Experiência de docência: LDB entre a teoria e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Francisca Karla Botão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mota, Bruna Germana Nunes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45093
Resumo: Este estudo tem a pretensão de mostrar a teoria, presente na LDB (Lei de Diretrizes e Base, 9394 de 20 de dezembro de 1996), no que refere-se aos níveis de educação, mais precisamente o Ensino superior, aliada as experiências vividas, lecionadas em uma turma de graduação como proposto pela disciplina de Estágio em Docência. De acordo com a LDB, em seu artigo 43 mostra que a Educação Superior traz inúmeros objetivos, um deles é: promover os educandos nas distintas áreas de conhecimentos, capazes de se inserirem em setores profissionais e para o conhecimento, de forma ativa, no desenvolvimento da sociedade brasileira e também de forma contínua. Foram utilizados textos para embasamento teóricos, principalmente a LDB, e realizado diário de campo, com o intuito de narrar os acontecimentos desenvolvidos em sala de aula. O objetivo do trabalho é entender se de fato a LDB é respeitada, reafirmando o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelecendo os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Apresentamos uma pesquisa cuja metodologia é solidificada pelo cunho bibliográfico e baseada nos relatos de nossas experiências obtidas na disciplina de pós-graduação em educação brasileira, o estágio supervisionado.
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