Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Francisca Cely Braga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57161
Resumo: Os processos criativos fazem parte do cotidiano dos designers, possibilitando se  confrontarem com suas dificuldades pessoais, situações práticas de limitações de tempo e  recursos e escolhas, que vão desde as referências para pesquisa, o ousar projetual  através de experimentações, à soluções que melhor se adéquam ao briefing e atendam às exigências do mercado de trabalho competitivo. O processo criativo é  dividido em fases ou etapas não lineares e recorrentes por diferentes teóricos,  que podem ser adaptadas pelo designer a partir da sua prática, permitindo encontrar soluções mais rápidas e adequadas aos seus interesses. Na prática, durante essas fases podem  ser usadas ferramentas e técnicas, que estimulam a criatividade do designer e  facilitam a materialização de suas ideias, seja individualmente ou em equipe. A  pesquisa tem por objetivo investigar os processos criativos pela ótica de designers gráficos, buscando analisá-los com base na  crítica genética, que identificou elementos comuns em documentos de processos de  criação de artistas, presentes na obra Gesto inacabado de Cecília Salles e baseados  na noção de movimento criador. A partir da análise das entrevistas com Rebeca  Prado (Miligrama), Allyson Reis (Abracadabra) e o publicitário/design e professor  Chico Neto, referências em Design gráfico em Fortaleza, em Identidade visual,  Design de embalagens e Branding, percebe-se que dependendo do orçamento, do  tempo disponível e da abertura ao novo do cliente, os processos que utilizam  experimentações são amplamente praticados pelos entrevistados, que se sentem  compensados com os resultados inusitados encontrados. A pesquisa  é bibliográfica, exploratória e descritiva, buscando analisar a relação dos designers gráficos com os seus processos criativos e os fatores que os influenciam. Quanto  aos procedimentos é um levantamento teórico, é qualitativa e utiliza como técnica de  pesquisa a entrevista do tipo semiestruturada, pois foram elaboradas perguntas  como guia, apresentando flexibilidade.
id UFC-7_a86dbbb76e0ae954338bfda0c17b0c76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57161
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráficoDesignCriatividadeProcessosOs processos criativos fazem parte do cotidiano dos designers, possibilitando se  confrontarem com suas dificuldades pessoais, situações práticas de limitações de tempo e  recursos e escolhas, que vão desde as referências para pesquisa, o ousar projetual  através de experimentações, à soluções que melhor se adéquam ao briefing e atendam às exigências do mercado de trabalho competitivo. O processo criativo é  dividido em fases ou etapas não lineares e recorrentes por diferentes teóricos,  que podem ser adaptadas pelo designer a partir da sua prática, permitindo encontrar soluções mais rápidas e adequadas aos seus interesses. Na prática, durante essas fases podem  ser usadas ferramentas e técnicas, que estimulam a criatividade do designer e  facilitam a materialização de suas ideias, seja individualmente ou em equipe. A  pesquisa tem por objetivo investigar os processos criativos pela ótica de designers gráficos, buscando analisá-los com base na  crítica genética, que identificou elementos comuns em documentos de processos de  criação de artistas, presentes na obra Gesto inacabado de Cecília Salles e baseados  na noção de movimento criador. A partir da análise das entrevistas com Rebeca  Prado (Miligrama), Allyson Reis (Abracadabra) e o publicitário/design e professor  Chico Neto, referências em Design gráfico em Fortaleza, em Identidade visual,  Design de embalagens e Branding, percebe-se que dependendo do orçamento, do  tempo disponível e da abertura ao novo do cliente, os processos que utilizam  experimentações são amplamente praticados pelos entrevistados, que se sentem  compensados com os resultados inusitados encontrados. A pesquisa  é bibliográfica, exploratória e descritiva, buscando analisar a relação dos designers gráficos com os seus processos criativos e os fatores que os influenciam. Quanto  aos procedimentos é um levantamento teórico, é qualitativa e utiliza como técnica de  pesquisa a entrevista do tipo semiestruturada, pois foram elaboradas perguntas  como guia, apresentando flexibilidade.Los procesos creativos forman parte del día a día de los diseñadores, posibilitando afrontarlos con sus dificultades personales, situaciones prácticas de limitaciones de tiempo y recursos y acompañantes, que van desde referencias para la investigación, hasta la utilización del proyecto a través de la experimentación, a las soluciones que adquirimos. informar y satisfacer las demandas del competitivo mercado laboral. El proceso creativo se divide en fases o etapas que no son lineales y ejecutadas por diferentes teóricos, que pueden adaptarse por diseño a su práctica, permitiendo encontrar soluciones más rápidas y adecuadas a sus intereses. En la práctica, durante estas fases podemos utilizar fermentaciones y técnicas, que estimulan la creatividad del diseñador y facilitan la materialización de sus ideas, seleccionadas individualmente o en equipo. El objetivo de esta investigación es investigar los procesos creativos de los diseñadores gráficos, buscando análisis basados ​​en la crítica genética, que identifiquen elementos comunes en documentos de procesos de creación de artistas, presentes en la obra Gestos inacabados de Cecília Salles y basados ​​en la noción de movimiento del creador. Del análisis de las entrevistas a Rebeca Prado (Milligrama), Allyson Reis (Abracadabra) y al profesor de publicidad / diseño Chico Neto, referentes en Diseño Gráfico en Fortaleza, en Identidad Visual, Diseño de Packaging y Branding, se sabe que dependiendo de El presupuesto, el tiempo disponible y la apertura al nuevo cliente, los procesos que utilizamos experimentos son ampliamente practicados por los entrevistados, los cuales son compensados ​​por los resultados inusuales encontrados. Una investigación bibliográfica, exploratoria y descriptiva, que busca analizar la relación de dos diseñadores gráficos con respecto a sus procesos creativos y los factores que los influyeron. Cuantos años de procedimientos son de investigación teórica, cualitativa y utilizada como técnica de investigación del tipo entrevista semiestructurada, con preguntas elaboradas como guía, mostrando flexibilidad.Marinho, Cláudia TeixeiraBrasil, Aléxia CarvalhoCarneiro, Francisca Cely Braga2021-03-17T14:11:10Z2021-03-17T14:11:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARNEIRO, F. C. B. Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico. 2020. 106 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57161porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T14:35:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57161Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:47.842689Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
title Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
spellingShingle Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
Carneiro, Francisca Cely Braga
Design
Criatividade
Processos
title_short Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
title_full Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
title_fullStr Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
title_full_unstemmed Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
title_sort Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico
author Carneiro, Francisca Cely Braga
author_facet Carneiro, Francisca Cely Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Cláudia Teixeira
Brasil, Aléxia Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Francisca Cely Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Criatividade
Processos
topic Design
Criatividade
Processos
description Os processos criativos fazem parte do cotidiano dos designers, possibilitando se  confrontarem com suas dificuldades pessoais, situações práticas de limitações de tempo e  recursos e escolhas, que vão desde as referências para pesquisa, o ousar projetual  através de experimentações, à soluções que melhor se adéquam ao briefing e atendam às exigências do mercado de trabalho competitivo. O processo criativo é  dividido em fases ou etapas não lineares e recorrentes por diferentes teóricos,  que podem ser adaptadas pelo designer a partir da sua prática, permitindo encontrar soluções mais rápidas e adequadas aos seus interesses. Na prática, durante essas fases podem  ser usadas ferramentas e técnicas, que estimulam a criatividade do designer e  facilitam a materialização de suas ideias, seja individualmente ou em equipe. A  pesquisa tem por objetivo investigar os processos criativos pela ótica de designers gráficos, buscando analisá-los com base na  crítica genética, que identificou elementos comuns em documentos de processos de  criação de artistas, presentes na obra Gesto inacabado de Cecília Salles e baseados  na noção de movimento criador. A partir da análise das entrevistas com Rebeca  Prado (Miligrama), Allyson Reis (Abracadabra) e o publicitário/design e professor  Chico Neto, referências em Design gráfico em Fortaleza, em Identidade visual,  Design de embalagens e Branding, percebe-se que dependendo do orçamento, do  tempo disponível e da abertura ao novo do cliente, os processos que utilizam  experimentações são amplamente praticados pelos entrevistados, que se sentem  compensados com os resultados inusitados encontrados. A pesquisa  é bibliográfica, exploratória e descritiva, buscando analisar a relação dos designers gráficos com os seus processos criativos e os fatores que os influenciam. Quanto  aos procedimentos é um levantamento teórico, é qualitativa e utiliza como técnica de  pesquisa a entrevista do tipo semiestruturada, pois foram elaboradas perguntas  como guia, apresentando flexibilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-17T14:11:10Z
2021-03-17T14:11:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, F. C. B. Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico. 2020. 106 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57161
identifier_str_mv CARNEIRO, F. C. B. Os processos criativos pela perspectiva do fazer do designer gráfico. 2020. 106 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028942891712512