Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008 |
Resumo: | Os distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico. |
id |
UFC-7_a83f39581a1966f788a2dedf8088515d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51008 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagemPsicopedagogiaAnamneseEnsino-aprendizagemOs distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico.Agrello, Marisa PascarelliRibeiro, Carla Renata Nunes2020-03-31T03:05:03Z2020-03-31T03:05:03Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T03:05:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51008Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:58.745232Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
title |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
spellingShingle |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem Ribeiro, Carla Renata Nunes Psicopedagogia Anamnese Ensino-aprendizagem |
title_short |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
title_full |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
title_fullStr |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
title_sort |
Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem |
author |
Ribeiro, Carla Renata Nunes |
author_facet |
Ribeiro, Carla Renata Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agrello, Marisa Pascarelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla Renata Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Anamnese Ensino-aprendizagem |
topic |
Psicopedagogia Anamnese Ensino-aprendizagem |
description |
Os distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2020-03-31T03:05:03Z 2020-03-31T03:05:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028989202071552 |