Uma proposta funcionalista para o ensino da articulação conclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59922 |
Resumo: | Este trabalho desenvolve-se com o objetivo geral de propor estratégias para ensino da articulação das orações, tradicionalmente, chamadas coordenadas sindéticas conclusivas, a partir de atividades teoricamente orientadas no Funcionalismo linguístico, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia inicial desta pesquisa, que se caracterizava como uma pesquisa-ação, previa as etapas de sondagem, intervenção e avaliação junto a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Fortaleza. No entanto, em virtude do afastamento de professores e alunos do ambiente físico das escolas por conta da pandemia de Covid-19 e, seguindo as instruções da coordenação geral do Profletras, a presente pesquisa não fez concretamente uma intervenção no ensino com aplicação e avaliação da proposta por nós formulada. O foco se encontra, portanto, na elaboração de uma proposta de atividades que poderão ser aplicadas e avaliadas pelos professores de LP da Educação Básica. Para a execução desta pesquisa, inicialmente, investigamos como as orações coordenadas são tratadas no português brasileiro, mostrando como essas orações são compreendidas na tradição gramatical com a consulta às gramáticas de Cunha e Cintra (2017); Rocha Lima (2020) e Bechara (2019); e na tradição linguística, com a análise do tratamento da articulação conclusiva nas obras de Perini (2005), Neves (2018) e Castilho (2019), bem como em teorias e pesquisas de orientação funcionalista, particularmente nos estudos de Pezatti (2002) e Marques e Pezatti (2015). Apontamos, também, para o tratamento das orações conclusivas nas gramáticas pedagógicas de Cipro Neto e Infante (1998), Terra (2011) e Paschoalin e Spadoto (2014) e nos livros didáticos do PNLD de Cereja e Magalhães (2015) e Delmanto e Carvalho (2018). Orientando-nos pelos trabalhos de Franchi (1991) e Geraldi (1997), sobre a natureza das atividades de ensino de língua, buscamos elaborar atividades linguísticas e epilinguísticas, voltadas para um ensino produtivo e reflexivo, segundo a caracterização feita por Halliday, McIntosh e Strevens (1974), sobre os tipos de ensino de língua materna. Além disso, priorizamos, na elaboração dessas atividades, dois dos três eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2017): o Eixo I, Ensino de gramática e atividade reflexiva, e o Eixo II, Ensino de gramática e produção de sentidos. Em seguida, apresentamos a descrição das atividades por nós elaboradas para o ensino da articulação de orações conclusivas. Esperamos, com este trabalho, contribuir para que o ensino da articulação de orações promova o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, por meio da reflexão sobre o uso linguístico, sobre a produção de sentidos e efeitos e o cumprimento de funções textual-discursivas. Como apêndice, confeccionamos um manual didático com orientações mais específicas para o trabalho da articulação conclusiva em sala de aula. |
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