Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Noraelena Rabelo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818
Resumo: A presença da avaliação para verificar a aprendizagem, controlar e classificar o aluno no sistema escolar já foi evidenciada por diversos autores como DEPRESBITERES (1989); LUCKESI (1995); HOFFMANN (1996,1996); VASCONCELOS (1995); LUDKE e MEDIANO (1997); PERRENOUD (1999;2004); ESTEBAN (1999,2001); FREITAS (2003); HADJI (2001), entre outros. Referidos autores, têm procurado outras alternativas e relações na avaliação escolar voltando-se para o fenômeno numa perspectiva social/e ou política buscando, sobretudo, uma nova maneira de entender os fenômenos educativos e conseqüentemente os avaliativos. Procuram romper com o paradigma cientificista e tecnicista predominante na compreensão e na prática da avaliação. [...]
id UFC-7_a5e6501f78d1ec61a488babf4d411ff6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38818
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclosAprendizagemAluno do sistema escolarA presença da avaliação para verificar a aprendizagem, controlar e classificar o aluno no sistema escolar já foi evidenciada por diversos autores como DEPRESBITERES (1989); LUCKESI (1995); HOFFMANN (1996,1996); VASCONCELOS (1995); LUDKE e MEDIANO (1997); PERRENOUD (1999;2004); ESTEBAN (1999,2001); FREITAS (2003); HADJI (2001), entre outros. Referidos autores, têm procurado outras alternativas e relações na avaliação escolar voltando-se para o fenômeno numa perspectiva social/e ou política buscando, sobretudo, uma nova maneira de entender os fenômenos educativos e conseqüentemente os avaliativos. Procuram romper com o paradigma cientificista e tecnicista predominante na compreensão e na prática da avaliação. [...]2019-01-17T13:06:00Z2019-01-17T13:06:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, Maria Noraelena Rabelo. Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818Melo, Maria Noraelena Rabeloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38818Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:33.775226Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
title Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
spellingShingle Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
Melo, Maria Noraelena Rabelo
Aprendizagem
Aluno do sistema escolar
title_short Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
title_full Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
title_fullStr Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
title_full_unstemmed Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
title_sort Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
author Melo, Maria Noraelena Rabelo
author_facet Melo, Maria Noraelena Rabelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Noraelena Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aluno do sistema escolar
topic Aprendizagem
Aluno do sistema escolar
description A presença da avaliação para verificar a aprendizagem, controlar e classificar o aluno no sistema escolar já foi evidenciada por diversos autores como DEPRESBITERES (1989); LUCKESI (1995); HOFFMANN (1996,1996); VASCONCELOS (1995); LUDKE e MEDIANO (1997); PERRENOUD (1999;2004); ESTEBAN (1999,2001); FREITAS (2003); HADJI (2001), entre outros. Referidos autores, têm procurado outras alternativas e relações na avaliação escolar voltando-se para o fenômeno numa perspectiva social/e ou política buscando, sobretudo, uma nova maneira de entender os fenômenos educativos e conseqüentemente os avaliativos. Procuram romper com o paradigma cientificista e tecnicista predominante na compreensão e na prática da avaliação. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T13:06:00Z
2019-01-17T13:06:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Maria Noraelena Rabelo. Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818
identifier_str_mv MELO, Maria Noraelena Rabelo. Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028777463119872