Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818 |
Resumo: | A presença da avaliação para verificar a aprendizagem, controlar e classificar o aluno no sistema escolar já foi evidenciada por diversos autores como DEPRESBITERES (1989); LUCKESI (1995); HOFFMANN (1996,1996); VASCONCELOS (1995); LUDKE e MEDIANO (1997); PERRENOUD (1999;2004); ESTEBAN (1999,2001); FREITAS (2003); HADJI (2001), entre outros. Referidos autores, têm procurado outras alternativas e relações na avaliação escolar voltando-se para o fenômeno numa perspectiva social/e ou política buscando, sobretudo, uma nova maneira de entender os fenômenos educativos e conseqüentemente os avaliativos. Procuram romper com o paradigma cientificista e tecnicista predominante na compreensão e na prática da avaliação. [...] |
id |
UFC-7_a5e6501f78d1ec61a488babf4d411ff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38818 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclosAprendizagemAluno do sistema escolarA presença da avaliação para verificar a aprendizagem, controlar e classificar o aluno no sistema escolar já foi evidenciada por diversos autores como DEPRESBITERES (1989); LUCKESI (1995); HOFFMANN (1996,1996); VASCONCELOS (1995); LUDKE e MEDIANO (1997); PERRENOUD (1999;2004); ESTEBAN (1999,2001); FREITAS (2003); HADJI (2001), entre outros. Referidos autores, têm procurado outras alternativas e relações na avaliação escolar voltando-se para o fenômeno numa perspectiva social/e ou política buscando, sobretudo, uma nova maneira de entender os fenômenos educativos e conseqüentemente os avaliativos. Procuram romper com o paradigma cientificista e tecnicista predominante na compreensão e na prática da avaliação. [...]2019-01-17T13:06:00Z2019-01-17T13:06:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, Maria Noraelena Rabelo. Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818Melo, Maria Noraelena Rabeloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38818Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:33.775226Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
title |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
spellingShingle |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos Melo, Maria Noraelena Rabelo Aprendizagem Aluno do sistema escolar |
title_short |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
title_full |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
title_fullStr |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
title_full_unstemmed |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
title_sort |
Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos |
author |
Melo, Maria Noraelena Rabelo |
author_facet |
Melo, Maria Noraelena Rabelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Noraelena Rabelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Aluno do sistema escolar |
topic |
Aprendizagem Aluno do sistema escolar |
description |
A presença da avaliação para verificar a aprendizagem, controlar e classificar o aluno no sistema escolar já foi evidenciada por diversos autores como DEPRESBITERES (1989); LUCKESI (1995); HOFFMANN (1996,1996); VASCONCELOS (1995); LUDKE e MEDIANO (1997); PERRENOUD (1999;2004); ESTEBAN (1999,2001); FREITAS (2003); HADJI (2001), entre outros. Referidos autores, têm procurado outras alternativas e relações na avaliação escolar voltando-se para o fenômeno numa perspectiva social/e ou política buscando, sobretudo, uma nova maneira de entender os fenômenos educativos e conseqüentemente os avaliativos. Procuram romper com o paradigma cientificista e tecnicista predominante na compreensão e na prática da avaliação. [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T13:06:00Z 2019-01-17T13:06:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Maria Noraelena Rabelo. Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818 |
identifier_str_mv |
MELO, Maria Noraelena Rabelo. Algumas reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Organização escolar seriada e em ciclos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028777463119872 |