Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224 |
Resumo: | Os edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria, construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas de férreas. São verificados vários tipos de solo, a fim de avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros também são analisados, tais como a distância da linha férrea, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas análises são feitas utilizando um programa matemático. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas. |
id |
UFC-7_9e57e647b2eda3de7db0cfd38a0aca58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/62224 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviáriasVelocidade de vibraçãoVibração no soloFerroviaVelocidade do tremOs edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria, construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas de férreas. São verificados vários tipos de solo, a fim de avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros também são analisados, tais como a distância da linha férrea, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas análises são feitas utilizando um programa matemático. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas.Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) - https://cilamce.com.br/anais/index.php?ano=20202021-11-18T18:07:30Z2021-11-18T18:07:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROSO FILHO, Celso Gabriel; ARAÚJO, Tereza Denyse Pereira de. Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING - CILAMCE, XLI., 16-19 nov. 2020, on-line. Proceedings […], 2020.2675-6269http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224Barroso Filho, Celso GabrielAraújo, Tereza Denyse Pereira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-18T18:07:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62224Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:37.903916Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
title |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
spellingShingle |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias Barroso Filho, Celso Gabriel Velocidade de vibração Vibração no solo Ferrovia Velocidade do trem |
title_short |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
title_full |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
title_fullStr |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
title_full_unstemmed |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
title_sort |
Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias |
author |
Barroso Filho, Celso Gabriel |
author_facet |
Barroso Filho, Celso Gabriel Araújo, Tereza Denyse Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Tereza Denyse Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso Filho, Celso Gabriel Araújo, Tereza Denyse Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Velocidade de vibração Vibração no solo Ferrovia Velocidade do trem |
topic |
Velocidade de vibração Vibração no solo Ferrovia Velocidade do trem |
description |
Os edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria, construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas de férreas. São verificados vários tipos de solo, a fim de avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros também são analisados, tais como a distância da linha férrea, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas análises são feitas utilizando um programa matemático. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-11-18T18:07:30Z 2021-11-18T18:07:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROSO FILHO, Celso Gabriel; ARAÚJO, Tereza Denyse Pereira de. Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING - CILAMCE, XLI., 16-19 nov. 2020, on-line. Proceedings […], 2020. 2675-6269 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224 |
identifier_str_mv |
BARROSO FILHO, Celso Gabriel; ARAÚJO, Tereza Denyse Pereira de. Estudo analítico sobre velocidade de vibração de solos próximos a linhas ferroviárias. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING - CILAMCE, XLI., 16-19 nov. 2020, on-line. Proceedings […], 2020. 2675-6269 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) - https://cilamce.com.br/anais/index.php?ano=2020 |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) - https://cilamce.com.br/anais/index.php?ano=2020 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028770624307200 |