As concepções de corpo e o consumo de moda praia para as banhistas frequentadoras da Praia de Iracema em Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Iara Luciana de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32703
Resumo: BARBOSA, Iara Luciana de Lima. As concepções de corpo e o consumo de moda praia para as banhistas frequentadoras da Praia de Iracema em Fortaleza-CE. 2017. 51 f. Monografia (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
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spelling As concepções de corpo e o consumo de moda praia para as banhistas frequentadoras da Praia de Iracema em Fortaleza-CEBody conceptions and consumption of beachwear for bathers attending Praia de Iracema in Fortaleza-CEPraia de Iracema.Moda Praia.Corpo.BARBOSA, Iara Luciana de Lima. As concepções de corpo e o consumo de moda praia para as banhistas frequentadoras da Praia de Iracema em Fortaleza-CE. 2017. 51 f. Monografia (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.Brazil with its immense coastline and its beautiful beaches and tropical climate are an invitation to the sea bath, making women increasingly seek new models of clothing for this purpose. Thus, the market for beachwear has been growing more and more being the country one of the main exporters of the product, causing a constant change in the models, colors and shapes. The study presents the results of the survey carried out with bathers from Iracema beach in Fortaleza-CE and aims to analyze the consumption of beachwear, verifying which factors may influence the purchase. The research allowed us to study issues related to the history of beachwear, the body's role in buying clothing and its consumption. The methodology of this research is a bibliographical and field, being of qualitative and quantitative character, having been applied an inquiry with open and closed questions with 100 women of age between 15 to 40 years, who attend Praia de Iracema. The results of the study show that for the most part, the research participants are students, regarding the price of the bikinis they usually buy, the amount paid, and where they are found. It was possible to realize that many women seem to be able to expose the body more naturally, others can wear some types of swimwear, however, they wear clothes that cover parts of the body. With the answers it is clear that there is no brand of loyalty for the majority.O Brasil com seu imenso litoral e com suas lindas praias e clima tropical são um convite ao banho de mar, fazendo com as mulheres cada vez mais busque novos modelos de vestuário para esse fim. Assim, o mercado das roupas de praia vem crescendo cada vez mais sendo o país um dos principais exportadores do produto, fazendo com que haja uma constante mudança nos modelos, cores e formas. O trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada com banhistas da praia de Iracema em Fortaleza-CE e tem o objetivo de analisar o consumo de moda praia, verificando quais os fatores que podem influenciar no ato da compra. A pesquisa permitiu estudar questões relativas à história da moda praia, funções que o corpo exerce na compra do vestuário e o seu consumo. A metodologia dessa pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, sendo de caráter qualitativo e quantitativo, tendo sido aplicado um inquérito com questões abertas e fechadas com 100 mulheres de idade entre 15 a 40 anos, que frequentam a Praia de Iracema. Os resultados do estudo demonstram que em sua maior parte, os participantes da pesquisa são estudantes, quanto ao preço dos biquínis que costumam comprar, o valor pago, e onde são encontrados. Foi possível perceber que muitas mulheres parecem ter facilidade de expor o corpo de modo mais natural, outras conseguem vestir alguns tipos de roupa de banho, no entanto, utilizam roupas que encobrem partes do corpo. Com as respostas fica claro não haver uma marca de fidelização para a maioria.Araújo, Maria do Socorro deBarbosa, Iara Luciana de Lima2018-06-08T13:38:56Z2018-06-08T13:38:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, I. L. de L. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32703porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T13:39:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32703Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:39.125172Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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