Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivo, Carlos Tassito Corrêa
Data de Publicação: 1977
Outros Autores: Evangelista, José Estanislau Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1620
Resumo: O pargo, Lutjanus purpureus Poey, é uma espécie de grande importância comercial que vem sendo submetida a níveis muito elevados de esforço nas áreas de pesca do nordeste brasileiro {Ivo, 1976). Tal fato tem-se refletido no aumento gradual da participação de indivíduos jovens na captura, o que desde já torna necessário obter-se os subsídios para medidas de regulamentação a serem adotadas com urgência. O tamanho e idade mínimos de captura são parâmetros muito importantes para a administração da pesca de estoques comerciais, pois através da execução das medidas adequadas é possível manter a população com uma taxa de renovação equivalente àquela de produção máxima sustentável. No presente trabalho determinamos o tamanho e a idade mínimos de captura a partir dos quais o estoque deve começar a ser explorado, tendo em vista a obtenção e manutenção da captura anual máxima sustentável. Ao mesmo tempo, utilizando o valor relativo ao tamanho mínimo, determinamos a participação absoluta e relativa dos indivíduos com comprimentos acima e abaixo do mesmo, na produção total para a espécie.
id UFC-7_a5ddd8e3d440dbe9fa6cab51e6aae658
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/1620
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do BrasilLutjanus - Purpureus - Brasil - NordesteLutjanus - Purpureus - Brasil - NorteO pargo, Lutjanus purpureus Poey, é uma espécie de grande importância comercial que vem sendo submetida a níveis muito elevados de esforço nas áreas de pesca do nordeste brasileiro {Ivo, 1976). Tal fato tem-se refletido no aumento gradual da participação de indivíduos jovens na captura, o que desde já torna necessário obter-se os subsídios para medidas de regulamentação a serem adotadas com urgência. O tamanho e idade mínimos de captura são parâmetros muito importantes para a administração da pesca de estoques comerciais, pois através da execução das medidas adequadas é possível manter a população com uma taxa de renovação equivalente àquela de produção máxima sustentável. No presente trabalho determinamos o tamanho e a idade mínimos de captura a partir dos quais o estoque deve começar a ser explorado, tendo em vista a obtenção e manutenção da captura anual máxima sustentável. Ao mesmo tempo, utilizando o valor relativo ao tamanho mínimo, determinamos a participação absoluta e relativa dos indivíduos com comprimentos acima e abaixo do mesmo, na produção total para a espécie.Arquivos de Ciências do Mar2012-01-25T19:32:46Z2012-01-25T19:32:46Z1977info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIVO, Carlos Tassito Correa; EVANGELISTA, José Estanislau Vale. Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 37-40, jun. 1977.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1620Ivo, Carlos Tassito CorrêaEvangelista, José Estanislau Valeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-14T18:45:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/1620Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:16.010365Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
title Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
spellingShingle Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
Ivo, Carlos Tassito Corrêa
Lutjanus - Purpureus - Brasil - Nordeste
Lutjanus - Purpureus - Brasil - Norte
title_short Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
title_full Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
title_fullStr Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
title_sort Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil
author Ivo, Carlos Tassito Corrêa
author_facet Ivo, Carlos Tassito Corrêa
Evangelista, José Estanislau Vale
author_role author
author2 Evangelista, José Estanislau Vale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivo, Carlos Tassito Corrêa
Evangelista, José Estanislau Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Lutjanus - Purpureus - Brasil - Nordeste
Lutjanus - Purpureus - Brasil - Norte
topic Lutjanus - Purpureus - Brasil - Nordeste
Lutjanus - Purpureus - Brasil - Norte
description O pargo, Lutjanus purpureus Poey, é uma espécie de grande importância comercial que vem sendo submetida a níveis muito elevados de esforço nas áreas de pesca do nordeste brasileiro {Ivo, 1976). Tal fato tem-se refletido no aumento gradual da participação de indivíduos jovens na captura, o que desde já torna necessário obter-se os subsídios para medidas de regulamentação a serem adotadas com urgência. O tamanho e idade mínimos de captura são parâmetros muito importantes para a administração da pesca de estoques comerciais, pois através da execução das medidas adequadas é possível manter a população com uma taxa de renovação equivalente àquela de produção máxima sustentável. No presente trabalho determinamos o tamanho e a idade mínimos de captura a partir dos quais o estoque deve começar a ser explorado, tendo em vista a obtenção e manutenção da captura anual máxima sustentável. Ao mesmo tempo, utilizando o valor relativo ao tamanho mínimo, determinamos a participação absoluta e relativa dos indivíduos com comprimentos acima e abaixo do mesmo, na produção total para a espécie.
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977
2012-01-25T19:32:46Z
2012-01-25T19:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IVO, Carlos Tassito Correa; EVANGELISTA, José Estanislau Vale. Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 37-40, jun. 1977.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1620
identifier_str_mv IVO, Carlos Tassito Correa; EVANGELISTA, José Estanislau Vale. Tamanho e idade ótimos de captura do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 37-40, jun. 1977.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências do Mar
publisher.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências do Mar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029041992630272