Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Sara de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54252
Resumo: O presente trabalho é um recorte de uma monografia cujo objetivo foi estabelecer uma reflexão sobre a análise, a avaliação e a seleção de livros didáticos de língua estrangeira, em especial os de língua espanhola, e destacar a importância de realizar essa etapa durante o processo de seleção do livro didático de forma adequada apresentando critérios bem definidos. Portanto, nos deteremos principalmente na apresentação do instrumento. A partir de tal reflexão construímos um instrumento de avaliação que possa orientar essa seleção de materiais de língua espanhola para as séries finais do ensino fundamental, ressaltamos também que esse instrumento pode ser adaptado a outros contextos de ensino. Nos baseamos em alguns modelos já existentes de instrumento de avaliação de livros didáticos dos últimos dez anos (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizam esse processo como um todo, também nos debruçamos nos estudos sobre o livro didático de língua estrangeira e sua importância (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER E URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) e, por fim, nas competências gerais e específicas da BNCC do Ensino Fundamental de língua inglesa e de outros documentos oficiais que regem o ensino na educação básica no Brasil.
id UFC-7_a102f0ed2ed1ad634254fd56c88fb5be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54252
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino FundamentalProcesso de ensino e aprendizagemLivro didáticoLíngua espanholaInstrumentos de avaliação de livro didáticoO presente trabalho é um recorte de uma monografia cujo objetivo foi estabelecer uma reflexão sobre a análise, a avaliação e a seleção de livros didáticos de língua estrangeira, em especial os de língua espanhola, e destacar a importância de realizar essa etapa durante o processo de seleção do livro didático de forma adequada apresentando critérios bem definidos. Portanto, nos deteremos principalmente na apresentação do instrumento. A partir de tal reflexão construímos um instrumento de avaliação que possa orientar essa seleção de materiais de língua espanhola para as séries finais do ensino fundamental, ressaltamos também que esse instrumento pode ser adaptado a outros contextos de ensino. Nos baseamos em alguns modelos já existentes de instrumento de avaliação de livros didáticos dos últimos dez anos (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizam esse processo como um todo, também nos debruçamos nos estudos sobre o livro didático de língua estrangeira e sua importância (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER E URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) e, por fim, nas competências gerais e específicas da BNCC do Ensino Fundamental de língua inglesa e de outros documentos oficiais que regem o ensino na educação básica no Brasil.El presente trabajo es un recorte de una monografía cuyo objetivo fue establecer una reflexión sobre el análisis, la evaluación y la selección de libros didácticos de lengua extranjera, en especial los de lengua española, y destacar la importancia de realizar esa etapa durante el proceso de selección del libro didáctico de forma adecuada presentando criterios bien definidos. Por lo tanto, nos detendremos principalmente en la presentación del instrumento. A partir de tal reflexión construimos un instrumento de evaluación que pueda orientar esa selección de materiales de lengua española para las series finales de la enseñanza fundamental, destacamos también que ese instrumento puede ser adaptado a otros contextos de enseñanza. Nos basamos en algunos modelos de instrumentos ya existentes de evaluación de libros didácticos de los últimos diez años (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizan ese proceso de manera general, también nos dedicamos a los estudios sobre el libro didáctico de lengua extranjera y su importancia (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER Y URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) y, por último, en las competencias generales y específicas de la BNCC de la Enseñanza Fundamental de lengua inglesa y de otros documentos oficiales que rigen la enseñanza en la educación básica en Brasil.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-23T23:00:24Z2020-09-23T23:00:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos; LIMA, Sara de Paula. Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 26-42, jul. 2020.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54252Pereira, Layanna Kelly de Sousa VasconcelosLima, Sara de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:24:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54252Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:00.787676Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
title Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
Pereira, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos
Processo de ensino e aprendizagem
Livro didático
Língua espanhola
Instrumentos de avaliação de livro didático
title_short Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
title_full Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
title_sort Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental
author Pereira, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos
author_facet Pereira, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos
Lima, Sara de Paula
author_role author
author2 Lima, Sara de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos
Lima, Sara de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino e aprendizagem
Livro didático
Língua espanhola
Instrumentos de avaliação de livro didático
topic Processo de ensino e aprendizagem
Livro didático
Língua espanhola
Instrumentos de avaliação de livro didático
description O presente trabalho é um recorte de uma monografia cujo objetivo foi estabelecer uma reflexão sobre a análise, a avaliação e a seleção de livros didáticos de língua estrangeira, em especial os de língua espanhola, e destacar a importância de realizar essa etapa durante o processo de seleção do livro didático de forma adequada apresentando critérios bem definidos. Portanto, nos deteremos principalmente na apresentação do instrumento. A partir de tal reflexão construímos um instrumento de avaliação que possa orientar essa seleção de materiais de língua espanhola para as séries finais do ensino fundamental, ressaltamos também que esse instrumento pode ser adaptado a outros contextos de ensino. Nos baseamos em alguns modelos já existentes de instrumento de avaliação de livros didáticos dos últimos dez anos (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizam esse processo como um todo, também nos debruçamos nos estudos sobre o livro didático de língua estrangeira e sua importância (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER E URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) e, por fim, nas competências gerais e específicas da BNCC do Ensino Fundamental de língua inglesa e de outros documentos oficiais que regem o ensino na educação básica no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23T23:00:24Z
2020-09-23T23:00:24Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos; LIMA, Sara de Paula. Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 26-42, jul. 2020.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54252
identifier_str_mv PEREIRA, Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos; LIMA, Sara de Paula. Avaliação de livro didático de espanhol das séries finais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 26-42, jul. 2020.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028892017950720