Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Linhares, Angela Maria Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277
Resumo: Dewey’s and Montessori’s complex thoughts have been the target of harsh criticism that usually arises from so-called progressive conceptions. Our goal is to revisit the complexity of both educational theories, based on these criticisms, by critically analyzing aspects which reduced them and ended up diluting the academic interest in them – both in Brazil and abroad. This theoretical reflection article establishes a dialogue between both educators, emphasizing the aspects that recognize the education subject as multi-dimensional, and some exclusions that have referred to regressive and limiting contents of new understandings of human emancipation, thus giving both authors’ contributions a new significance.
id UFC-7_a2f7a3488b162814ca6f29dcd5c1e099
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58277
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”Revisando a dewey y montessori de las cajas de “progressistas”Revisiting dewey and montessori from a “progressive” boxes standpointEducação progressistaEscola NovaEnsino-aprendizagemDewey’s and Montessori’s complex thoughts have been the target of harsh criticism that usually arises from so-called progressive conceptions. Our goal is to revisit the complexity of both educational theories, based on these criticisms, by critically analyzing aspects which reduced them and ended up diluting the academic interest in them – both in Brazil and abroad. This theoretical reflection article establishes a dialogue between both educators, emphasizing the aspects that recognize the education subject as multi-dimensional, and some exclusions that have referred to regressive and limiting contents of new understandings of human emancipation, thus giving both authors’ contributions a new significance.Os pensamentos complexos de Dewey e Montessori têm sido alvo de duras críticas que, em geral, são oriundas de concepções que se dizem progressistas. Objetivamos partir de algumas destas críticas para revisitar a complexidade das duas teorias educacionais, analisando criticamente aspectos que foram reduzindo-as, resultando por diluir o interesse acadêmico por suas contribuições, no Brasil e no mundo. O artigo de reflexão teórica compõe um diálogo entre os dois educadores, ressaltando os aspectos que colocam o sujeito da educação como multidimensional e algumas exclusões que têm remetido a conteúdos regressivos e limitantes de novas compreensões da emancipação humana, dando, pois, novo relevo às contribuições de ambos.Los complejos pensamientos de Dewey y Montessori han sido objeto de duras críticas que, en general, provienen de concepciones que se dice progresistas. Pretendemos partir de algunas de estas críticas para revisar la complejidad de las dos teorías educativas, analizando críticamente aspectos que las han ido reduciendo, resultando en diluir el interés académico por sus aportes, en Brasil y en el mundo. El artículo de reflexión teórica compone un diálogo entre los dos educadores, destacando los aspectos que sitúan al sujeto de la educación como multidimensional y algunas exclusiones que se han referido a contenidos regresivos y limitantes de nuevas comprensiones de la emancipación humana, dando así un nuevo énfasis a los aportes de ambos.Revista Educação em Debate2021-05-08T00:47:58Z2021-05-08T00:47:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfERBERELI, Ligia Gomes Rodrigues; LINHARES, Angela Maria Bessa. Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 226-244, set./dez. 2020.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277Erbereli, Ligia Gomes RodriguesLinhares, Angela Maria Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:47:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58277Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:47.879315Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
Revisando a dewey y montessori de las cajas de “progressistas”
Revisiting dewey and montessori from a “progressive” boxes standpoint
title Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
spellingShingle Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
Educação progressista
Escola Nova
Ensino-aprendizagem
title_short Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
title_full Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
title_fullStr Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
title_full_unstemmed Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
title_sort Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”
author Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
author_facet Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
Linhares, Angela Maria Bessa
author_role author
author2 Linhares, Angela Maria Bessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Erbereli, Ligia Gomes Rodrigues
Linhares, Angela Maria Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação progressista
Escola Nova
Ensino-aprendizagem
topic Educação progressista
Escola Nova
Ensino-aprendizagem
description Dewey’s and Montessori’s complex thoughts have been the target of harsh criticism that usually arises from so-called progressive conceptions. Our goal is to revisit the complexity of both educational theories, based on these criticisms, by critically analyzing aspects which reduced them and ended up diluting the academic interest in them – both in Brazil and abroad. This theoretical reflection article establishes a dialogue between both educators, emphasizing the aspects that recognize the education subject as multi-dimensional, and some exclusions that have referred to regressive and limiting contents of new understandings of human emancipation, thus giving both authors’ contributions a new significance.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-08T00:47:58Z
2021-05-08T00:47:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ERBERELI, Ligia Gomes Rodrigues; LINHARES, Angela Maria Bessa. Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 226-244, set./dez. 2020.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277
identifier_str_mv ERBERELI, Ligia Gomes Rodrigues; LINHARES, Angela Maria Bessa. Revisitando Dewey e Montessori a partir das caixas “progressistas”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 226-244, set./dez. 2020.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028806823247872