Efetividade na política de educação profissional de nível tecnológico: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Rosália Elizabete
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40214
Resumo: A ênfase no discurso de que é preciso qualificar recursos humanos para atender às demandas do mercado de trabalho é recorrente nas políticas de educação profissional a partir da década de 1990, período em que se estabeleceu a reforma da educação profissional no Brasil. Sobressai, no interior desse discurso, a necessidade, quase que imperiosa, de que o profissional deve estar constantemente atualizado, reciclando-se para melhor atender às exigências de um mercado de trabalho em constante mutação e, assim, suprir as necessidades oriundas dos novos padrões de organização da produção. A partir de então, diversos parâmetros foram estabelecidos no que diz respeito ao perfil profissional do trabalhador. Dentre eles, pode-se elencar os que dizem respeito ao novo perfil do profissional pronto para atuar no mercado competitivo. Exige-se um trabalhador flexível, hábil, competente, que saiba lidar com situações novas. [...]
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