Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502 |
Resumo: | Enquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidos |
id |
UFC-7_9bb60c66a683be88a935ca0cfa651f5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46502 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termosEducaçãoMatemáticaNúmero - ConceitoEnquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidosEdUECE2019-10-04T19:10:36Z2019-10-04T19:10:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332.978 85 7826 675 2 1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502Barguil, Paulo Meirelesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T19:10:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:28.063768Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
title |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
spellingShingle |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos Barguil, Paulo Meireles Educação Matemática Número - Conceito |
title_short |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
title_full |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
title_fullStr |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
title_full_unstemmed |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
title_sort |
Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos |
author |
Barguil, Paulo Meireles |
author_facet |
Barguil, Paulo Meireles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barguil, Paulo Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Número - Conceito |
topic |
Educação Matemática Número - Conceito |
description |
Enquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidos |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-04T19:10:36Z 2019-10-04T19:10:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332. 978 85 7826 675 2 1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502 |
identifier_str_mv |
BARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332. 978 85 7826 675 2 1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028783656009728 |