Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716 |
Resumo: | O presente estudo tem como proposta analisar o ensino da língua portuguesa na atualidade, pontuando sobre o uso dos métodos tradicionais quando confrontados com as novas tecnologias e as diversas mídias. Pretendemos conduzir uma reflexão sobre o fazer pedagógico do professor de língua materna, entendendo que essa prática constitui-se um desafio muito grande para o professor da sociedade em que vivemos, visto que é preciso se estabelecer ligações entre o ensino da língua materna e o contexto social do aluno. Diante da atual conjuntura, o professor tem um papel preponderante; pois, ele não está para tão somente formar profissionais com conhecimentos em matérias específicas e, em se tratando de ensino de língua materna, a responsabilidade é ainda maior – ensinar a língua materna, língua com a qual o aluno se comunica, respeitando o conhecimento prévio, o conhecimento de mundo, objetivando contribuir para a sua formação, é uma tarefa que envolve desenvolvimento de habilidade para ler, interpretar, questionar, interagir, em suma, comunicar-se com o seu mundo, preparando-o para o exercício pleno da cidadania. Assim, tomamos como ponto de partida para este estudo os resultados obtidos através de um questionário aplicado nas escolas de nível médio, onde os alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão realizam o estágio supervisionado. Como âncoras tivemos os documentos oficiais (PCNs, 2000) e os teóricos seguintes: Bezerra (2007), Cosson (2009), Garcez (2001), Marcuschi (2007), Neves (2005), Possenti (1998) e Rossi (2005). |
id |
UFC-7_9aeff648a59d18cc85ce817a2388dc51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51716 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneoLíngua portuguesaEnsinoTecnologiaO presente estudo tem como proposta analisar o ensino da língua portuguesa na atualidade, pontuando sobre o uso dos métodos tradicionais quando confrontados com as novas tecnologias e as diversas mídias. Pretendemos conduzir uma reflexão sobre o fazer pedagógico do professor de língua materna, entendendo que essa prática constitui-se um desafio muito grande para o professor da sociedade em que vivemos, visto que é preciso se estabelecer ligações entre o ensino da língua materna e o contexto social do aluno. Diante da atual conjuntura, o professor tem um papel preponderante; pois, ele não está para tão somente formar profissionais com conhecimentos em matérias específicas e, em se tratando de ensino de língua materna, a responsabilidade é ainda maior – ensinar a língua materna, língua com a qual o aluno se comunica, respeitando o conhecimento prévio, o conhecimento de mundo, objetivando contribuir para a sua formação, é uma tarefa que envolve desenvolvimento de habilidade para ler, interpretar, questionar, interagir, em suma, comunicar-se com o seu mundo, preparando-o para o exercício pleno da cidadania. Assim, tomamos como ponto de partida para este estudo os resultados obtidos através de um questionário aplicado nas escolas de nível médio, onde os alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão realizam o estágio supervisionado. Como âncoras tivemos os documentos oficiais (PCNs, 2000) e os teóricos seguintes: Bezerra (2007), Cosson (2009), Garcez (2001), Marcuschi (2007), Neves (2005), Possenti (1998) e Rossi (2005).Pedro & João Editores2020-05-14T13:42:14Z2020-05-14T13:42:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Ana Lúcia Rocha; CARNEIRO, Monica Fontenelle. Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.270-279.978-85-7993-433-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716Silva, Ana Lúcia RochaCarneiro, Monica Fontenelleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51716Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-17T14:04:36Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
title |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
spellingShingle |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo Silva, Ana Lúcia Rocha Língua portuguesa Ensino Tecnologia |
title_short |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
title_full |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
title_sort |
Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo |
author |
Silva, Ana Lúcia Rocha |
author_facet |
Silva, Ana Lúcia Rocha Carneiro, Monica Fontenelle |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Monica Fontenelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Lúcia Rocha Carneiro, Monica Fontenelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino Tecnologia |
topic |
Língua portuguesa Ensino Tecnologia |
description |
O presente estudo tem como proposta analisar o ensino da língua portuguesa na atualidade, pontuando sobre o uso dos métodos tradicionais quando confrontados com as novas tecnologias e as diversas mídias. Pretendemos conduzir uma reflexão sobre o fazer pedagógico do professor de língua materna, entendendo que essa prática constitui-se um desafio muito grande para o professor da sociedade em que vivemos, visto que é preciso se estabelecer ligações entre o ensino da língua materna e o contexto social do aluno. Diante da atual conjuntura, o professor tem um papel preponderante; pois, ele não está para tão somente formar profissionais com conhecimentos em matérias específicas e, em se tratando de ensino de língua materna, a responsabilidade é ainda maior – ensinar a língua materna, língua com a qual o aluno se comunica, respeitando o conhecimento prévio, o conhecimento de mundo, objetivando contribuir para a sua formação, é uma tarefa que envolve desenvolvimento de habilidade para ler, interpretar, questionar, interagir, em suma, comunicar-se com o seu mundo, preparando-o para o exercício pleno da cidadania. Assim, tomamos como ponto de partida para este estudo os resultados obtidos através de um questionário aplicado nas escolas de nível médio, onde os alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão realizam o estágio supervisionado. Como âncoras tivemos os documentos oficiais (PCNs, 2000) e os teóricos seguintes: Bezerra (2007), Cosson (2009), Garcez (2001), Marcuschi (2007), Neves (2005), Possenti (1998) e Rossi (2005). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-05-14T13:42:14Z 2020-05-14T13:42:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Ana Lúcia Rocha; CARNEIRO, Monica Fontenelle. Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.270-279. 978-85-7993-433-9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ana Lúcia Rocha; CARNEIRO, Monica Fontenelle. Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.270-279. 978-85-7993-433-9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pedro & João Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Pedro & João Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935804646031360 |