A pesquisa na formação do professor do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, Geane Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578
Resumo: Desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação.
id UFC-7_ac532cd54dea986fb7bd24fa3421bb00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41578
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A pesquisa na formação do professor do ensino superiorDocênciaFormação do professorIdentidade e pesquisaDesenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesRufino, Geane Nunes2019-05-10T18:59:58Z2019-05-10T18:59:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T18:59:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41578Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-05-10T18:59:58Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa na formação do professor do ensino superior
title A pesquisa na formação do professor do ensino superior
spellingShingle A pesquisa na formação do professor do ensino superior
Rufino, Geane Nunes
Docência
Formação do professor
Identidade e pesquisa
title_short A pesquisa na formação do professor do ensino superior
title_full A pesquisa na formação do professor do ensino superior
title_fullStr A pesquisa na formação do professor do ensino superior
title_full_unstemmed A pesquisa na formação do professor do ensino superior
title_sort A pesquisa na formação do professor do ensino superior
author Rufino, Geane Nunes
author_facet Rufino, Geane Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, Geane Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Formação do professor
Identidade e pesquisa
topic Docência
Formação do professor
Identidade e pesquisa
description Desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-05-10T18:59:58Z
2019-05-10T18:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578
identifier_str_mv RUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935821478821888