Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barguil, Paulo Meireles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502
Resumo: Enquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidos
id UFC-7_9bb60c66a683be88a935ca0cfa651f5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46502
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termosEducaçãoMatemáticaNúmero - ConceitoEnquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidosEdUECE2019-10-04T19:10:36Z2019-10-04T19:10:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332.978 85 7826 675 2 1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502Barguil, Paulo Meirelesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T19:10:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:28.063768Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
title Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
spellingShingle Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
Barguil, Paulo Meireles
Educação
Matemática
Número - Conceito
title_short Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
title_full Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
title_fullStr Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
title_full_unstemmed Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
title_sort Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos
author Barguil, Paulo Meireles
author_facet Barguil, Paulo Meireles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barguil, Paulo Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática
Número - Conceito
topic Educação
Matemática
Número - Conceito
description Enquanto na Língua Portuguesa, é notória a distinção de letras e palavras, sendo as primeiras utilizadas na produção das segundas, na Educação Matemática, há uma terrível confusão conceitual entre os vocábulos algarismo, número, numeral e dígito. Esse texto apresenta várias citações – de livros da Educação Básica e da Educação Superior – que, ampliam, há quase três décadas, esse caos, pois abordam esses vocábulos como sinônimos. O que significa cada uma dessas palavras? Tendo em vista que lacunas epistemológicas se expressam na qualidade do ensino e da aprendizagem, a redação deste texto visa à limpidez conceitual dos termos algarismo, número, numeral e dígito, a qual pode contribuir para uma comunicação mais eficaz e favorecer, consequentemente, resultados pedagógicos mais satisfatórios. Número é o significado, enquanto o numeral é o significante, que pode utilizar diferentes símbolos, sendo os algarismos um desses tipos. Os registros verbais e numéricos utilizam dígitos própriosque são ocupados, respectivamente, por letras e algarismos, que podem ser ou não repetidos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-04T19:10:36Z
2019-10-04T19:10:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332.
978 85 7826 675 2 1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502
identifier_str_mv BARGUIL, Paulo Meireles. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332.
978 85 7826 675 2 1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028783656009728