Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055 |
Resumo: | Quando assumimos o professor como um intelectual em contínua construção de sua identidade profissional, as ações formativas assumem uma importância e um papel fundamental no desenvolvimento profissional docente. Nesse caso, é importante que vejamos a formação contínua como um processo de articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor e de possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001, p. 45). Esse conceito considera o professor um eterno aprendiz e está baseado na afirmação de Pimenta (1994) de que a atividade docente é práxis, aqui compreendida como uma ação refletida. [...] |
id |
UFC-7_a63d508e8566bd5062bde3deb213ae6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38055 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limitesAvaliação formativaFormação de ProfessoresProjeto de ensinoPesquisaQuando assumimos o professor como um intelectual em contínua construção de sua identidade profissional, as ações formativas assumem uma importância e um papel fundamental no desenvolvimento profissional docente. Nesse caso, é importante que vejamos a formação contínua como um processo de articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor e de possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001, p. 45). Esse conceito considera o professor um eterno aprendiz e está baseado na afirmação de Pimenta (1994) de que a atividade docente é práxis, aqui compreendida como uma ação refletida. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-14T11:25:17Z2018-12-14T11:25:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de; COSTA, Elisângela André da Silva. Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2248-2258.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055Lima, Maria Socorro LucenaLima, Marteana Ferreira deSousa, Ana Lourdes Lucena deCosta, Elisângela André da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38055Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:07.978151Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
title |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
spellingShingle |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites Lima, Maria Socorro Lucena Avaliação formativa Formação de Professores Projeto de ensino Pesquisa |
title_short |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
title_full |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
title_fullStr |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
title_sort |
Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites |
author |
Lima, Maria Socorro Lucena |
author_facet |
Lima, Maria Socorro Lucena Lima, Marteana Ferreira de Sousa, Ana Lourdes Lucena de Costa, Elisângela André da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marteana Ferreira de Sousa, Ana Lourdes Lucena de Costa, Elisângela André da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Socorro Lucena Lima, Marteana Ferreira de Sousa, Ana Lourdes Lucena de Costa, Elisângela André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Formação de Professores Projeto de ensino Pesquisa |
topic |
Avaliação formativa Formação de Professores Projeto de ensino Pesquisa |
description |
Quando assumimos o professor como um intelectual em contínua construção de sua identidade profissional, as ações formativas assumem uma importância e um papel fundamental no desenvolvimento profissional docente. Nesse caso, é importante que vejamos a formação contínua como um processo de articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor e de possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001, p. 45). Esse conceito considera o professor um eterno aprendiz e está baseado na afirmação de Pimenta (1994) de que a atividade docente é práxis, aqui compreendida como uma ação refletida. [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-12-14T11:25:17Z 2018-12-14T11:25:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de; COSTA, Elisângela André da Silva. Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2248-2258. 85 7485 099 3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055 |
identifier_str_mv |
LIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de; COSTA, Elisângela André da Silva. Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2248-2258. 85 7485 099 3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028899057041408 |