Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Daniel Catrib de Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000jh28
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
Resumo: Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas.
id UFC-7_a0931b4faaead578a9cf8e52976334fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58773
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinívelDesempenho EscolarModelo MultinívelEscolas Públicas dos Municípios CearensesProva BrasilEste trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas.Castelar, Luiz Ivan de Melo,Alencar, Frederico Augusto Gomes deLemos, Daniel Catrib de Azevedo2021-06-02T01:47:03Z2021-06-02T01:47:03Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773ark:/83112/001300000jh28porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T01:47:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:18.415661Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
title Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
spellingShingle Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
Lemos, Daniel Catrib de Azevedo
Desempenho Escolar
Modelo Multinível
Escolas Públicas dos Municípios Cearenses
Prova Brasil
title_short Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
title_full Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
title_fullStr Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
title_full_unstemmed Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
title_sort Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
author Lemos, Daniel Catrib de Azevedo
author_facet Lemos, Daniel Catrib de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castelar, Luiz Ivan de Melo,
Alencar, Frederico Augusto Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Daniel Catrib de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Escolar
Modelo Multinível
Escolas Públicas dos Municípios Cearenses
Prova Brasil
topic Desempenho Escolar
Modelo Multinível
Escolas Públicas dos Municípios Cearenses
Prova Brasil
description Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-02T01:47:03Z
2021-06-02T01:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000jh28
identifier_str_mv LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020.
ark:/83112/001300000jh28
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373783497474048