Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso Filho, Celso Gabriel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Tereza Denyse Pereira de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224
Resumo: Os edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria, construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas de férreas. São verificados vários tipos de solo, a fim de avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros também são analisados, tais como a distância da linha férrea, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas análises são feitas utilizando um programa matemático. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas.
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