Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gubert, Fabiane do Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2084
Resumo: Desde o surgimento dos primeiros casos de Aids no cenário epidemiológico mundial, há mais de 25 anos, a prevenção da transmissão do HIV entre mulheres e adolescentes tem sido um dos maiores desafios no controle da doença. Em vista deste cenário, a Educação em Saúde, por meio do uso de tecnologias leves aplicadas à família, tem contribuído para que a população participe dos processos decisórios e sobre os modos de cuidar da saúde, incluindo à prevenção de DST/HIV. Diante deste contexto, o estudo objetivou traduzir, adaptar e validar as escalas Parent-Adolescent Communication Scale – PACS e Partner Communication Scale-PCS junto a adolescentes do sexo feminino em Fortaleza-CE. Pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa, realizada com 313 adolescentes do sexo feminino, que já haviam tido o primeiro intercurso sexual, na faixa etária dos 14 a 18 anos, de três escolas, duas públicas e uma particular. As escalas foram aplicadas juntamente com os questionário, via computador, de novembro/2010 a janeiro/2011. A confiabilidade das escalas foi verificada por meio do teste Alfa de Cronbach e teste de Slipt-Half Coefficient, além do teste-reteste, por meio do teste de Wilcoxon. A validade foi verificada pela validade de conteúdo e de construto por meio da análise de grupos constratados e associação entre os resultados das escalas e variáveis. Os resultados indicaram que o conteúdo das escalas foi considerado compreensivo, segundo comitê de juízes. O Alfa de Crombach foi de 0,86 em escolas públicas e 0,87 em particulares. Em relação à validade de construto por meio dos grupos contrastados, não houve diferença estatisticamente significativa (p=0,067) entre os grupos de adolescentes de escola pública e particular. No teste-reteste, o teste de Wilcoxon indicou p > 0,15. Houve associação entre os escores da PACS-VB e as variáveis: a) idade em escolas particulares (p= 0,007), b) anos de estudo em escolas particulares (p=0,013), c) cor/raça entre rede pública (p=0,004) e particular (p=0,005); d) com quem reside, em escola pública (0 < 0,0001) particulares (p:0,005), e) diálogo sobre a menarca (p < 0,0001); ciência dos pais sobre a iniciação sexual das filhas (p < 0,0001); e ocorrência da primeira relação com o namorado noivo (p=0,006) e idade da sexarca em escolas públicas (p=0,003) e particulares (p=0,002). O uso de método na primeira relação sexual também apresentou relação positiva (p < 0,0001). Já na PCS, idade em escolas públicas (p= 0,007) e particular (p= 0,024); anos de estudo (p=0,002), residir com os pais em escolas públicas (p=0,006) e particulares (p=0,004) c) cor/raça, (p: 0,005). O teste F, de Snedecor (ANOVA), revelou associação entre uso do preservativo em escola pública (p= 0,003). Ainda sobre este quesito, nas duas redes de ensino, houve relação entre o conhecimento da mãe sobre a primeira relação sexual (p <0,0001) e uso do preservativo na primeira relação (p< 0,0001) e comunicação com o parceiro atual. No estudo, observou-se que a comunicação com os pais foi a variável preditiva para comportamentos sexuais saudáveis em adolescentes do sexo feminino, incluindo as relações de diálogo com seus parceiros. Concluiu-se, portanto, que se obteve um instrumento confiável, válido e capaz de avaliar a frequência de comunicação das adolescentes com seus pais e parceiros sexuais.
id UFC-7_9b0eda3c1fe5161d1878b130d25f14a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2084
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIVTranslation, adaptation and validadion of Parent-adolescent Communication Scale and Partner Communication Scale : technology for prevention of STD/HIVSaúde do AdolescenteEstudos de ValidaçãoDesde o surgimento dos primeiros casos de Aids no cenário epidemiológico mundial, há mais de 25 anos, a prevenção da transmissão do HIV entre mulheres e adolescentes tem sido um dos maiores desafios no controle da doença. Em vista deste cenário, a Educação em Saúde, por meio do uso de tecnologias leves aplicadas à família, tem contribuído para que a população participe dos processos decisórios e sobre os modos de cuidar da saúde, incluindo à prevenção de DST/HIV. Diante deste contexto, o estudo objetivou traduzir, adaptar e validar as escalas Parent-Adolescent Communication Scale – PACS e Partner Communication Scale-PCS junto a adolescentes do sexo feminino em Fortaleza-CE. Pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa, realizada com 313 adolescentes do sexo feminino, que já haviam tido o primeiro intercurso sexual, na faixa etária dos 14 a 18 anos, de três escolas, duas públicas e uma particular. As escalas foram aplicadas juntamente com os questionário, via computador, de novembro/2010 a janeiro/2011. A confiabilidade das escalas foi verificada por meio do teste Alfa de Cronbach e teste de Slipt-Half Coefficient, além do teste-reteste, por meio do teste de Wilcoxon. A validade foi verificada pela validade de conteúdo e de construto por meio da análise de grupos constratados e associação entre os resultados das escalas e variáveis. Os resultados indicaram que o conteúdo das escalas foi considerado compreensivo, segundo comitê de juízes. O Alfa de Crombach foi de 0,86 em escolas públicas e 0,87 em particulares. Em relação à validade de construto por meio dos grupos contrastados, não houve diferença estatisticamente significativa (p=0,067) entre os grupos de adolescentes de escola pública e particular. No teste-reteste, o teste de Wilcoxon indicou p > 0,15. Houve associação entre os escores da PACS-VB e as variáveis: a) idade em escolas particulares (p= 0,007), b) anos de estudo em escolas particulares (p=0,013), c) cor/raça entre rede pública (p=0,004) e particular (p=0,005); d) com quem reside, em escola pública (0 < 0,0001) particulares (p:0,005), e) diálogo sobre a menarca (p < 0,0001); ciência dos pais sobre a iniciação sexual das filhas (p < 0,0001); e ocorrência da primeira relação com o namorado noivo (p=0,006) e idade da sexarca em escolas públicas (p=0,003) e particulares (p=0,002). O uso de método na primeira relação sexual também apresentou relação positiva (p < 0,0001). Já na PCS, idade em escolas públicas (p= 0,007) e particular (p= 0,024); anos de estudo (p=0,002), residir com os pais em escolas públicas (p=0,006) e particulares (p=0,004) c) cor/raça, (p: 0,005). O teste F, de Snedecor (ANOVA), revelou associação entre uso do preservativo em escola pública (p= 0,003). Ainda sobre este quesito, nas duas redes de ensino, houve relação entre o conhecimento da mãe sobre a primeira relação sexual (p <0,0001) e uso do preservativo na primeira relação (p< 0,0001) e comunicação com o parceiro atual. No estudo, observou-se que a comunicação com os pais foi a variável preditiva para comportamentos sexuais saudáveis em adolescentes do sexo feminino, incluindo as relações de diálogo com seus parceiros. Concluiu-se, portanto, que se obteve um instrumento confiável, válido e capaz de avaliar a frequência de comunicação das adolescentes com seus pais e parceiros sexuais.Vieira , Neiva Francenely CunhaGubert, Fabiane do Amaral2012-02-15T12:31:45Z2012-02-15T12:31:45Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUBERT, F. A. Tradução, adaptação e validação das escalas Parent-adolescent communication scale e partnet communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV. 2011. 131 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2084porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T12:00:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-25T12:00:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
Translation, adaptation and validadion of Parent-adolescent Communication Scale and Partner Communication Scale : technology for prevention of STD/HIV
title Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
spellingShingle Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
Gubert, Fabiane do Amaral
Saúde do Adolescente
Estudos de Validação
title_short Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
title_full Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
title_fullStr Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
title_full_unstemmed Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
title_sort Tradução, adaptação e validação das escalas parent-adolescent communication scale e partner communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV
author Gubert, Fabiane do Amaral
author_facet Gubert, Fabiane do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira , Neiva Francenely Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Gubert, Fabiane do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Adolescente
Estudos de Validação
topic Saúde do Adolescente
Estudos de Validação
description Desde o surgimento dos primeiros casos de Aids no cenário epidemiológico mundial, há mais de 25 anos, a prevenção da transmissão do HIV entre mulheres e adolescentes tem sido um dos maiores desafios no controle da doença. Em vista deste cenário, a Educação em Saúde, por meio do uso de tecnologias leves aplicadas à família, tem contribuído para que a população participe dos processos decisórios e sobre os modos de cuidar da saúde, incluindo à prevenção de DST/HIV. Diante deste contexto, o estudo objetivou traduzir, adaptar e validar as escalas Parent-Adolescent Communication Scale – PACS e Partner Communication Scale-PCS junto a adolescentes do sexo feminino em Fortaleza-CE. Pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa, realizada com 313 adolescentes do sexo feminino, que já haviam tido o primeiro intercurso sexual, na faixa etária dos 14 a 18 anos, de três escolas, duas públicas e uma particular. As escalas foram aplicadas juntamente com os questionário, via computador, de novembro/2010 a janeiro/2011. A confiabilidade das escalas foi verificada por meio do teste Alfa de Cronbach e teste de Slipt-Half Coefficient, além do teste-reteste, por meio do teste de Wilcoxon. A validade foi verificada pela validade de conteúdo e de construto por meio da análise de grupos constratados e associação entre os resultados das escalas e variáveis. Os resultados indicaram que o conteúdo das escalas foi considerado compreensivo, segundo comitê de juízes. O Alfa de Crombach foi de 0,86 em escolas públicas e 0,87 em particulares. Em relação à validade de construto por meio dos grupos contrastados, não houve diferença estatisticamente significativa (p=0,067) entre os grupos de adolescentes de escola pública e particular. No teste-reteste, o teste de Wilcoxon indicou p > 0,15. Houve associação entre os escores da PACS-VB e as variáveis: a) idade em escolas particulares (p= 0,007), b) anos de estudo em escolas particulares (p=0,013), c) cor/raça entre rede pública (p=0,004) e particular (p=0,005); d) com quem reside, em escola pública (0 < 0,0001) particulares (p:0,005), e) diálogo sobre a menarca (p < 0,0001); ciência dos pais sobre a iniciação sexual das filhas (p < 0,0001); e ocorrência da primeira relação com o namorado noivo (p=0,006) e idade da sexarca em escolas públicas (p=0,003) e particulares (p=0,002). O uso de método na primeira relação sexual também apresentou relação positiva (p < 0,0001). Já na PCS, idade em escolas públicas (p= 0,007) e particular (p= 0,024); anos de estudo (p=0,002), residir com os pais em escolas públicas (p=0,006) e particulares (p=0,004) c) cor/raça, (p: 0,005). O teste F, de Snedecor (ANOVA), revelou associação entre uso do preservativo em escola pública (p= 0,003). Ainda sobre este quesito, nas duas redes de ensino, houve relação entre o conhecimento da mãe sobre a primeira relação sexual (p <0,0001) e uso do preservativo na primeira relação (p< 0,0001) e comunicação com o parceiro atual. No estudo, observou-se que a comunicação com os pais foi a variável preditiva para comportamentos sexuais saudáveis em adolescentes do sexo feminino, incluindo as relações de diálogo com seus parceiros. Concluiu-se, portanto, que se obteve um instrumento confiável, válido e capaz de avaliar a frequência de comunicação das adolescentes com seus pais e parceiros sexuais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-02-15T12:31:45Z
2012-02-15T12:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUBERT, F. A. Tradução, adaptação e validação das escalas Parent-adolescent communication scale e partnet communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV. 2011. 131 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2084
identifier_str_mv GUBERT, F. A. Tradução, adaptação e validação das escalas Parent-adolescent communication scale e partnet communication scale : tecnologia para prevenção de DST/HIV. 2011. 131 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806595045261312