Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karla Mayara Lima da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Andrade, Marcus Vinícius Freire de, Silva, Germana Marinho, Sampaio, Glória Maria Marinho Silva, Rodrigues, Kelly de Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54339
Resumo: As industriais têxteis causam preocupação ambiental pela geração de grandes volumes de efluentes altamente coloridos, devido à presença de corantes que não se fixam a fibra durante o tingimento, o que acarreta a contaminação dos corpos d’ água, quando estes efluentes são lançados sem tratamento adequado. Os corantes normalmente são de difícil degradação e solúveis, o que provoca a poluição dos mananciais, além da poluição visual e alterações em ciclos biológicos, principalmente no processo de fotossíntese. Em função dessa problemática, varias alternativas de biorremediação com a utilização de fungos vêm sendo estudadas para o tratamento dessas águas residuárias. Este trabalho objetivou a biodegradação do corante Vermelho do Congo da água residuária sintética têxtil, pelo uso de reatores em batelada, utilizando biomassa dispersa de Aspergillus niger AN 400, avaliando o melhor tempo de reação e a adição ao meio de co-substratos, glicose e etanol. O experimento foi realizado durante 10 dias, em diferentes tempos de reação: 1 dia, 2 dias, 3 dias, 5 dias, 7 dias e 10 dias, avaliando o efeito da glicose e etanol, como co-substrato, no meio sintético, na remoção de corante e matéria orgânica bruta e dissolvida. O modelo cinético de primeira ordem representou bem a velocidade de decaimento do corante. Para os experimentos com adição de glicose, a constante cinética foi maior com 0,139 d-1, enquanto que, para os experimentos com etanol e fungos a constante foi de 0,071d-1 e para os sem co-substrato e fungos foi de 0,078 d-1.
id UFC-7_a2a593a83f3f05b9d719afb73ab668fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54339
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400Aspergillus niger AN 400CoranteGlicoseEtanolCinéticaAs industriais têxteis causam preocupação ambiental pela geração de grandes volumes de efluentes altamente coloridos, devido à presença de corantes que não se fixam a fibra durante o tingimento, o que acarreta a contaminação dos corpos d’ água, quando estes efluentes são lançados sem tratamento adequado. Os corantes normalmente são de difícil degradação e solúveis, o que provoca a poluição dos mananciais, além da poluição visual e alterações em ciclos biológicos, principalmente no processo de fotossíntese. Em função dessa problemática, varias alternativas de biorremediação com a utilização de fungos vêm sendo estudadas para o tratamento dessas águas residuárias. Este trabalho objetivou a biodegradação do corante Vermelho do Congo da água residuária sintética têxtil, pelo uso de reatores em batelada, utilizando biomassa dispersa de Aspergillus niger AN 400, avaliando o melhor tempo de reação e a adição ao meio de co-substratos, glicose e etanol. O experimento foi realizado durante 10 dias, em diferentes tempos de reação: 1 dia, 2 dias, 3 dias, 5 dias, 7 dias e 10 dias, avaliando o efeito da glicose e etanol, como co-substrato, no meio sintético, na remoção de corante e matéria orgânica bruta e dissolvida. O modelo cinético de primeira ordem representou bem a velocidade de decaimento do corante. Para os experimentos com adição de glicose, a constante cinética foi maior com 0,139 d-1, enquanto que, para os experimentos com etanol e fungos a constante foi de 0,071d-1 e para os sem co-substrato e fungos foi de 0,078 d-1.2020-09-28T17:49:17Z2020-09-28T17:49:17Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Karla Mayara Lima da; ANDRADE, Marcus Vinícius Freire de; SILVA, Germana Marinho; SAMPAIO, Glória Maria Marinho Silva; RODRIGUES, Kelly de Araújo. Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 25., 20 a 25 set. 2009, Recife (PE). Anais [...]. Rio de Janeiro: ABES, 2009.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54339Silva, Karla Mayara Lima daAndrade, Marcus Vinícius Freire deSilva, Germana MarinhoSampaio, Glória Maria Marinho SilvaRodrigues, Kelly de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-28T18:11:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:46.889858Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
title Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
spellingShingle Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
Silva, Karla Mayara Lima da
Aspergillus niger AN 400
Corante
Glicose
Etanol
Cinética
title_short Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
title_full Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
title_fullStr Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
title_full_unstemmed Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
title_sort Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400
author Silva, Karla Mayara Lima da
author_facet Silva, Karla Mayara Lima da
Andrade, Marcus Vinícius Freire de
Silva, Germana Marinho
Sampaio, Glória Maria Marinho Silva
Rodrigues, Kelly de Araújo
author_role author
author2 Andrade, Marcus Vinícius Freire de
Silva, Germana Marinho
Sampaio, Glória Maria Marinho Silva
Rodrigues, Kelly de Araújo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karla Mayara Lima da
Andrade, Marcus Vinícius Freire de
Silva, Germana Marinho
Sampaio, Glória Maria Marinho Silva
Rodrigues, Kelly de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Aspergillus niger AN 400
Corante
Glicose
Etanol
Cinética
topic Aspergillus niger AN 400
Corante
Glicose
Etanol
Cinética
description As industriais têxteis causam preocupação ambiental pela geração de grandes volumes de efluentes altamente coloridos, devido à presença de corantes que não se fixam a fibra durante o tingimento, o que acarreta a contaminação dos corpos d’ água, quando estes efluentes são lançados sem tratamento adequado. Os corantes normalmente são de difícil degradação e solúveis, o que provoca a poluição dos mananciais, além da poluição visual e alterações em ciclos biológicos, principalmente no processo de fotossíntese. Em função dessa problemática, varias alternativas de biorremediação com a utilização de fungos vêm sendo estudadas para o tratamento dessas águas residuárias. Este trabalho objetivou a biodegradação do corante Vermelho do Congo da água residuária sintética têxtil, pelo uso de reatores em batelada, utilizando biomassa dispersa de Aspergillus niger AN 400, avaliando o melhor tempo de reação e a adição ao meio de co-substratos, glicose e etanol. O experimento foi realizado durante 10 dias, em diferentes tempos de reação: 1 dia, 2 dias, 3 dias, 5 dias, 7 dias e 10 dias, avaliando o efeito da glicose e etanol, como co-substrato, no meio sintético, na remoção de corante e matéria orgânica bruta e dissolvida. O modelo cinético de primeira ordem representou bem a velocidade de decaimento do corante. Para os experimentos com adição de glicose, a constante cinética foi maior com 0,139 d-1, enquanto que, para os experimentos com etanol e fungos a constante foi de 0,071d-1 e para os sem co-substrato e fungos foi de 0,078 d-1.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-09-28T17:49:17Z
2020-09-28T17:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Karla Mayara Lima da; ANDRADE, Marcus Vinícius Freire de; SILVA, Germana Marinho; SAMPAIO, Glória Maria Marinho Silva; RODRIGUES, Kelly de Araújo. Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 25., 20 a 25 set. 2009, Recife (PE). Anais [...]. Rio de Janeiro: ABES, 2009.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54339
identifier_str_mv SILVA, Karla Mayara Lima da; ANDRADE, Marcus Vinícius Freire de; SILVA, Germana Marinho; SAMPAIO, Glória Maria Marinho Silva; RODRIGUES, Kelly de Araújo. Remoção de corante têxtil em meio sintético por uso de Aspergillus Niger AN 400. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 25., 20 a 25 set. 2009, Recife (PE). Anais [...]. Rio de Janeiro: ABES, 2009.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028814010187776