O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora de Gois
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Borges, Valeska Prada, Prado, Renato Lucio, Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148
Resumo: Based on an educational game created for the teaching of productivity measurements in a construction site, was developed a tool for teaching the Line of Balance within a production variability environment. The game initially was consisted of one ground floor building, now it is composed of ten ground floor buildings or one ten store building with basement, house machine and roof covering. The exercise consists in a collage of card pieces that symbolizes the several work stages like: structure, masonry, roof coverings, plumbing and electrical installations, doors and windows, putting lifeguard trays, floors and finals finishes. The production variability environment is obtained throughout dices drawing that will indicate the number of pieces that can to be glued in each round. First, the professionals play without any previous planning. The Line of Balance works as graphic model reproducing the group production. After, the dices and observations obtained in first exercise are used to do the planning of a new building. An example is showed where groups of construction professional’s carry out a simulation of the ten store building in about four hours and where each group had different variability in their dices.
id UFC-7_a97b14ae663401dcc2ad1c963928a9c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58148
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didáticoLinha de balançoConstrução civil - PlanejamentoJogos de simulaçãoJogos pedagógicosTécnicas de Ensino-AprendizagemProgramação linearConstrução civil - Medição da produtividadeBased on an educational game created for the teaching of productivity measurements in a construction site, was developed a tool for teaching the Line of Balance within a production variability environment. The game initially was consisted of one ground floor building, now it is composed of ten ground floor buildings or one ten store building with basement, house machine and roof covering. The exercise consists in a collage of card pieces that symbolizes the several work stages like: structure, masonry, roof coverings, plumbing and electrical installations, doors and windows, putting lifeguard trays, floors and finals finishes. The production variability environment is obtained throughout dices drawing that will indicate the number of pieces that can to be glued in each round. First, the professionals play without any previous planning. The Line of Balance works as graphic model reproducing the group production. After, the dices and observations obtained in first exercise are used to do the planning of a new building. An example is showed where groups of construction professional’s carry out a simulation of the ten store building in about four hours and where each group had different variability in their dices.A partir de um jogo didático concebido originalmente para o ensino de medição de produtividade em obra desenvolveu-se um instrumento para o ensino da técnica de programação da Linha de Balanço dentro de um ambiente de variabilidade na produção. O jogo inicial para ensino de medição de produtividade consistia na construção de uma só casa térrea. Agora o grupo de profissionais parte para a construção de um grupo de 10 casas iguais ou então de um prédio com dez andares, subsolo, casa de máquinas e cobertura. O exercício consiste na colagem de peças de cartolina que simbolizam as várias etapas da obra, como estrutura, alvenaria, revestimentos, instalações, portas e janelas, colocação de bandejas salva-vidas, pisos e acabamentos finais. O ambiente de variabilidade na produção é obtido por meio do sorteio de dados que indicam o número de peças que podem ser coladas em cada rodada. Os profissionais inicialmente jogam sem nenhum planejamento prévio. A Linha de Balanço funciona como modelo gráfico reproduzindo a produção do grupo. Posteriormente os dados e observações obtidas no primeiro exercício são utilizados para fazer o planejamento de uma nova obra. Um exemplo é apresentado onde grupos de profissionais do setor da construção civil realizaram simulação da construção de um edifício de 10 andares, em cerca de 4 horas de trabalho, sendo que cada grupo tinha variabilidade diferente nos dados2021-05-04T11:08:00Z2021-05-04T11:08:00Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Débora de Gois; BORGES, Valeska Prada; PRADO, Renato Lucio; HEINECK, Luiz Fernando Mählmann. O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, IX., 7 a 10 maio 2002, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais[...] Foz do Iguaçu, Paraná, 2002.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148Santos, Débora de GoisBorges, Valeska PradaPrado, Renato LucioHeineck, Luiz Fernando Mählmannporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-31T12:33:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58148Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:47.316103Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
title O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
spellingShingle O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
Santos, Débora de Gois
Linha de balanço
Construção civil - Planejamento
Jogos de simulação
Jogos pedagógicos
Técnicas de Ensino-Aprendizagem
Programação linear
Construção civil - Medição da produtividade
title_short O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
title_full O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
title_fullStr O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
title_full_unstemmed O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
title_sort O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático
author Santos, Débora de Gois
author_facet Santos, Débora de Gois
Borges, Valeska Prada
Prado, Renato Lucio
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
author_role author
author2 Borges, Valeska Prada
Prado, Renato Lucio
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Débora de Gois
Borges, Valeska Prada
Prado, Renato Lucio
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
dc.subject.por.fl_str_mv Linha de balanço
Construção civil - Planejamento
Jogos de simulação
Jogos pedagógicos
Técnicas de Ensino-Aprendizagem
Programação linear
Construção civil - Medição da produtividade
topic Linha de balanço
Construção civil - Planejamento
Jogos de simulação
Jogos pedagógicos
Técnicas de Ensino-Aprendizagem
Programação linear
Construção civil - Medição da produtividade
description Based on an educational game created for the teaching of productivity measurements in a construction site, was developed a tool for teaching the Line of Balance within a production variability environment. The game initially was consisted of one ground floor building, now it is composed of ten ground floor buildings or one ten store building with basement, house machine and roof covering. The exercise consists in a collage of card pieces that symbolizes the several work stages like: structure, masonry, roof coverings, plumbing and electrical installations, doors and windows, putting lifeguard trays, floors and finals finishes. The production variability environment is obtained throughout dices drawing that will indicate the number of pieces that can to be glued in each round. First, the professionals play without any previous planning. The Line of Balance works as graphic model reproducing the group production. After, the dices and observations obtained in first exercise are used to do the planning of a new building. An example is showed where groups of construction professional’s carry out a simulation of the ten store building in about four hours and where each group had different variability in their dices.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2021-05-04T11:08:00Z
2021-05-04T11:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Débora de Gois; BORGES, Valeska Prada; PRADO, Renato Lucio; HEINECK, Luiz Fernando Mählmann. O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, IX., 7 a 10 maio 2002, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais[...] Foz do Iguaçu, Paraná, 2002.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148
identifier_str_mv SANTOS, Débora de Gois; BORGES, Valeska Prada; PRADO, Renato Lucio; HEINECK, Luiz Fernando Mählmann. O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, IX., 7 a 10 maio 2002, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais[...] Foz do Iguaçu, Paraná, 2002.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028856190205952