Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Matheus Fontenele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Viana, Taciana Vicente
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45226
Resumo: O projeto “Comunicação Visual do Curso Design – Moda” surgiu a partir da necessidade de gerência das mídias sociais do curso, que operam como plataformas virtuais de valorização dos trabalhos executados pelos alunos. Além disso, o projeto prevê a administração e atualização do website oficial do Design-Moda e a comunicação direta com o público em geral. Tem-se, portanto, o objetivo de valorizar e divulgar as ações promovidas pelo curso Design – Moda da UFC, perante os estudantes, a universidade e a sociedade, utilizando como ferramentas as mídias sociais e o website. Trata-se de uma importante estratégia de ambientação dos alunos recém ingressos e veteranos, favorecendo o bem-estar entre a maioria. Para alcançar do objetivo proposto, inicialmente, utilizamos metodologias do design para a criação de uma persona do curso, seguindo a metodologia de Carvalhal (2014), no intuito de facilitar a coesão entre os veículos de comunicação e fortalecer a sua identidade. Com a aceitação do colegiado, a persona passou a ser usada como norteamento para a comunicação produzida nas postagens feitas no Instagram, anúncios oficiais na fanpage do curso ou no seu fórum, ambos no Facebook. Adiante, seguindo os preceitos de Marconi e Lakatos (2003), desenvolvemos uma pesquisa de campo, cuja amostra se constituiu dos alunos do primeiro semestre, objetivando, dessa forma, melhorarmos nossos veículos com foco neste público-alvo. O questionário, que a priori foi submetido virtualmente a um universo de 60 estudantes, dos quais se obteve a resposta de apenas 25% do total, já foi refeito presencialmente em sala de aula, estando, neste momento, em fase de discussão e interpretação das demandas apresentadas. Ainda em construção, o projeto já apresenta excelentes resultados, uma vez que tem norteado as diferentes formas comunicativas do curso, num movimento convergente, que reforça a imagem desejada nas percepções dos alunos ingressantes.
id UFC-7_a1171f597e2f81e3b6b415914587b353
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45226
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFCComunicaçãoMídiasValorizaçãoO projeto “Comunicação Visual do Curso Design – Moda” surgiu a partir da necessidade de gerência das mídias sociais do curso, que operam como plataformas virtuais de valorização dos trabalhos executados pelos alunos. Além disso, o projeto prevê a administração e atualização do website oficial do Design-Moda e a comunicação direta com o público em geral. Tem-se, portanto, o objetivo de valorizar e divulgar as ações promovidas pelo curso Design – Moda da UFC, perante os estudantes, a universidade e a sociedade, utilizando como ferramentas as mídias sociais e o website. Trata-se de uma importante estratégia de ambientação dos alunos recém ingressos e veteranos, favorecendo o bem-estar entre a maioria. Para alcançar do objetivo proposto, inicialmente, utilizamos metodologias do design para a criação de uma persona do curso, seguindo a metodologia de Carvalhal (2014), no intuito de facilitar a coesão entre os veículos de comunicação e fortalecer a sua identidade. Com a aceitação do colegiado, a persona passou a ser usada como norteamento para a comunicação produzida nas postagens feitas no Instagram, anúncios oficiais na fanpage do curso ou no seu fórum, ambos no Facebook. Adiante, seguindo os preceitos de Marconi e Lakatos (2003), desenvolvemos uma pesquisa de campo, cuja amostra se constituiu dos alunos do primeiro semestre, objetivando, dessa forma, melhorarmos nossos veículos com foco neste público-alvo. O questionário, que a priori foi submetido virtualmente a um universo de 60 estudantes, dos quais se obteve a resposta de apenas 25% do total, já foi refeito presencialmente em sala de aula, estando, neste momento, em fase de discussão e interpretação das demandas apresentadas. Ainda em construção, o projeto já apresenta excelentes resultados, uma vez que tem norteado as diferentes formas comunicativas do curso, num movimento convergente, que reforça a imagem desejada nas percepções dos alunos ingressantes.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:17:51Z2019-08-28T18:17:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Matheus Fontenele Freitas; VIANA, Taciana Vicente. Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45226Freitas, Matheus FonteneleViana, Taciana Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:10.702711Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
title Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
spellingShingle Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
Freitas, Matheus Fontenele
Comunicação
Mídias
Valorização
title_short Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
title_full Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
title_fullStr Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
title_full_unstemmed Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
title_sort Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC
author Freitas, Matheus Fontenele
author_facet Freitas, Matheus Fontenele
Viana, Taciana Vicente
author_role author
author2 Viana, Taciana Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Matheus Fontenele
Viana, Taciana Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Mídias
Valorização
topic Comunicação
Mídias
Valorização
description O projeto “Comunicação Visual do Curso Design – Moda” surgiu a partir da necessidade de gerência das mídias sociais do curso, que operam como plataformas virtuais de valorização dos trabalhos executados pelos alunos. Além disso, o projeto prevê a administração e atualização do website oficial do Design-Moda e a comunicação direta com o público em geral. Tem-se, portanto, o objetivo de valorizar e divulgar as ações promovidas pelo curso Design – Moda da UFC, perante os estudantes, a universidade e a sociedade, utilizando como ferramentas as mídias sociais e o website. Trata-se de uma importante estratégia de ambientação dos alunos recém ingressos e veteranos, favorecendo o bem-estar entre a maioria. Para alcançar do objetivo proposto, inicialmente, utilizamos metodologias do design para a criação de uma persona do curso, seguindo a metodologia de Carvalhal (2014), no intuito de facilitar a coesão entre os veículos de comunicação e fortalecer a sua identidade. Com a aceitação do colegiado, a persona passou a ser usada como norteamento para a comunicação produzida nas postagens feitas no Instagram, anúncios oficiais na fanpage do curso ou no seu fórum, ambos no Facebook. Adiante, seguindo os preceitos de Marconi e Lakatos (2003), desenvolvemos uma pesquisa de campo, cuja amostra se constituiu dos alunos do primeiro semestre, objetivando, dessa forma, melhorarmos nossos veículos com foco neste público-alvo. O questionário, que a priori foi submetido virtualmente a um universo de 60 estudantes, dos quais se obteve a resposta de apenas 25% do total, já foi refeito presencialmente em sala de aula, estando, neste momento, em fase de discussão e interpretação das demandas apresentadas. Ainda em construção, o projeto já apresenta excelentes resultados, uma vez que tem norteado as diferentes formas comunicativas do curso, num movimento convergente, que reforça a imagem desejada nas percepções dos alunos ingressantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-28T18:17:51Z
2019-08-28T18:17:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Matheus Fontenele Freitas; VIANA, Taciana Vicente. Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45226
identifier_str_mv FREITAS, Matheus Fontenele Freitas; VIANA, Taciana Vicente. Divulgar e enaltecer: a importância dos meios virtuais como ferramenta de valorização do design - moda UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028781699366912