Estudos de avaliação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39232
Resumo: Inicialmente faz-se necessário um passeio pela história acerca do surgimento das instituições de educação infantil que decorre justamente por uma demanda do adulto, pois, com a entrada da mulher no mercado de trabalho surge a necessidade de um espaço para deixar os filhos. No Brasil, recentemente, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394/96, a Educação Infantil deixa de ser um direito da mulher para ser um direito da criança. É importante ressaltar que a legislação da educação vigente apresenta a avaliação como ponto fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do educando explicitando no Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB: “Na educação infantil a avaliação farse-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”. [...]
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