Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Alexandre Willians
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63279
Resumo: NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
id UFC-7_acff1af08e327856b9c407b50b36eaa6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63279
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus SobralProcessos de aprendizagem. Autorregulação da Aprendizagem. Harmonia. Orquestra sinfônica.NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.This work aimed to study the strategies that musicians from the Symphonic Orchestra of the Federal University of Ceará adopt to learn harmony and, more specifically, to observe if there are any differences in the strategies adopted by musicians who play harmonic instruments and those who use melodic ones. We also focused on investigating if the participants used any harmonic instrument in the study of harmony. This research used a qualitative approach conceptually based on the Social Cognitive Theory by the psychologist and researcher Albert Bandura and concepts of the Multidimensional Approach to Self-Regulation of Learning by North American researchers Barry Zimmerman and Rafael Risemberg. We developed a questionnaire and applied it to seven members of the Symphonic Orchestra of the Federal University Ceará to obtain data making use of the Google Forms platform. The questionnaire included 17 open questions that mainly addressed aspects related to processes such as planning, monitoring, and self-evaluation of the studies, such parameters integrate the theoretical formulation of Zimmerman and Risemberg (1997). We identified that some participants perform self-regulated activities while the rest did not demonstrate this type of action in the responses. Part of the participating musicians plans and organize their harmony study on a weekly basis, maintaining it frequently, while a larger part does not study or does not manage time. It was possible to clearly recognize monitoring actions in some participants, as they reported that they try to identify the harmony of the songs as well as to notice what other musicians are playing simultaneously. Other participants do not usually pay attention to those harmonic aspects, despite all of them have presented monitoring actions in relation to the technical part of the instrument in the song's performance. In the sub-process of evaluation, similar results to those shown in monitoring were obtained, as it was observed that all participants indicated that they had conscious reactions in evaluating their own success in musical performance, and most participants believe that it is possible to go deeper into the subject using the resources that they have at their disposal.Este trabalho teve o intuito de estudar as estratégias que músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará adotam para aprender harmonia e, mais especificamente, observar se existem diferenças nas estratégias adotadas entre os músicos que tocam instrumentos harmônicos em relação aos melódicos, bem como investigar se os participantes utilizam algum instrumento harmônico para o estudo da harmonia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como base conceitual a Teoria Social Cognitiva do psicólogo e pesquisador Albert Bandura e os conceitos da Abordagem Multidimensional da Autorregulação da Aprendizagem dos pesquisadores norte-americanos Barry Zimmerman e Rafael Risemberg. Para obtenção de dados, foi elaborado um questionário e aplicado em sete integrantes da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará, através da plataforma Google Forms. O questionário incluiu 17 perguntas abertas que abordaram principalmente aspectos relacionados a planejamento, monitoramento e auto avaliação dos estudos, parâmetros que integram a formulação teórica de Zimmerman e Risemberg (1997). Foi identificado que alguns dos participantes realizam atividades autorreguladas enquanto o restante não demonstrou esse tipo de ações nas respostas. Parte dos músicos participantes planejam e organizam o seu estudo de harmonia semanal mantendo-o com frequência, enquanto outra parte maior não estuda ou não gerencia o tempo. Foi possível reconhecer ações de monitoramento de maneira clara em alguns participantes, pois relataram que tentam identificar a harmonia das músicas assim como perceber o que os outros músicos estão tocando simultaneamente. Os demais participantes não costumam se atentar para esses aspectos harmônicos, apesar de todos apresentarem ações de monitoramento em relação a parte técnica do instrumento na execução das músicas. No sub processo de avaliação, foram obtidos resultados parecidos com o de monitoramento, em que foi possível observar que todos os participantes indicaram ter reações conscientes de avaliação do próprio desempenho na performance musical e a maioria dos participantes avaliam que é possível aprofundar no assunto utilizando os recursos que têm disponíveis.Freire, Guilherme AraujoNascimento, Alexandre Willians2021-12-31T12:03:49Z2021-12-31T12:03:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63279porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-31T12:03:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63279Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:33.418022Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
title Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
spellingShingle Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
Nascimento, Alexandre Willians
Processos de aprendizagem. Autorregulação da Aprendizagem. Harmonia. Orquestra sinfônica.
title_short Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
title_full Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
title_fullStr Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
title_sort Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral
author Nascimento, Alexandre Willians
author_facet Nascimento, Alexandre Willians
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Guilherme Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Alexandre Willians
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de aprendizagem. Autorregulação da Aprendizagem. Harmonia. Orquestra sinfônica.
topic Processos de aprendizagem. Autorregulação da Aprendizagem. Harmonia. Orquestra sinfônica.
description NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31T12:03:49Z
2021-12-31T12:03:49Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63279
identifier_str_mv NASCIMENTO, A. W. Estratégias de aprendizagem de harmonia: uma pesquisa com músicos da orquestra sinfônica da UFC Campus Sobral. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028826746191872