Moda e consumo como mecanismos de integração e conflito na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuelle Kelly Ribeiro da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nunes, Jefferson Veras
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22676
Resumo: Caracteriza o consumo como uma importante ferramenta de diferenciação e identificação entre os indivíduos por meio da moda. Nesse sentido, parte da compreensão de que o consumo não deve ser entendido como o simples ato de comprar, mas que se insere na poética moderna por meio da fruição estética que se dá com a possessão dos suportes dos sentidos, incitando o estímulo à imitação. Desse modo, coloca a compra como fonte de prazer e sentido à vida uma vez que os produtos são revestidos de sentidos colocados para serem admirados e imitados. Considerando que os indivíduos na contemporaneidade se encontram cada vez mais “individualizados” e cúmplices de um ethos movido por relações desencaixadas, o texto sugere a participação da moda como um mecanismo promotor de determinada coesão social com a formação de grupos e classes distintos e distintivos.
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