A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46257
Resumo: Estudar, pesquisar, conhecer sobre currículo, ações que se fazem necessárias para melhor desenvolvê-to. Estudo esse que tem tido um especial enfoque nas últimas décadas, destacando-se como relevante a necessidade da avaliação curricular, é fator que se faz presente na educação, pois é vivenciado nas escolas por seus pares. Partindo do pressuposto de que as condições de desenvolvimento de um currículo escolar só poderão ser entendidas de fato se buscadas em conjunto, infere-se que, necessitam ser avaliadas num contexto para que assim possam ser compreendidas. Com estas expectativas realizou-se no período de estudos das disciplinas do mestrado, especificamente, na disciplina de Avaliação Curricular, uma pesquisa piloto ou pré-teste em uma Escola Pública Municipal de Teresina - PI, situada na zona sudeste da cidade, definindo-se como sujeitos, três professoras de 5° ano do Ensino Fundamental. Foi proposto às professoras que avaliassem o desenvolvimento do currículo da escola em que trabalham, a partir de alguns aspectos curriculares que o compõem. Outros sujeitos foram envolvidos (pedagoga e técnica da secretaria), como contributivo às ideias expressas na avaliação realizada pelas professoras. [...]
id UFC-7_9d878152826b90525a031d427760504d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46257
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PIEducaçãoDesenvolvimento de currículoAvaliação curricularEscola públicaEstudar, pesquisar, conhecer sobre currículo, ações que se fazem necessárias para melhor desenvolvê-to. Estudo esse que tem tido um especial enfoque nas últimas décadas, destacando-se como relevante a necessidade da avaliação curricular, é fator que se faz presente na educação, pois é vivenciado nas escolas por seus pares. Partindo do pressuposto de que as condições de desenvolvimento de um currículo escolar só poderão ser entendidas de fato se buscadas em conjunto, infere-se que, necessitam ser avaliadas num contexto para que assim possam ser compreendidas. Com estas expectativas realizou-se no período de estudos das disciplinas do mestrado, especificamente, na disciplina de Avaliação Curricular, uma pesquisa piloto ou pré-teste em uma Escola Pública Municipal de Teresina - PI, situada na zona sudeste da cidade, definindo-se como sujeitos, três professoras de 5° ano do Ensino Fundamental. Foi proposto às professoras que avaliassem o desenvolvimento do currículo da escola em que trabalham, a partir de alguns aspectos curriculares que o compõem. Outros sujeitos foram envolvidos (pedagoga e técnica da secretaria), como contributivo às ideias expressas na avaliação realizada pelas professoras. [...]Edições UFC2019-09-27T18:24:54Z2019-09-27T18:24:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfAGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 176-193.978-85-866-2722-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46257Aguiar, Elenita Maria Dias de SousaHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-27T18:24:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-09-27T18:24:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
title A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
spellingShingle A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Educação
Desenvolvimento de currículo
Avaliação curricular
Escola pública
title_short A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
title_full A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
title_fullStr A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
title_full_unstemmed A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
title_sort A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI
author Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
author_facet Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_role author
author2 Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desenvolvimento de currículo
Avaliação curricular
Escola pública
topic Educação
Desenvolvimento de currículo
Avaliação curricular
Escola pública
description Estudar, pesquisar, conhecer sobre currículo, ações que se fazem necessárias para melhor desenvolvê-to. Estudo esse que tem tido um especial enfoque nas últimas décadas, destacando-se como relevante a necessidade da avaliação curricular, é fator que se faz presente na educação, pois é vivenciado nas escolas por seus pares. Partindo do pressuposto de que as condições de desenvolvimento de um currículo escolar só poderão ser entendidas de fato se buscadas em conjunto, infere-se que, necessitam ser avaliadas num contexto para que assim possam ser compreendidas. Com estas expectativas realizou-se no período de estudos das disciplinas do mestrado, especificamente, na disciplina de Avaliação Curricular, uma pesquisa piloto ou pré-teste em uma Escola Pública Municipal de Teresina - PI, situada na zona sudeste da cidade, definindo-se como sujeitos, três professoras de 5° ano do Ensino Fundamental. Foi proposto às professoras que avaliassem o desenvolvimento do currículo da escola em que trabalham, a partir de alguns aspectos curriculares que o compõem. Outros sujeitos foram envolvidos (pedagoga e técnica da secretaria), como contributivo às ideias expressas na avaliação realizada pelas professoras. [...]
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-09-27T18:24:54Z
2019-09-27T18:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 176-193.
978-85-866-2722-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46257
identifier_str_mv AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 176-193.
978-85-866-2722-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935784722038784