Considerações sobre a calibração do modelo de car-following do vissim para vias arteriais urbanas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69485 |
Resumo: | The traffic microsimulation software VISSIM has been widely used over the past two decades. The software provides the user with two models of car-following, W74 and W99, both based on Wiedemann’s psychophysical model. This paper aims to make a discussion of relevant points about the calibration of the VISSIM car- following algorithm for modelling traffic operations on urban arterials. Initially, a conceptual discussion that compares the model originally proposed by Wiedemann with its versions incorporated in microssimulator is presented. Then the paper shows a sensitivity analysis, which indicates that the W74 algorithm is the most appropriate for modeling travel times and delays for urban roads. Important conceptual aspects of the calibration methodology such as choice of the parameters and the performance measures are discussed. The calibrated model resulted in errors of average travel time estimation of up to 7%. |
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Considerações sobre a calibração do modelo de car-following do vissim para vias arteriais urbanasEngenharia de transportesThe traffic microsimulation software VISSIM has been widely used over the past two decades. The software provides the user with two models of car-following, W74 and W99, both based on Wiedemann’s psychophysical model. This paper aims to make a discussion of relevant points about the calibration of the VISSIM car- following algorithm for modelling traffic operations on urban arterials. Initially, a conceptual discussion that compares the model originally proposed by Wiedemann with its versions incorporated in microssimulator is presented. Then the paper shows a sensitivity analysis, which indicates that the W74 algorithm is the most appropriate for modeling travel times and delays for urban roads. Important conceptual aspects of the calibration methodology such as choice of the parameters and the performance measures are discussed. The calibrated model resulted in errors of average travel time estimation of up to 7%.O software de microssimulação de tráfego VISSIM tem sido amplamente utilizado nas últimas duas décadas. O programa oferece ao usuário dois modelos de car-following, o W74 e o W99, ambos baseados no reconhecido modelo psicofísico de Wiedemann. O presente artigo tem como principal objetivo fazer uma discussão sobre pontos relevantes acerca da calibração do modelo de car-following do VISSIM para a modelagem do desempenho operacional do tráfego em vias arteriais. Inicialmente é apresentada uma discussão conceitual que compara o modelo originalmente proposto por Wiedemann com as versões incorporadas no microssimulador. Em seguida o artigo traz uma análise de sensibilidade que indica que o algoritmo W74 é mais adequado para modelar tempo de viagem e atraso para vias urbanas. Aspectos conceituais importantes sobre a metodologia de calibração como escolha dos parâmetros e das medidas de desempenho são discutidos. O modelo calibrado resultou em erros de estimação de tempo médio de viagem de até 7%.Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes2022-11-25T14:09:17Z2022-11-25T14:09:17Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLACERDA, V. M.; CASTRO NETO, M. M. Considerações sobre a calibração do modelo de car-following do vissim para vias arteriais urbanas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 28., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014. p. 1-12.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69485Lacerda, Victor MacêdoCastro Neto, Manoel Mendonça deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T14:09:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:18.446281Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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