O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Ana Maria de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
Resumo: This Study aims to analyze the impacts of the Literacy Program at Right Age (PAIC), and other variables that characterize the householders, schools and teachers, on the outcome of Proof Brazil in 2011 from students at 5th Grade of Elementary School that participated of this program in 2007 and 2008 (2nd year of Elementary School). For this we estimate two models using methods of OLS and SUR using municipal microdata from Proof Brazil and data from Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Through a comparative analysis of the results we have found evidences supporting the hypothesis that the PAIC Program plays a role in the education of the children from the cities that have established the program, especially those whose mothers are less literate
id UFC-7_b0ca0b6efc6c337569eb261ae728b963
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14806
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantesAlfabetizaçãoPrograma de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)This Study aims to analyze the impacts of the Literacy Program at Right Age (PAIC), and other variables that characterize the householders, schools and teachers, on the outcome of Proof Brazil in 2011 from students at 5th Grade of Elementary School that participated of this program in 2007 and 2008 (2nd year of Elementary School). For this we estimate two models using methods of OLS and SUR using municipal microdata from Proof Brazil and data from Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Through a comparative analysis of the results we have found evidences supporting the hypothesis that the PAIC Program plays a role in the education of the children from the cities that have established the program, especially those whose mothers are less literateEste trabalho tem por objetivo analisar o impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e de outras variáveis que caracterizam as famílias, a escola e o decente, sobre o resultado municipal da Prova Brasil em 2011 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, oriundos do Programa em 2008 (2ºano do Ensino Fundamental). Para isto, estima-se dois modelos econométricos utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e SUR, a partir dos microdados da Prova Brasil e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - IBGE. Através de uma análise comparativa dos resultados por município do Estado do Ceará com outros municípios nordestinos, foram encontradas evidências que corroboram a hipótese de que o PAIC exerce um papel contundente na educação de crianças, especialmente aquelas cujas mães não são alfabetizadas.Simonassi, Andrei GomesHolanda, Ana Maria de Lima2016-01-19T18:49:15Z2016-01-19T18:49:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHOLANDA, Ana Maria de Lima. O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? O impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC e outros determinantes. 2013. 31f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduaçao em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-05T17:03:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14806Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:40.442274Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
title O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
spellingShingle O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
Holanda, Ana Maria de Lima
Alfabetização
Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
title_short O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
title_full O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
title_fullStr O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
title_full_unstemmed O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
title_sort O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
author Holanda, Ana Maria de Lima
author_facet Holanda, Ana Maria de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simonassi, Andrei Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Ana Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
topic Alfabetização
Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
description This Study aims to analyze the impacts of the Literacy Program at Right Age (PAIC), and other variables that characterize the householders, schools and teachers, on the outcome of Proof Brazil in 2011 from students at 5th Grade of Elementary School that participated of this program in 2007 and 2008 (2nd year of Elementary School). For this we estimate two models using methods of OLS and SUR using municipal microdata from Proof Brazil and data from Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Through a comparative analysis of the results we have found evidences supporting the hypothesis that the PAIC Program plays a role in the education of the children from the cities that have established the program, especially those whose mothers are less literate
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-01-19T18:49:15Z
2016-01-19T18:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOLANDA, Ana Maria de Lima. O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? O impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC e outros determinantes. 2013. 31f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduaçao em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
identifier_str_mv HOLANDA, Ana Maria de Lima. O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? O impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC e outros determinantes. 2013. 31f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduaçao em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028820259700736