Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carla Renata Nunes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008
Resumo: Os distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico.
id UFC-7_a83f39581a1966f788a2dedf8088515d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51008
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagemPsicopedagogiaAnamneseEnsino-aprendizagemOs distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico.Agrello, Marisa PascarelliRibeiro, Carla Renata Nunes2020-03-31T03:05:03Z2020-03-31T03:05:03Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T03:05:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51008Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:58.745232Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
title Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
spellingShingle Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
Ribeiro, Carla Renata Nunes
Psicopedagogia
Anamnese
Ensino-aprendizagem
title_short Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
title_full Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
title_fullStr Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
title_full_unstemmed Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
title_sort Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem
author Ribeiro, Carla Renata Nunes
author_facet Ribeiro, Carla Renata Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agrello, Marisa Pascarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carla Renata Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Anamnese
Ensino-aprendizagem
topic Psicopedagogia
Anamnese
Ensino-aprendizagem
description Os distúrbios de aprendizagem e déficit de aprendizagem são utilizados para identificar um grau de dificuldade maior em relação à capacidade de aprender, porém, na sua origem essas dificuldades podem estar relacionadas às dificuldades no processo de ensino, isto é, metodologias inadequadas, denominadas dificuldades de ordem reativa. Há que se cuidar para que o estilo de aprendizagem do aluno não seja decodificado como um distúrbio de aprendizagem. O aluno que se relaciona com o conhecimento e o saber, implica considerar tanto os aspectos cognitivos como a subjetividade. Uma abordagem dinâmica da Psicopedagogia busca compreender as questões do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber. Esta visão permite analisar e compreender as dificuldades não apenas pelas caracterizações dos distúrbios de aprendizagem, mas a partir do estilo próprio do aluno que, em parte, pode explicar o modo de se relacionar com os conteúdos que são requeridos na aprendizagem escolar. A psicopedagogia hospitalar vem ocupando, pouco a pouco, um lugar importante dentro das instituições hospitalares, colaborando para o restabelecimento de pacientes, é o acompanhamento escolar de uma criança internada através do contato com a escola onde a criança estuda, geralmente o trabalho da psicopedagogia hospitalar é desenvolvido através de recursos lúdicos como: brinquedos, biblioteca itinerante e atendimento clínico.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-03-31T03:05:03Z
2020-03-31T03:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008
identifier_str_mv RIBEIRO, Carla Renata Nunes. Abordagens psicopedagógicas do processo da aprendizagem. 2005. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028989202071552