Farias Brito, um filósofo brasileiro: vida, pensamento e críticas historiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filizola Neto, Júlio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3137
Resumo: Este estudo trata do itinerário da vida e do pensamento do filósofo Raimundo de Farias Brito, problematizando o seu significado na história das idéias filosóficas. Considera que nenhuma biografia pode ser considerada completa, mas que o indivíduo consegue singularizar-se na imbricada teia de relações sociais. Segue a trilha da vida de nosso personagem, que começa como retirante de São Benedito (Ce), onde nasceu em 1862; e termina no Rio de Janeiro, em 1917. Identifica aspectos da vida cultural de Fortaleza, das instituições escolares e do debate das idéias que marcaram a história da cultura brasileira entre o final do século XIX e início do século XX, além de alguns embates políticos ocorridos entre o ocaso do Império e a construção da República no Ceará. Demonstra que na crítica às idéias cientificistas, que caracterizaram o positivismo, o evolucionismo e o monismo, ao lado do criticismo de Kant e do pessimismo de Schopenhauer, Farias Brito busca sua própria filosofia como atividade permanente do espírito humano para a realização de um ideal ético, numa tentativa de síntese que restabeleça a validade do pensamento metafísico num diálogo aberto, sem preconceitos, com a ciência, a arte e a religião, na pretensão de promover a renovação espiritual e moral da humanidade. Evidencia que, vivendo numa época resistente às idéias metafísicas autônomas diante da ciência e da tradição religiosa, o pensador cearense persiste em sua temática, com rara fidelidade à filosofia e ao magistério; na sua cruzada intelectual, além da publicação dos livros Finalidade do Mundo (3 vols.), A Verdade como Regra das Ações, A Base Física do Espírito, e O Mundo Interior, deixa de lado atividades promissoras, do ponto de vista prático, como a promotoria e a advocacia, para dedicar-se ao ensino. Teve ainda presença marcante nos meios literários cearenses; não conseguiu ser aceito na Academia Brasileira de Letras, mesmo com a obra filosófica de “maior fôlego publicada entre nós”, no dizer de Sílvio Romero, fato que parece tê-lo abalado. Estabelece que o seu legado de pensador foi artificialmente colocado dentro de uma disputa ideológica entre tradicionalistas e progressistas, na primeira metade do século XX, sendo levado também para o campo educacional. Situa a comemoração do seu centenário de nascimento, com a realização do IV Congresso Nacional de Filosofia, em Fortaleza, como um marco para a emergência de várias iniciativas de estudos que buscam identificar o valor filosófico de sua obra e a importância que tem para a filosofia brasileira e para a história da cultura nacional
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Identifica aspectos da vida cultural de Fortaleza, das instituições escolares e do debate das idéias que marcaram a história da cultura brasileira entre o final do século XIX e início do século XX, além de alguns embates políticos ocorridos entre o ocaso do Império e a construção da República no Ceará. Demonstra que na crítica às idéias cientificistas, que caracterizaram o positivismo, o evolucionismo e o monismo, ao lado do criticismo de Kant e do pessimismo de Schopenhauer, Farias Brito busca sua própria filosofia como atividade permanente do espírito humano para a realização de um ideal ético, numa tentativa de síntese que restabeleça a validade do pensamento metafísico num diálogo aberto, sem preconceitos, com a ciência, a arte e a religião, na pretensão de promover a renovação espiritual e moral da humanidade. Evidencia que, vivendo numa época resistente às idéias metafísicas autônomas diante da ciência e da tradição religiosa, o pensador cearense persiste em sua temática, com rara fidelidade à filosofia e ao magistério; na sua cruzada intelectual, além da publicação dos livros Finalidade do Mundo (3 vols.), A Verdade como Regra das Ações, A Base Física do Espírito, e O Mundo Interior, deixa de lado atividades promissoras, do ponto de vista prático, como a promotoria e a advocacia, para dedicar-se ao ensino. Teve ainda presença marcante nos meios literários cearenses; não conseguiu ser aceito na Academia Brasileira de Letras, mesmo com a obra filosófica de “maior fôlego publicada entre nós”, no dizer de Sílvio Romero, fato que parece tê-lo abalado. Estabelece que o seu legado de pensador foi artificialmente colocado dentro de uma disputa ideológica entre tradicionalistas e progressistas, na primeira metade do século XX, sendo levado também para o campo educacional. Situa a comemoração do seu centenário de nascimento, com a realização do IV Congresso Nacional de Filosofia, em Fortaleza, como um marco para a emergência de várias iniciativas de estudos que buscam identificar o valor filosófico de sua obra e a importância que tem para a filosofia brasileira e para a história da cultura nacionalEste trabajo trata del itinerario de la vida y de lo pensamiento del filósofo Raimundo de Farias Brito, problematizando su significación en la historia de las ideas filosóficas. Considera que ninguna biografía puede ser considerada completa, pero que la persona consegue singularizarse em la imbricada tela de relaciones sociales. Segue la trilla de la vida de nuestro personaje, que empeza como migrante de São Benedito (Ce), donde ha nacido en 1862; y finaliza en Rio de Janeiro, en 1917. Identifica aspectos de la vida cultural de Fortaleza, de las instituciones escolares y de la discusión de las ideas que marcaram la historia de la cultura brasileña entre el final del siglo XIX y inicio del siglo XX, además algunos embates políticos ocurridos entre el fin del Império y la construcción de la República en Ceará. Demonstra que en la crítica a las ideas cientificistas, que caracterizaram el positivismo, el evolucionismo y el monismo, al lado del criticismo de Kant y del pessimismo de Schopenhauer, Farias Brito busca su peculiar filosofia como actividad permanente del espírito humano para la realización de um ideal ético en una tentativa de síntesis que restableza la validación del pensamiento metafísico en un diálogo abierto, sin preconceptos, con la ciência, la arte y la religión, en la pretensión de promover la renovación espiritual e moral de la humanidad. Evidencía que, vivendo en un tiempo resistente a las ideas metafísicas autônomas delante de la ciência y de la tradición religiosa, el pensador cearense persiste em su temática, con rara fidelidad a la filosofia y al ejercicio del profesorado; en su cruzada intelectual, además la publicación de los libros Finalidade do Mundo (3 vols.), A Verdade como Regras das Ações, A Base Física do Espírito, O Mundo Interior, deja de lado actividades rentables, del punto de vista práctico, como la promotoría y la abogacía, para dedicarse a la instrucción. Tuvo aún presencia marcante en los medios literarios cearenses; non conseguió ser acepto en la Academia Brasileira de Letras, mismo con la producción de “mayor aliento de la historia de la filosofia brasileña”, en lo dicho de Sílvio Romero, hecho que parece hubieralo estremecido. Estabelece que su herencia de pensador fue artificialmiente situado dentro de una disputa ideológica en medio tradicionalistas y progresistas, en la premera mitad del siglo XX, siendo llevado también para el campo educacional. Situa la conmemoración de su centenario de nacimiento, con la realización del IV Congreso Nacional de Filosofía, en Fortaleza, como un marco para la emergencia de varias iniciativas de estudios que buscan reconocer el valor filosófico de su obra y la importancia que tiene para la filosofía brasileña y para la historia de la cultura nacionalhttp://www.teses.ufc.brCavalcante, Maria Juraci MaiaFilizola Neto, Júlio2012-07-10T13:51:17Z2012-07-10T13:51:17Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFILIZOLA NETO, Júlio. Farias Brito, um filósofo brasileiro: vida, pensamento e críticas historiográficas. 2008. 248f. 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