Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756 |
Resumo: | Este trabalho tem a proposta de analisar estratégias para o ensino de Física utilizando Objetos de Aprendizagem (OA) e Mapas Conceituais voltados para os alunos do ensino médio de escolas da rede privada em Fortaleza, Ceará. Particularmente, abordou-se o ensino da Lei de Coulomb na disciplina de eletricidade. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas referentes à temática abordada e inferiram-se as principais dificuldades com o assunto. Após a aplicação do questionário e a coleta dos resultados, foram aplicadas aulas utilizando OAs e Mapas Conceituais, os resultados foram analisados em termos do rendimento/notas dos alunos na disciplina. Observou-se que a utilização das mesmas foram satisfatórias, melhorando o ensino da Lei de Coulomb. |
id |
UFC-7_af321da025dc999037fb8d153516d285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31756 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituaisFísica - Estudo e ensinoObjeto de aprendizagemMapa conceitualLei de CoulombFísica (Ensino Médio)Este trabalho tem a proposta de analisar estratégias para o ensino de Física utilizando Objetos de Aprendizagem (OA) e Mapas Conceituais voltados para os alunos do ensino médio de escolas da rede privada em Fortaleza, Ceará. Particularmente, abordou-se o ensino da Lei de Coulomb na disciplina de eletricidade. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas referentes à temática abordada e inferiram-se as principais dificuldades com o assunto. Após a aplicação do questionário e a coleta dos resultados, foram aplicadas aulas utilizando OAs e Mapas Conceituais, os resultados foram analisados em termos do rendimento/notas dos alunos na disciplina. Observou-se que a utilização das mesmas foram satisfatórias, melhorando o ensino da Lei de Coulomb.Silva, Marcos Antônio AraújoCunha, José Nilson do Nascimento2018-05-07T18:26:27Z2018-05-07T18:26:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, J. N. N. Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-16T19:24:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31756Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-05-16T19:24:32Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
title |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
spellingShingle |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais Cunha, José Nilson do Nascimento Física - Estudo e ensino Objeto de aprendizagem Mapa conceitual Lei de Coulomb Física (Ensino Médio) |
title_short |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
title_full |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
title_fullStr |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
title_sort |
Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais |
author |
Cunha, José Nilson do Nascimento |
author_facet |
Cunha, José Nilson do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Antônio Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Nilson do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Objeto de aprendizagem Mapa conceitual Lei de Coulomb Física (Ensino Médio) |
topic |
Física - Estudo e ensino Objeto de aprendizagem Mapa conceitual Lei de Coulomb Física (Ensino Médio) |
description |
Este trabalho tem a proposta de analisar estratégias para o ensino de Física utilizando Objetos de Aprendizagem (OA) e Mapas Conceituais voltados para os alunos do ensino médio de escolas da rede privada em Fortaleza, Ceará. Particularmente, abordou-se o ensino da Lei de Coulomb na disciplina de eletricidade. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas referentes à temática abordada e inferiram-se as principais dificuldades com o assunto. Após a aplicação do questionário e a coleta dos resultados, foram aplicadas aulas utilizando OAs e Mapas Conceituais, os resultados foram analisados em termos do rendimento/notas dos alunos na disciplina. Observou-se que a utilização das mesmas foram satisfatórias, melhorando o ensino da Lei de Coulomb. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-05-07T18:26:27Z 2018-05-07T18:26:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, J. N. N. Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756 |
identifier_str_mv |
CUNHA, J. N. N. Estratégia instrucional na abordagem da temática Lei de Coulomb no ensino médio envolvendo objetos de aprendizagem e mapas conceituais. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935806450630656 |