Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000jh28 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773 |
Resumo: | Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas. |
id |
UFC-7_a0931b4faaead578a9cf8e52976334fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/58773 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinívelDesempenho EscolarModelo MultinívelEscolas Públicas dos Municípios CearensesProva BrasilEste trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas.Castelar, Luiz Ivan de Melo,Alencar, Frederico Augusto Gomes deLemos, Daniel Catrib de Azevedo2021-06-02T01:47:03Z2021-06-02T01:47:03Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773ark:/83112/001300000jh28porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T01:47:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:18.415661Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
title |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
spellingShingle |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível Lemos, Daniel Catrib de Azevedo Desempenho Escolar Modelo Multinível Escolas Públicas dos Municípios Cearenses Prova Brasil |
title_short |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
title_full |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
title_fullStr |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
title_full_unstemmed |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
title_sort |
Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
author |
Lemos, Daniel Catrib de Azevedo |
author_facet |
Lemos, Daniel Catrib de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castelar, Luiz Ivan de Melo, Alencar, Frederico Augusto Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Daniel Catrib de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho Escolar Modelo Multinível Escolas Públicas dos Municípios Cearenses Prova Brasil |
topic |
Desempenho Escolar Modelo Multinível Escolas Públicas dos Municípios Cearenses Prova Brasil |
description |
Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-06-02T01:47:03Z 2021-06-02T01:47:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000jh28 |
identifier_str_mv |
LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020. ark:/83112/001300000jh28 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373783497474048 |