A pesquisa na formação do professor do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578 |
Resumo: | Desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação. |
id |
UFC-7_ac532cd54dea986fb7bd24fa3421bb00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41578 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa na formação do professor do ensino superiorDocênciaFormação do professorIdentidade e pesquisaDesenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesRufino, Geane Nunes2019-05-10T18:59:58Z2019-05-10T18:59:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T18:59:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41578Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:07.863212Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
title |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
spellingShingle |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior Rufino, Geane Nunes Docência Formação do professor Identidade e pesquisa |
title_short |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
title_full |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
title_fullStr |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
title_full_unstemmed |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
title_sort |
A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
author |
Rufino, Geane Nunes |
author_facet |
Rufino, Geane Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rufino, Geane Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Formação do professor Identidade e pesquisa |
topic |
Docência Formação do professor Identidade e pesquisa |
description |
Desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-05-10T18:59:58Z 2019-05-10T18:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578 |
identifier_str_mv |
RUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028774859505664 |