Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Alcineia Conceição, Mendes Filho, Josué, Viana Neto, Bartolomeu Cruz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53927
Resumo: A síntese e caracterização de nanotubos de titanatos intercalados com metais de transição (Al3+, Ni2+, Cr2+ e Co2+) foram investigadas. Os sólidos foram caracterizados quanto as suas propriedades físico-químicas por Microscopia eletrônica de varredura acoplada a EDS (MEV-EDS), difração de raios-X (DRX), espectroscopia Raman, isotermas de adsorção-dessorção de nitrogênio. A atividade catalítica dos sólidos na reação de Knoevenaguel foi estudada a 30°C, usando razão molar BUT/CAE = 1. Os resultados mostraram que a estrutura e morfologia dos materiais foram preservadas, após a reação. O sólido contendo crômio (CrTNT) foi o mais ativo na reação apresentando conversão de butiraldeído de 26,2% devido as suas características estruturais, texturais e propriedades redox.
id UFC-7_a5fc8e19fea9bf872ef503a7167ce3e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53927
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de KnoevenaguelNanotubos de titanatoReação de KnoevenaguelÍons intercaladosCaracterizaçõesA síntese e caracterização de nanotubos de titanatos intercalados com metais de transição (Al3+, Ni2+, Cr2+ e Co2+) foram investigadas. Os sólidos foram caracterizados quanto as suas propriedades físico-químicas por Microscopia eletrônica de varredura acoplada a EDS (MEV-EDS), difração de raios-X (DRX), espectroscopia Raman, isotermas de adsorção-dessorção de nitrogênio. A atividade catalítica dos sólidos na reação de Knoevenaguel foi estudada a 30°C, usando razão molar BUT/CAE = 1. Os resultados mostraram que a estrutura e morfologia dos materiais foram preservadas, após a reação. O sólido contendo crômio (CrTNT) foi o mais ativo na reação apresentando conversão de butiraldeído de 26,2% devido as suas características estruturais, texturais e propriedades redox.2020-09-10T14:03:17Z2020-09-10T14:03:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBESSA, Bruno dos Santos; OLIVEIRA, Alcineia Conceição; MENDES FILHO, Josué; VIANA NETO, Bartolomeu Cruz. Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.21785600http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53927Bessa, Bruno dos SantosOliveira, Alcineia ConceiçãoMendes Filho, JosuéViana Neto, Bartolomeu Cruzporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:18:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53927Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-11-21T14:18:49Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
title Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
spellingShingle Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
Bessa, Bruno dos Santos
Nanotubos de titanato
Reação de Knoevenaguel
Íons intercalados
Caracterizações
title_short Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
title_full Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
title_fullStr Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
title_full_unstemmed Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
title_sort Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel
author Bessa, Bruno dos Santos
author_facet Bessa, Bruno dos Santos
Oliveira, Alcineia Conceição
Mendes Filho, Josué
Viana Neto, Bartolomeu Cruz
author_role author
author2 Oliveira, Alcineia Conceição
Mendes Filho, Josué
Viana Neto, Bartolomeu Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Bruno dos Santos
Oliveira, Alcineia Conceição
Mendes Filho, Josué
Viana Neto, Bartolomeu Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Nanotubos de titanato
Reação de Knoevenaguel
Íons intercalados
Caracterizações
topic Nanotubos de titanato
Reação de Knoevenaguel
Íons intercalados
Caracterizações
description A síntese e caracterização de nanotubos de titanatos intercalados com metais de transição (Al3+, Ni2+, Cr2+ e Co2+) foram investigadas. Os sólidos foram caracterizados quanto as suas propriedades físico-químicas por Microscopia eletrônica de varredura acoplada a EDS (MEV-EDS), difração de raios-X (DRX), espectroscopia Raman, isotermas de adsorção-dessorção de nitrogênio. A atividade catalítica dos sólidos na reação de Knoevenaguel foi estudada a 30°C, usando razão molar BUT/CAE = 1. Os resultados mostraram que a estrutura e morfologia dos materiais foram preservadas, após a reação. O sólido contendo crômio (CrTNT) foi o mais ativo na reação apresentando conversão de butiraldeído de 26,2% devido as suas características estruturais, texturais e propriedades redox.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-10T14:03:17Z
2020-09-10T14:03:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BESSA, Bruno dos Santos; OLIVEIRA, Alcineia Conceição; MENDES FILHO, Josué; VIANA NETO, Bartolomeu Cruz. Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53927
identifier_str_mv BESSA, Bruno dos Santos; OLIVEIRA, Alcineia Conceição; MENDES FILHO, Josué; VIANA NETO, Bartolomeu Cruz. Nanotubos de titanatos contendo metais de transição aplicados na condensação de Knoevenaguel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806457257132032