Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia.
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26487 |
Resumo: | COSTA, Dennise Lanna Barbosa; CARVALHO, Elisete Mendes. Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
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Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia.Tecnologias Digitais Virtuais.Fisioterapia.Neonatologia.COSTA, Dennise Lanna Barbosa; CARVALHO, Elisete Mendes. Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)Proporcionar ao aluno participante do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Pediatria e Neonatologia do Curso de Fisioterapia da UFC, aprendizagem por meio de ambiente virtual de modo interativo e dinâmico do emprego da ventilação mecânica invasiva em neonatologia, bem como possibilitar o reconhecimento das as principais características e ajustes do ventilador mecânico aplicadas a diversas enfermidades e as repercussões na mecânica respiratória do recém-nascidos (RNs) de risco. Metodologia: Elaboração de sete vídeo-aulas com duração média de 5 minutos, filmadas por um profissional colaborador, por meio de um celular marca Sunsung modelo S6 e narradas pelo docente do módulo. As vídeo-aulas foram produzidas dentro do contexto hospitalar, na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-UFC, e contemplaram os seguintes tópicos: apresentação dos objetivos das aulas pelo docente, demonstração do equipamento de ventilação mecânica, parâmetros, ajustes ventilatórios e análises gráficas. Após a produção, os vídeos foram editados, visando a redução dos ruídos típicos, sendo encaminhado e-mail aos alunos contendo orientações para acesso as respectivas vídeo-aulas disponibilizadas no googledrive. Resultados: Por meio dessa ferramenta foi possivel proporcionar uma melhor assimilação e domínio dos conteúdos dos procedimentos técnicos comumente executados em RNs de risco submetidos a ventilação mecância invasiva, oportunizando assim uma ampliação do conhecimento dessa temática. Conclusão: O processo de elaboração das respectivas video-aulas favoreceu o aprimoramento de habilidades para desenvolvimento e dominio dessa tecnologia e a utilização da mesma como fonte adicional de conhecimento, além de representar uma estratégia de fácil acesso para a comunidade acadêmica. Ressalta-se que essa tecnologia contribuiu para otimizar a interação e a comunicação entre o docente/discente, podendo ser considerada uma prática pedagógicas efetiva.2017-10-09T11:57:58Z2017-10-09T11:57:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, L. B; CARVALHO, E. M; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26487Costa, Dennise Lanna BarbosaCarvalho, Elisete Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26487Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:02.415068Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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