Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Nilson do Nascimento
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756
Resumo: Este trabalho tem a proposta de analisar estratégias para o ensino de Física utilizando Objetos de Aprendizagem (OA) e Mapas Conceituais voltados para os alunos do ensino médio de escolas da rede privada em Fortaleza, Ceará. Particularmente, abordou-se o ensino da Lei de Coulomb na disciplina de eletricidade. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas referentes à temática abordada e inferiram-se as principais dificuldades com o assunto. Após a aplicação do questionário e a coleta dos resultados, foram aplicadas aulas utilizando OAs e Mapas Conceituais, os resultados foram analisados em termos do rendimento/notas dos alunos na disciplina. Observou-se que a utilização das mesmas foram satisfatórias, melhorando o ensino da Lei de Coulomb.
id UFC-7_af321da025dc999037fb8d153516d285
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31756
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituaisFísica - Estudo e ensinoObjeto de aprendizagemMapa conceitualLei de CoulombFísica (Ensino Médio)Este trabalho tem a proposta de analisar estratégias para o ensino de Física utilizando Objetos de Aprendizagem (OA) e Mapas Conceituais voltados para os alunos do ensino médio de escolas da rede privada em Fortaleza, Ceará. Particularmente, abordou-se o ensino da Lei de Coulomb na disciplina de eletricidade. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas referentes à temática abordada e inferiram-se as principais dificuldades com o assunto. Após a aplicação do questionário e a coleta dos resultados, foram aplicadas aulas utilizando OAs e Mapas Conceituais, os resultados foram analisados em termos do rendimento/notas dos alunos na disciplina. Observou-se que a utilização das mesmas foram satisfatórias, melhorando o ensino da Lei de Coulomb.Silva, Marcos Antônio AraújoCunha, José Nilson do Nascimento2018-05-07T18:26:27Z2018-05-07T18:26:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, J. N. N. Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-16T19:24:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31756Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-05-16T19:24:32Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
title Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
spellingShingle Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
Cunha, José Nilson do Nascimento
Física - Estudo e ensino
Objeto de aprendizagem
Mapa conceitual
Lei de Coulomb
Física (Ensino Médio)
title_short Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
title_full Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
title_fullStr Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
title_full_unstemmed Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
title_sort Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
author Cunha, José Nilson do Nascimento
author_facet Cunha, José Nilson do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Antônio Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Nilson do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Objeto de aprendizagem
Mapa conceitual
Lei de Coulomb
Física (Ensino Médio)
topic Física - Estudo e ensino
Objeto de aprendizagem
Mapa conceitual
Lei de Coulomb
Física (Ensino Médio)
description Este trabalho tem a proposta de analisar estratégias para o ensino de Física utilizando Objetos de Aprendizagem (OA) e Mapas Conceituais voltados para os alunos do ensino médio de escolas da rede privada em Fortaleza, Ceará. Particularmente, abordou-se o ensino da Lei de Coulomb na disciplina de eletricidade. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas referentes à temática abordada e inferiram-se as principais dificuldades com o assunto. Após a aplicação do questionário e a coleta dos resultados, foram aplicadas aulas utilizando OAs e Mapas Conceituais, os resultados foram analisados em termos do rendimento/notas dos alunos na disciplina. Observou-se que a utilização das mesmas foram satisfatórias, melhorando o ensino da Lei de Coulomb.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-05-07T18:26:27Z
2018-05-07T18:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, J. N. N. Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756
identifier_str_mv CUNHA, J. N. N. Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935806450630656