Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Balbino, Aldiania Carlos, Alves, Maria Dalva Santos, Carvalho, Luciana Vieira de, Santos, Míria Conceição Lavinas, Oliveira, Natália Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8910
Resumo: It is aimed at analyzing the concept of educational technology, produced by nursing, applied to the patient. Rodgers´ Evolutionary Method of Concept Analysis was used, identifying background, attributes and consequential damages. 13 articles were selected for analysis in which the background was identified: knowledge deficiency, shortage of nursing professionals’ time, to optimize nursing work, the need to achieve the goals of the patients. Attributes: tool, strategy, innovative approach, pedagogical approach, mediator of knowledge, creative way to encourage the acquisition of skills, health production instrument. Consequences: to improve the quality of life, encouraging healthy behavior, empowerment, reflection and link. It emphasizes the importance of educational technologies for the care in nursing, to boost health education activities.
id UFC-7_9b18f6fd9e85e6161034c2607cf61e7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/8910
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao pacienteAnalysis of the concept of nursing educational technology applied to the patientFormação de ConceitoTecnologia EducacionalIt is aimed at analyzing the concept of educational technology, produced by nursing, applied to the patient. Rodgers´ Evolutionary Method of Concept Analysis was used, identifying background, attributes and consequential damages. 13 articles were selected for analysis in which the background was identified: knowledge deficiency, shortage of nursing professionals’ time, to optimize nursing work, the need to achieve the goals of the patients. Attributes: tool, strategy, innovative approach, pedagogical approach, mediator of knowledge, creative way to encourage the acquisition of skills, health production instrument. Consequences: to improve the quality of life, encouraging healthy behavior, empowerment, reflection and link. It emphasizes the importance of educational technologies for the care in nursing, to boost health education activities.Objetivou-se analisar o conceito de tecnologia educacional, produzido pela Enfermagem, aplicada ao paciente. Utilizou-se Modelo Evolucionário de Análise de Conceito, identificando-se antecedentes, atributos e consequentes. Selecionaram-se 13 artigos para análise nos quais se identificaram os antecedentes: deficiência de conhecimento, escassez de tempo dos profissionais, otimizar trabalho da enfermagem, atingir as metas dos pacientes; atributos: ferramenta, estratégia, abordagem inovadora, abordagem pedagógica, mediadora de conhecimentos, forma criativa de estimular a aquisição de competências, instrumento de produção da saúde; consequentes: melhora da qualidade de vida, estímulo a comportamentos saudáveis, empoderamento, reflexão e vínculo. Enfatiza-se a importância das tecnologias educacionais para o cuidado em Enfermagem, ao dinamizar as atividades de Educação em Saúde.El objetivo fue analizar el concepto de tecnología educacional, producido por la Enfermería, aplicada al paciente. Se utilizó el Modelo de Evolución de Análisis del Concepto, identificándose antecedentes, atributos, y consecuentes. Se seleccionaron 13 artículos para análisis, donde se identificaron los antecedentes: deficiencia de conocimiento, escasez de tiempo de los profesionales de enfermería, optimización del trabajo da enfermería, necesidad de alcanzar metas de pacientes; atributos: herramienta, estrategia, abordaje innovador, enfoque pedagógico, mediadora de conocimientos, forma creativa de estimular la adquisición de competencias, instrumento de producción de salud; consecuentes: mejora de calidad de vida, estímulo a comportamientos saludables, empoderamiento, reflexión y vínculo. Se enfatiza la importancia de las tecnologías educacionales para la atención de enfermería, al dinamizar actividades de educación en salud.Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste2014-08-27T12:09:39Z2014-08-27T12:09:39Z2014-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfÁFIO, A. C. E. et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev. Rene, v. 15, n. 1, p. 158-65, jan./fev., 2014.1517-3852 Impresso2175-6783 Onlinehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8910Áfio, Aline Cruz EsmeraldoBalbino, Aldiania CarlosAlves, Maria Dalva SantosCarvalho, Luciana Vieira deSantos, Míria Conceição LavinasOliveira, Natália Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-13T18:18:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/8910Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:32.558892Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
Analysis of the concept of nursing educational technology applied to the patient
title Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
spellingShingle Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Formação de Conceito
Tecnologia Educacional
title_short Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
title_full Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
title_fullStr Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
title_full_unstemmed Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
title_sort Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
author Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
author_facet Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Balbino, Aldiania Carlos
Alves, Maria Dalva Santos
Carvalho, Luciana Vieira de
Santos, Míria Conceição Lavinas
Oliveira, Natália Rodrigues
author_role author
author2 Balbino, Aldiania Carlos
Alves, Maria Dalva Santos
Carvalho, Luciana Vieira de
Santos, Míria Conceição Lavinas
Oliveira, Natália Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Balbino, Aldiania Carlos
Alves, Maria Dalva Santos
Carvalho, Luciana Vieira de
Santos, Míria Conceição Lavinas
Oliveira, Natália Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Conceito
Tecnologia Educacional
topic Formação de Conceito
Tecnologia Educacional
description It is aimed at analyzing the concept of educational technology, produced by nursing, applied to the patient. Rodgers´ Evolutionary Method of Concept Analysis was used, identifying background, attributes and consequential damages. 13 articles were selected for analysis in which the background was identified: knowledge deficiency, shortage of nursing professionals’ time, to optimize nursing work, the need to achieve the goals of the patients. Attributes: tool, strategy, innovative approach, pedagogical approach, mediator of knowledge, creative way to encourage the acquisition of skills, health production instrument. Consequences: to improve the quality of life, encouraging healthy behavior, empowerment, reflection and link. It emphasizes the importance of educational technologies for the care in nursing, to boost health education activities.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27T12:09:39Z
2014-08-27T12:09:39Z
2014-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ÁFIO, A. C. E. et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev. Rene, v. 15, n. 1, p. 158-65, jan./fev., 2014.
1517-3852 Impresso
2175-6783 Online
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8910
identifier_str_mv ÁFIO, A. C. E. et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev. Rene, v. 15, n. 1, p. 158-65, jan./fev., 2014.
1517-3852 Impresso
2175-6783 Online
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste
publisher.none.fl_str_mv Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028833860780032