Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Socorro Lucena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lima, Marteana Ferreira de, Sousa, Ana Lourdes Lucena de, Costa, Elisângela André da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055
Resumo: Quando assumimos o professor como um intelectual em contínua construção de sua identidade profissional, as ações formativas assumem uma importância e um papel fundamental no desenvolvimento profissional docente. Nesse caso, é importante que vejamos a formação contínua como um processo de articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor e de possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001, p. 45). Esse conceito considera o professor um eterno aprendiz e está baseado na afirmação de Pimenta (1994) de que a atividade docente é práxis, aqui compreendida como uma ação refletida. [...]
id UFC-7_a63d508e8566bd5062bde3deb213ae6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38055
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limitesAvaliação formativaFormação de ProfessoresProjeto de ensinoPesquisaQuando assumimos o professor como um intelectual em contínua construção de sua identidade profissional, as ações formativas assumem uma importância e um papel fundamental no desenvolvimento profissional docente. Nesse caso, é importante que vejamos a formação contínua como um processo de articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor e de possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001, p. 45). Esse conceito considera o professor um eterno aprendiz e está baseado na afirmação de Pimenta (1994) de que a atividade docente é práxis, aqui compreendida como uma ação refletida. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-14T11:25:17Z2018-12-14T11:25:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de; COSTA, Elisângela André da Silva. Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2248-2258.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055Lima, Maria Socorro LucenaLima, Marteana Ferreira deSousa, Ana Lourdes Lucena deCosta, Elisângela André da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38055Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:07.978151Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
title Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
spellingShingle Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
Lima, Maria Socorro Lucena
Avaliação formativa
Formação de Professores
Projeto de ensino
Pesquisa
title_short Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
title_full Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
title_fullStr Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
title_full_unstemmed Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
title_sort Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites
author Lima, Maria Socorro Lucena
author_facet Lima, Maria Socorro Lucena
Lima, Marteana Ferreira de
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Costa, Elisângela André da Silva
author_role author
author2 Lima, Marteana Ferreira de
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Costa, Elisângela André da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Socorro Lucena
Lima, Marteana Ferreira de
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Costa, Elisângela André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Formação de Professores
Projeto de ensino
Pesquisa
topic Avaliação formativa
Formação de Professores
Projeto de ensino
Pesquisa
description Quando assumimos o professor como um intelectual em contínua construção de sua identidade profissional, as ações formativas assumem uma importância e um papel fundamental no desenvolvimento profissional docente. Nesse caso, é importante que vejamos a formação contínua como um processo de articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor e de possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (LIMA, 2001, p. 45). Esse conceito considera o professor um eterno aprendiz e está baseado na afirmação de Pimenta (1994) de que a atividade docente é práxis, aqui compreendida como uma ação refletida. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-14T11:25:17Z
2018-12-14T11:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de; COSTA, Elisângela André da Silva. Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2248-2258.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055
identifier_str_mv LIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de; COSTA, Elisângela André da Silva. Avaliação formativa em formação de professores: tentativas, possibilidades e limites. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2248-2258.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028899057041408