Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075
Resumo: AZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_9a6934894310f209029f58f9eb0233b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27075
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatroCurricular stage: tensions of technical rationality in the teacher teacher trainingTeatro – Formação de Professores - CearáUniversidades e faculdades – CurrículosFormação docenteRaciona lidade técnicaProfessores de teatroAZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.The present academic paper consists of a study that analyzes the presence of Technical Rationality in the process of Teacher Training in the Theater, starting from the experiences offered by the undergraduate course in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) – in Fortaleza. In order to accomplish this work, it was made an approximation with reflections inherent to Technical Rationality, especially the criticism developed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer in the Dialectic of Enlightenment (1985), and the valorization of some aspects about the experiences derived from the Teachers’ Training Course, as a student. Since this study deals with teacher education in the Theater area, there was also an approach to works related to Teacher Training such as studies by Selma Garrido Pimenta (1995, 1996, 2005 and 2010) and Dermeval Saviani (1991, 1994, 2005, 2007a , 2007b, 2007c and 2009), also writers from theater, like Augusto Boal (2012) and Bertolt Brecht (2005).This paper also had the art educator Ana Mae Barbosa’s book (2008a, 2008b) “Analyzes on the importance of art in education. The methodology adopted for the accomplishment of this case study was a mix of questions aimed at the Theater Teachers’ Training, focusing on the formation of that course. The reflections were supported on teacher education, work and education, and it brought to discussion some aspects derived from Theater Teaching and Theater as a Language, starting from the experiences and readings related to the Theater Teachers’ formation for the concrete picture of the work of theater teaching, guided by Marxist dialectical historical materialism.A presente dissertação consiste em um estudo relacionado à Racionalidade Técnica no processo de Formação de Professores de Teatro, tendo como ponto de partida experiências de Estágios referentes ao curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE), em Fortaleza. Para a realização desta dissertação foi efetivada aproximação com reflexões inerentes à Racionalidade Técnica, em especial às críticas desenvolvidas por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na obra Dialética do esclarecimento (1985). Como este estudo trata da análise de uma Formação Docente na área de Teatro, também houve aproximação com estudos voltados a discussões relacionadas à Formação de Professores, como artigos de Selma Garrido Pimenta (1995, 1996, 2005 e 2010) e de Dermeval Saviani (1991, 1994, 2005, 2007a, 2007b, e 2009), assim como ensaios de autores provindos do campo do Teatro, como Augusto Boal (2012) e Bertolt Brecht (2005), entre outros estudos. Foi adotado o materialismo histórico dialético marxista como metodologia para a realização desta dissertação que reúne questionamentos voltados à Formação de Professores de Teatro, com ênfase na formação do citado curso, tendo como suporte documentos que orientam tal curso, reflexões a respeito da Formação Docente, do Trabalho e da Educação, destacados a partir de tensionamentos da Racionalidade Técnica identificados por meio de experiências de Estágio curricular, expondo fatores relacionados às condições de Formação e Atuação de Professores de Teatro na educação básica da atualidade, negando resoluções inconsistentes e impulsionado pelas experiências inerentes ao estágio curricular apontando alternativas.Oliveira, Elenilce Gomes deAzevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira2017-11-03T10:13:55Z2017-11-03T10:13:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAzevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T10:13:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27075Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:58.596693Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
Curricular stage: tensions of technical rationality in the teacher teacher training
title Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
spellingShingle Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira
Teatro – Formação de Professores - Ceará
Universidades e faculdades – Currículos
Formação docente
Raciona lidade técnica
Professores de teatro
title_short Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
title_full Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
title_fullStr Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
title_full_unstemmed Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
title_sort Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
author Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira
author_facet Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elenilce Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro – Formação de Professores - Ceará
Universidades e faculdades – Currículos
Formação docente
Raciona lidade técnica
Professores de teatro
topic Teatro – Formação de Professores - Ceará
Universidades e faculdades – Currículos
Formação docente
Raciona lidade técnica
Professores de teatro
description AZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-03T10:13:55Z
2017-11-03T10:13:55Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Azevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075
identifier_str_mv Azevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028989195780096