Políticas educacionais em tempos neoliberais: a reposição do dualismo educacional na sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Márcia Gardênia Lustosa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Bezerra, Tânia Serra Azul Machado, Arrais Neto, Enéas de Araújo, Oliveira, Elenilce Gomes de, Sousa, Antonia de Abreu
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41781
Resumo: Este ensaio traz uma discussão inicial sobre a educação e sua vinculação com alguns aspectos políticos e econômicos da sociedade contemporânea, notadamente, com as políticas educacionais que se evidenciam a partir das teses neoliberais. Assim, objetivamos instigar uma reflexão sobre o papel que a educação assume nesse momento histórico e sobre as exigências de elevação do nível deescolarização, bastante relevantes no atual estágio de acumulação de capital. Como enfatiza Gohn (2002:95) “a educação ganha importância na nova conjuntura da era da globalização, porque o elevado grau de competitividade ampliou a demanda por conhecimentos e informação”. Nesse sentido, articulando-se com o pensamento de Frigotto (2003) pode-se afirmar que a sociedade atual passa por “uma crise mais geral do processo civilizatório, materializada de um lado pelo colapso do socialismo real e, de outro lado pelo esgotamento do mais longo e bem sucedido período de acumulação capitalista”(Idem, p. 59). [...]
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