Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Camila Bandeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776
Resumo: Os esforços de planejamento do espaço urbano e de transportes incorporam estruturas conceituais de relações entre princípios e conceitos que têm evoluído à medida que se compreende melhor relações como, por exemplo, transportes e sustentabilidade, eficiência e qualidade de vida, desigualdade socioespacial e equidade. Nesta pesquisa de tese, cujo objetivo geral é realizar a crítica ao planejamento do espaço urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, pretende-se consolidar os elementos essenciais deste paradigma na busca por uma cidade sustentável, definindo suas interrelações, princípios, foco e objeto de análise. Considera-se o plano diretor como principal instrumento de ordenamento territorial dos municípios, refletindo preocupações com o crescimento e desenvolvimento urbano de cada cidade, assim como os planos de transportes como orientadores da organização dos sistemas de mobilidade das cidades. Esta pesquisa avalia o quanto estes esforços de planejamento vêm incorporando a evolução paradigmática do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, assim como analisa a relação destes planos e a redução da desigualdade socioespacial da acessibilidade, para a cidade de Fortaleza.
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