Planejamento na educação infantil: construção e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claudia Maria Moreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37376
Resumo: OLIVEIRA, Claudia Maria Moreira de. Planejamento na educação infantil: construção e prática. 2015. 46f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
id UFC-7_aeaf6f273a152b4beb32e985f6aaac7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37376
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Planejamento na educação infantil: construção e práticaPlanejamentoPrática PedagógicasEducação InfantilPlanningPedagogical PracticesChildhood EducationOLIVEIRA, Claudia Maria Moreira de. Planejamento na educação infantil: construção e prática. 2015. 46f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.This study addresses the issue of planning towards early childhood education, aiming at analyzing how the process of construction and practice of teachers from a Child Education Center in the city of Quixadá / CE are elaborated. This research has a qualitative approach, and in order to collect data it was applied the interview and observations methods regarding to planning and pedagogical practices of the teachers, as well as their activities in class of early childhood education. From the data collecting, it was found that the teachers consider the planning as a very important subject in order to guide their work in classroom. However, it was also noticed a bureaucratic view on planning. Therefore, it was realized that the relationship between the process of construction and the implementation of the class plan is restricted to the plan itself without taking into account the specificities of children, resulting in a work focused on implementing activities which emphasize copying and memorizing letters, words or texts. Hence, those practices are performed from strategies which reveal to be without proper adjustments and without a reflective practice. Nonetheless, such practices should take into account the children’s individual interests, then they could foment the educator’s teaching abilities and an improvement on mediating activities aimed at the children. Thus, according to the results on the data analysis, it is realized that it is necessary a change concerning the teachers’ perception on how they develop their pedagogical practices.Esta pesquisa abordou a questão do planejamento na Educação Infantil, tendo como objetivo investigar qual a relação entre o processo de elaboração e execução do planejamento para as professoras de um Centro de Educação Infantil no município de Quixadá. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e, para coleta de dados, foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas, bem como observações do planejamento e das práticas pedagógicas das professoras em salas de Educação Infantil. Como embasamento teórico, utilizamos, principalmente, os estudos de Ostetto (2012). A partir dos dados coletados, constatou-se que as professoras consideram o planejamento muito importante por nortear o trabalho nas salas de atividades. No entanto, observou-se também uma visão burocrática do planejamento, ou seja, percebeu-se que a relação entre o processo de construção e a execução está centrada no cumprimento do plano em si, sem levar em consideração as especificidades das crianças e com foco num trabalho embasado na aplicação de atividades de cópia e memorização de atividades escritas. Percebemos a importância de reservar um espaço para estudo no planejamento, e que este não seja visto como um momento somente para preencher diários, registrar no caderno e elaborar atividades, mas um momento de discussão teórica, de reflexão sobre se o que está sendo proposto é significativo para as crianças. Conclui-se, ainda, a necessidade de revisão das concepções e dos processos de construção do planejamento e da relação com as práticas pedagógicas.Pinho, Francisca Francineide deOliveira, Claudia Maria Moreira de2018-11-16T13:51:53Z2018-11-16T13:51:53Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, C. M. M.; Pinho, F. F. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37376porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-16T13:51:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37376Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:25.171246Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento na educação infantil: construção e prática
title Planejamento na educação infantil: construção e prática
spellingShingle Planejamento na educação infantil: construção e prática
Oliveira, Claudia Maria Moreira de
Planejamento
Prática Pedagógicas
Educação Infantil
Planning
Pedagogical Practices
Childhood Education
title_short Planejamento na educação infantil: construção e prática
title_full Planejamento na educação infantil: construção e prática
title_fullStr Planejamento na educação infantil: construção e prática
title_full_unstemmed Planejamento na educação infantil: construção e prática
title_sort Planejamento na educação infantil: construção e prática
author Oliveira, Claudia Maria Moreira de
author_facet Oliveira, Claudia Maria Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Francisca Francineide de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claudia Maria Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Prática Pedagógicas
Educação Infantil
Planning
Pedagogical Practices
Childhood Education
topic Planejamento
Prática Pedagógicas
Educação Infantil
Planning
Pedagogical Practices
Childhood Education
description OLIVEIRA, Claudia Maria Moreira de. Planejamento na educação infantil: construção e prática. 2015. 46f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-16T13:51:53Z
2018-11-16T13:51:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, C. M. M.; Pinho, F. F. (2015)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37376
identifier_str_mv Oliveira, C. M. M.; Pinho, F. F. (2015)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028979390545920