Efetividade na política de educação profissional de nível tecnológico: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40214 |
Resumo: | A ênfase no discurso de que é preciso qualificar recursos humanos para atender às demandas do mercado de trabalho é recorrente nas políticas de educação profissional a partir da década de 1990, período em que se estabeleceu a reforma da educação profissional no Brasil. Sobressai, no interior desse discurso, a necessidade, quase que imperiosa, de que o profissional deve estar constantemente atualizado, reciclando-se para melhor atender às exigências de um mercado de trabalho em constante mutação e, assim, suprir as necessidades oriundas dos novos padrões de organização da produção. A partir de então, diversos parâmetros foram estabelecidos no que diz respeito ao perfil profissional do trabalhador. Dentre eles, pode-se elencar os que dizem respeito ao novo perfil do profissional pronto para atuar no mercado competitivo. Exige-se um trabalhador flexível, hábil, competente, que saiba lidar com situações novas. [...] |
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