alors une brève analise differents conceptions de ces notions,essayant d'élaborer un rapport entre le temps/l'espace el la comtemporanité anthropologique.Esse artigo pretende refletir, em forma de esboço, pois não vai mais além do que isto, as noções de tempo e espaço no pensamento antropológico, restringe-se sobretudo ao período clássico desta ciência. Dos evolucionistas à escola francesa, passando pelos particularistas de Boas e pelo estrutural-funcionalismo de Radcliffe-Brown, estas categorias (compreendidas principalmente a partir de uma concepção kantiana) foram fundamentais na construção epistemológica da antropologia e influiu nos seus direcionamentos metodológicos. Faço, então, uma breve análise dos usos (ou não-usos) destas noções tentando, ainda, fazer uma rápida relação com o tempo/espaço na contemporaneidade antropológica.Revista Educação em Debate2015-11-28T17:52:51Z2015-11-28T17:52:51Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREESINK, M. L. (1998)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14262REESINK, Mísia Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:53:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14262Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:52.794033Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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