Recontos de histórias literárias e processo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Meire Virgínia Cabral
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498
Resumo: O trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...]
id UFC-7_9bf74c88f3d664bbcd9597f96f2e943a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37498
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Recontos de histórias literárias e processo avaliativoLiteratura InfantilRecontos oraisProdução textualProcesso avaliativoO trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...]III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-21T15:13:20Z2018-11-21T15:13:20Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179.: 85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498Gondim, Meire Virgínia CabralLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soaresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37498Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:30.042438Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
title Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
spellingShingle Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
Gondim, Meire Virgínia Cabral
Literatura Infantil
Recontos orais
Produção textual
Processo avaliativo
title_short Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
title_full Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
title_fullStr Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
title_full_unstemmed Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
title_sort Recontos de histórias literárias e processo avaliativo
author Gondim, Meire Virgínia Cabral
author_facet Gondim, Meire Virgínia Cabral
Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
author_role author
author2 Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Meire Virgínia Cabral
Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Recontos orais
Produção textual
Processo avaliativo
topic Literatura Infantil
Recontos orais
Produção textual
Processo avaliativo
description O trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...]
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-11-21T15:13:20Z
2018-11-21T15:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179.
: 85 7485 098 5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498
identifier_str_mv GONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179.
: 85 7485 098 5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028791357800448