Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498 |
Resumo: | O trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...] |
id |
UFC-7_9bf74c88f3d664bbcd9597f96f2e943a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37498 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativoLiteratura InfantilRecontos oraisProdução textualProcesso avaliativoO trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...]III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-21T15:13:20Z2018-11-21T15:13:20Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179.: 85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498Gondim, Meire Virgínia CabralLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soaresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37498Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:30.042438Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
title |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
spellingShingle |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo Gondim, Meire Virgínia Cabral Literatura Infantil Recontos orais Produção textual Processo avaliativo |
title_short |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
title_full |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
title_fullStr |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
title_full_unstemmed |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
title_sort |
Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
author |
Gondim, Meire Virgínia Cabral |
author_facet |
Gondim, Meire Virgínia Cabral Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondim, Meire Virgínia Cabral Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil Recontos orais Produção textual Processo avaliativo |
topic |
Literatura Infantil Recontos orais Produção textual Processo avaliativo |
description |
O trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...] |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2018-11-21T15:13:20Z 2018-11-21T15:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179. : 85 7485 098 5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498 |
identifier_str_mv |
GONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179. : 85 7485 098 5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028791357800448 |