Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075 |
Resumo: | AZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
id |
UFC-7_9a6934894310f209029f58f9eb0233b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/27075 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatroCurricular stage: tensions of technical rationality in the teacher teacher trainingTeatro – Formação de Professores - CearáUniversidades e faculdades – CurrículosFormação docenteRaciona lidade técnicaProfessores de teatroAZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.The present academic paper consists of a study that analyzes the presence of Technical Rationality in the process of Teacher Training in the Theater, starting from the experiences offered by the undergraduate course in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) – in Fortaleza. In order to accomplish this work, it was made an approximation with reflections inherent to Technical Rationality, especially the criticism developed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer in the Dialectic of Enlightenment (1985), and the valorization of some aspects about the experiences derived from the Teachers’ Training Course, as a student. Since this study deals with teacher education in the Theater area, there was also an approach to works related to Teacher Training such as studies by Selma Garrido Pimenta (1995, 1996, 2005 and 2010) and Dermeval Saviani (1991, 1994, 2005, 2007a , 2007b, 2007c and 2009), also writers from theater, like Augusto Boal (2012) and Bertolt Brecht (2005).This paper also had the art educator Ana Mae Barbosa’s book (2008a, 2008b) “Analyzes on the importance of art in education. The methodology adopted for the accomplishment of this case study was a mix of questions aimed at the Theater Teachers’ Training, focusing on the formation of that course. The reflections were supported on teacher education, work and education, and it brought to discussion some aspects derived from Theater Teaching and Theater as a Language, starting from the experiences and readings related to the Theater Teachers’ formation for the concrete picture of the work of theater teaching, guided by Marxist dialectical historical materialism.A presente dissertação consiste em um estudo relacionado à Racionalidade Técnica no processo de Formação de Professores de Teatro, tendo como ponto de partida experiências de Estágios referentes ao curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE), em Fortaleza. Para a realização desta dissertação foi efetivada aproximação com reflexões inerentes à Racionalidade Técnica, em especial às críticas desenvolvidas por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na obra Dialética do esclarecimento (1985). Como este estudo trata da análise de uma Formação Docente na área de Teatro, também houve aproximação com estudos voltados a discussões relacionadas à Formação de Professores, como artigos de Selma Garrido Pimenta (1995, 1996, 2005 e 2010) e de Dermeval Saviani (1991, 1994, 2005, 2007a, 2007b, e 2009), assim como ensaios de autores provindos do campo do Teatro, como Augusto Boal (2012) e Bertolt Brecht (2005), entre outros estudos. Foi adotado o materialismo histórico dialético marxista como metodologia para a realização desta dissertação que reúne questionamentos voltados à Formação de Professores de Teatro, com ênfase na formação do citado curso, tendo como suporte documentos que orientam tal curso, reflexões a respeito da Formação Docente, do Trabalho e da Educação, destacados a partir de tensionamentos da Racionalidade Técnica identificados por meio de experiências de Estágio curricular, expondo fatores relacionados às condições de Formação e Atuação de Professores de Teatro na educação básica da atualidade, negando resoluções inconsistentes e impulsionado pelas experiências inerentes ao estágio curricular apontando alternativas.Oliveira, Elenilce Gomes deAzevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira2017-11-03T10:13:55Z2017-11-03T10:13:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAzevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T10:13:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27075Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:58.596693Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro Curricular stage: tensions of technical rationality in the teacher teacher training |
title |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro |
spellingShingle |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira Teatro – Formação de Professores - Ceará Universidades e faculdades – Currículos Formação docente Raciona lidade técnica Professores de teatro |
title_short |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro |
title_full |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro |
title_fullStr |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro |
title_sort |
Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro |
author |
Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira |
author_facet |
Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Elenilce Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo Filho, Carlos Augusto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro – Formação de Professores - Ceará Universidades e faculdades – Currículos Formação docente Raciona lidade técnica Professores de teatro |
topic |
Teatro – Formação de Professores - Ceará Universidades e faculdades – Currículos Formação docente Raciona lidade técnica Professores de teatro |
description |
AZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. Estágio curricular: tensionamentos da racionalidade técnica na formação de professores de teatro. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-03T10:13:55Z 2017-11-03T10:13:55Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Azevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075 |
identifier_str_mv |
Azevedo Filho, C. A. O.; Oliveira, E. G. (2017) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028989195780096 |