Atuação dos bolsistas de iniciação acadêmica nos laboratórios de ensino de física da UFC
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63618 |
Resumo: | Neste trabalho relatamos a atuação dos bolsistas de Iniciação Acadêmica nos laboratórios de ensino de física da UFC e os ganhos decorrentes dessa atuação para os bolsistas e para a própria instituição. Nossa atuação ocorreu nos seis laboratórios de ensino de física. De uma maneira geral executamos tarefas gerais dos laboratórios tais como: manutenção preventiva de aparelhos, elaboração de inventário dos equipamentos, reaproveitamentos de materiais sem uso e até mesmo a construção de alguns equipamentos. Na manutenção preventiva, verificamos o estado de uso de pilhas e baterias de inúmeros multímetros digitais e analógicos e a substituição das mesmas quando necessário. Fizemos pequenos reparos como a substituição de fusíveis queimados e o levantamento de problemas apresentados por alguns aparelhos que foram enviados para reparo. Como reaproveitamento de material sem uso, recuperamos um equipamento utilizado para a demonstração do freio magnético. O laboratório de eletricidade possuía dois equipamentos, sendo que um dos exemplares estava totalmente inutilizado. Desmontamos o equipamento danificado e usando o outro como modelo montamos novamente, deixando-o em plena condição de uso. Construímos diversas bobinas para completar os conjuntos experimentais utilizados nas práticas de eletromagnetismo. Construímos uma bobina com 300 espiras e duas com 1200 espiras e verificamos o funcionamento das mesmas em comparação com as bobinas industrializadas existentes no laboratório. Concluímos que as bobinas por nós construídas tiveram desempenho igual às industrializadas. Em face do sucesso na construção das bobinas citadas, construímos sete bobinas com 500 espiras cada. Essas bobinas, ainda não disponíveis no laboratório, foram incorporadas aos conjuntos existentes de modo a permitir novas opções experimentais. Concluindo, nossa atuação contribuiu com nosso conhecimento de física e com a melhoria dos laboratórios de ensino de física. |
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