Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Carlos Henrique Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174
Resumo: PINHEIRO, Carlos Henrique Lopes. Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará. 2013. 252f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013.
id UFC-7_9dd426b4b141c5765994e65f811912d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7174
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do CearáUniversidades e faculdades públicas - Aspectos sociais - CearáProfessores universitários - Ceará - AtitudesEnsino superior - Aspectos sociais - CearáDemocratização da educação - CearáExpansão do ensino superior - CearáPINHEIRO, Carlos Henrique Lopes. Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará. 2013. 252f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013.A expansão e interiorização do ensino superior, no contexto brasileiro contemporâneo, possibilitaram a inserção de novos questionamentos acerca da política educacional, estrutura e funcionamento, inclusão e profissionalização, dentre tantos outros temas passíveis da investigação sociológica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansão pública e espacializada desse nível de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada também pela investigação e compreensão dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade às pesquisas que buscam compreender a dinâmica do ensino superior brasileiro pelo viés da interiorização, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetórias narradas pelos próprios professores universitários que vivenciam suas práticas acadêmicas cotidianas e mantêm vínculos institucionais nas universidades públicas do interior do Ceará. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representações identitárias que circundam a noção do trabalho docente e envolvem um conjunto de variáveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como “reconhecimento social”, “resistência”, “alteridade”, “campo simbólico”, “jogo de interesses”, “pertencimento” e “ação social”, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, não podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nível de ensino, a natureza da instituição educacional, os vínculos empregatícios e as condições de trabalho nem, tão pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vínculos que mantém com estes espaços, suas estratégias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou não nestas cidades. Ao estudar a interiorização do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituições, podemos verificar além dos problemas e percalços deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territórios produz impactos variados, que é importante compreender a relação cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial é possível compreender o fenômeno da expansão e interiorização do ensino superior no Brasil e no Ceará.www.teses.ufc.brPaiva, Antonio Cristian SaraivaPinheiro, Carlos Henrique Lopes2014-01-22T13:35:19Z2014-01-22T13:35:19Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPinheiro, C. H. L.; Paiva; A. C. S. (2013)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T15:32:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7174Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:21.310571Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
title Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
spellingShingle Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
Pinheiro, Carlos Henrique Lopes
Universidades e faculdades públicas - Aspectos sociais - Ceará
Professores universitários - Ceará - Atitudes
Ensino superior - Aspectos sociais - Ceará
Democratização da educação - Ceará
Expansão do ensino superior - Ceará
title_short Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
title_full Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
title_fullStr Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
title_full_unstemmed Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
title_sort Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará
author Pinheiro, Carlos Henrique Lopes
author_facet Pinheiro, Carlos Henrique Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Antonio Cristian Saraiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Carlos Henrique Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades públicas - Aspectos sociais - Ceará
Professores universitários - Ceará - Atitudes
Ensino superior - Aspectos sociais - Ceará
Democratização da educação - Ceará
Expansão do ensino superior - Ceará
topic Universidades e faculdades públicas - Aspectos sociais - Ceará
Professores universitários - Ceará - Atitudes
Ensino superior - Aspectos sociais - Ceará
Democratização da educação - Ceará
Expansão do ensino superior - Ceará
description PINHEIRO, Carlos Henrique Lopes. Percepções e trajetórias docentes: mobilidade no contexto da interiorização e expansão do ensino superior público no Estado do Ceará. 2013. 252f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-01-22T13:35:19Z
2014-01-22T13:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinheiro, C. H. L.; Paiva; A. C. S. (2013)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174
identifier_str_mv Pinheiro, C. H. L.; Paiva; A. C. S. (2013)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028754288541696