A formação do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambini, Maria Ignez Saad Beoran
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11860
Resumo: Ao longo de seus quarenta e poucos anos de existência, o curso de Pedagogia passou por várias reformas que demonstram a persistência de uma educação cartorial, pois não há pesquisa nem elaboração científica a orientá-las. A própria fixação de currículos pelo órgão competente é meramente formal, apoiando-se, quando muito, em estudos realizados no exterior ou em levantamentos dos currículos existentes. Essa tarefa não costuma ser precedida por uma avaliação sistemática de desenvolvimento dos currículos, por um exame de sua adequação às condições atuais ou por uma consulta aos principais interessados. Até meados da década de sessenta, o curso de Pedagogia ainda atendendo a uma clientela relativamente reduzida e voltada para a formação do licenciado e do bacharel (técnico de educação), propiciava uma razoável fundamentação teórica, permitindo, assim, o ajustamento dos profissionais às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho...
id UFC-7_99edd9f977d834d735cfac7aa44659c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11860
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A formação do pedagogoPedagogiaDesempenho profissionalGraduação sem habilitaçõesGraduação com habilitaçõesFormação do pedagogoAo longo de seus quarenta e poucos anos de existência, o curso de Pedagogia passou por várias reformas que demonstram a persistência de uma educação cartorial, pois não há pesquisa nem elaboração científica a orientá-las. A própria fixação de currículos pelo órgão competente é meramente formal, apoiando-se, quando muito, em estudos realizados no exterior ou em levantamentos dos currículos existentes. Essa tarefa não costuma ser precedida por uma avaliação sistemática de desenvolvimento dos currículos, por um exame de sua adequação às condições atuais ou por uma consulta aos principais interessados. Até meados da década de sessenta, o curso de Pedagogia ainda atendendo a uma clientela relativamente reduzida e voltada para a formação do licenciado e do bacharel (técnico de educação), propiciava uma razoável fundamentação teórica, permitindo, assim, o ajustamento dos profissionais às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho...Revista Educação e Debate2015-05-06T15:08:48Z2015-05-06T15:08:48Z1982info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTAMBINI, Maria Ignez Saad Beoran. A formação do pedagogo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 38-63, 1982.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11860Tambini, Maria Ignez Saad Beoraninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:42:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11860Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:47.446067Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do pedagogo
title A formação do pedagogo
spellingShingle A formação do pedagogo
Tambini, Maria Ignez Saad Beoran
Pedagogia
Desempenho profissional
Graduação sem habilitações
Graduação com habilitações
Formação do pedagogo
title_short A formação do pedagogo
title_full A formação do pedagogo
title_fullStr A formação do pedagogo
title_full_unstemmed A formação do pedagogo
title_sort A formação do pedagogo
author Tambini, Maria Ignez Saad Beoran
author_facet Tambini, Maria Ignez Saad Beoran
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambini, Maria Ignez Saad Beoran
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Desempenho profissional
Graduação sem habilitações
Graduação com habilitações
Formação do pedagogo
topic Pedagogia
Desempenho profissional
Graduação sem habilitações
Graduação com habilitações
Formação do pedagogo
description Ao longo de seus quarenta e poucos anos de existência, o curso de Pedagogia passou por várias reformas que demonstram a persistência de uma educação cartorial, pois não há pesquisa nem elaboração científica a orientá-las. A própria fixação de currículos pelo órgão competente é meramente formal, apoiando-se, quando muito, em estudos realizados no exterior ou em levantamentos dos currículos existentes. Essa tarefa não costuma ser precedida por uma avaliação sistemática de desenvolvimento dos currículos, por um exame de sua adequação às condições atuais ou por uma consulta aos principais interessados. Até meados da década de sessenta, o curso de Pedagogia ainda atendendo a uma clientela relativamente reduzida e voltada para a formação do licenciado e do bacharel (técnico de educação), propiciava uma razoável fundamentação teórica, permitindo, assim, o ajustamento dos profissionais às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho...
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982
2015-05-06T15:08:48Z
2015-05-06T15:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAMBINI, Maria Ignez Saad Beoran. A formação do pedagogo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 38-63, 1982.
0102-1117
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11860
identifier_str_mv TAMBINI, Maria Ignez Saad Beoran. A formação do pedagogo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 38-63, 1982.
0102-1117
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028869637144576